Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Escola do Servidor conclui programação do curso “Mídia e Direito”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Escola do Servidor conclui programação do curso “Mídia e Direito”
Judiciário

Escola do Servidor conclui programação do curso “Mídia e Direito”

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
MC3ADdia

MC3ADdia

O evento reuniu servidores e servidoras do TJAM, estudantes e profissionais de Direito e de Comunicação, para refletir sobre a relação entre a Imprensa e o Judiciário.


A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam) realizou na tarde de segunda e de terça-feira (dias 21 e 22/11) os dois últimos encontros do curso “Mídia e Direito: Entendendo o Funcionamento do Poder Judiciário”. Foram discutidos os temas: “Disrupção tecnológica”; “Direito à informação”; e “Questão ambiental”, com o objetivo de promover a reflexão acerca da relação entre o Poder Judiciário e a Comunicação no cenário atual.

Participaram da ação formativa servidores e servidoras do Tribunal de Justiça, estudantes de Direito e de Comunicação, além de profissionais de ambas as áreas. Na segunda-feira, o magistrado Aldrin Rodrigues, juiz-coordenador da Escola do Servidor, fez a abertura da aula, representando o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Eastjam.

O magistrado lembrou a importância do tema para a sociedade por se tratar de uma oportunidade de atualização para os profissionais de Direito e Comunicação. “De um lado há o comunicador, com a importância dele em comunicar e a responsabilidade social que tem nesta tarefa; de outro lado, o Poder Judiciário, que muitas vezes é acionado para fazer frente a aspectos enganosos, notícias falsas, notícias que estão sendo manipuladas. Então, há os dois lados de uma de uma versão que precisam ser trabalhados e analisados com muito cuidado e cautela”, destacou o juiz.

O palestrante da segunda-feira foi o doutor em Comunicação pela Universidade Pública de Navarra, Carlos Alberto di Franco. O professor falou sobre “A Disrupção Tecnológica: Novos Tempos na Informação e nos Direitos”, discutindo o cenário atual do jornalismo frente às mudanças na comunicação. “É uma realidade que está aí, inescapável e você discutir, conversar com pessoas de idades diferentes sobre a importância da tecnologia no mundo que vivemos é absolutamente essencial”, salientou o docente.

A programação da terça-feira, iniciou com a palestra “O meio ambiente e as preocupações Amazônicas”, ministrada pelo professor Brytchn Ribeiro, mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco. A apresentação do professor trouxe um panorama feito em suas pesquisas acerca do desmatamento e queimadas na Amazônia e a importância dos profissionais de comunicação abordarem o tema com seriedade. O professora ainda destacou que o evento foi “uma oportunidade muito interessante de conversar aqui dentro do Judiciário com alunos do Direito e do jornalismo, sobre uma questão tão importante e mundial, […] eu percebi que eles se interessaram pelo tema, e foi uma oportunidade boa, tanto para o professor falar, como para os alunos ouvirem também.”

Encerrando a programação, a doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, e mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino, Luziane Figueiredo, apresentou a palestra “O Direito à Informação: Direito de Informar e ser Informado – Munus Público; Privacidade e os Contornos com as Redes Sociais” que debateu as intersecções entre a comunicação e o Direito pela ótica da liberdade de imprensa, de pensamento e de acesso à informação. “Eu acho que esse tipo de iniciativa de fato é uma iniciativa louvável. Primeiro porque eu falei dessa questão do casamento, acho que jornalismo, comunicação e direito precisam andar em conjunto, principalmente nos tempos em que a gente está hoje, que a gente precisa realmente refletir sobre os rumos da liberdade de manifestação, sobre os limites que existem, mas que precisam ser legais, precisam estar dentro do devido processo legal”, afirmou Luziane Figueiredo.

O projeto Mídia e Direito foi idealizado pelo desembargador Cezar Bandiera, diretor da Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam) e chega ao final com um resultado positivo, na avaliação do magistrado. “Foram encontros de debates muito produtivos e que trouxeram subsídios muito relevantes para refletir sobre como melhorar a comunicação e a relação com o Judiciário”, destacou o desembargador. Bandiera ainda enfatizou que espera que mais profissionais e estudantes se interessem em discutir esse tema e que, em uma outra oportunidade, participem das atividades promovidas pela Escola.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra, em primeiro plano, de perfil, o professor doutor Carlos Alberto di Franco, durante a aula de segunda-feira. Ao fundo, sentados em cadeiras do tipo escolar, os participantes do curso.

Igor Braga e Nicolle Brito

Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do Amazonasmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 52516569797 0c022919ca k Projeto de Lei da Professora Jacqueline recebe aprovação na Câmara Municipal de Manaus
Próximo artigo CMM PLENARIO ROBERVALDO ROCHA 5 1024x580 1 Projeto de alteração à Loman propõe aumento do percentual do limite de emendas impositivas ao Orçamento para 1,2%

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?