Prefeitura de Manaus apresenta curso de 50 horas para qualificação de permissionários do transporte complementar.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), promoveu, na tarde desta sexta-feira, 13/2, no serviço social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), no bairro Jorge Teixeira, uma reunião com representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-AM) e permissionários que atuam no transporte complementar da zona Leste. O encontro teve o objetivo de alinhar entendimentos e consolidar ações voltadas à Qualificação Profissional dentro da programação da escola de Transporte Inclusivo.
Estrutura do curso
Durante a reunião foi apresentada a estrutura do curso, com carga horária de 50 horas distribuídas em quatro módulos: Legislação de Trânsito (10h), Direção Defensiva (15h), Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Convívio Social (10h) e Relacionamento Interpessoal (15h). A formação também contempla atendimento aos passageiros, conceitos de inclusão e acessibilidade, comunicação adequada, legislação e direitos das pessoas com deficiência e da pessoa idosa, além de práticas simuladas para atendimento inclusivo.
Posicionamentos institucionais
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, afirmou que a qualificação é uma diretriz estratégica da gestão municipal. “Estamos fortalecendo o transporte complementar por meio da capacitação. A escola de Transporte Inclusivo prepara os permissionários não apenas tecnicamente, mas também para oferecer um atendimento mais humano, seguro e alinhado às necessidades da população”, disse.
O presidente do Sest/Senat, Francisco Saldanha Bezerra Junior, ressaltou a importância do diálogo institucional para o avanço do setor. “Essa iniciativa valoriza a categoria e contribui diretamente para melhorar o serviço prestado à população. Quando há investimento em qualificação, o reflexo é imediato na qualidade do atendimento”, declarou.
Pela OCB-AM, Edson Menezes destacou o papel da cooperação técnica na consolidação do projeto. “Estamos aqui exatamente para fechar essa parceria e formalizar acordos de cooperação técnica junto com as nossas cooperativas e o Sest Senat, nesse compromisso de articulação e apoio ao setor de transporte. A qualificação no atendimento é um dos requisitos mais importantes para os nossos permissionários. Nosso objetivo é contribuir para que seja desenvolvido o melhor serviço possível à sociedade”, afirmou.
A iniciativa integra ações da Prefeitura de Manaus para promover a profissionalização contínua do transporte complementar, com objetivo de elevar o padrão do serviço e garantir mais segurança, inclusão e qualidade na mobilidade urbana da capital.
— — —
Texto e Foto – Marcelo Lima / IMMU
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #IMMU, #escola_transporte_inclusivo, #transporte_complementar, #sestsenat, #jorgeteixeira, #ocbam, #qualificacao, #capacitacao, #direcao_defensiva, #legislacao_transito, #primeiros_socorros, #meio_ambiente, #convivio_social, #relacionamento_interpessoal, #acessibilidade, #inclusao, #permissionarios, #mobilidade_urbana, #seguranca


