Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

9 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Dos seis atletas que estrearam na última segunda-feira (18/11), todos conquistaram medalhas

FOTOS: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

O primeiro dia de competições no 2º bloco de modalidades esportivas dos Jogos da Juventude 2024 foi de grande destaque para a equipe amazonense de wrestling. A semana começou com seis atletas indo às disputas na lona de combate. Todos venceram e conquistaram seis novas medalhas para o Amazonas, que agora chega a nove conquistas. Foram três medalhas de prata e seis de bronze, nas modalidades judô, badminton e wrestling.

E o lugar mais alto do pódio para o Amazonas veio de longe. Prata na categoria de até 49kg, Agata Franco, 15, é natural de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) e atualmente mora em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros da capital). Em dias de competição, quando precisa se deslocar de barco, a aluna do Centro de educação de Tempo Integral (Ceti) professor Aristelio Sabino de Oliveira leva até 11 dias para chegar aos locais de luta. A aventura, de acordo com a atleta, é compensada por muito amor ao esporte.

“Pratico desde os noves anos e o wrestling para mim é tudo. Sempre amei o esporte. Meu sonho é continuar, evoluir e chegar na Olimpíada. Participar dessa competição é muito importante para esse objetivo, estou muito feliz com a minha medalha”, compartilhou Agata.

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A jovem não é a única atleta de Benjamin Constant na composição da equipe amazonense de wrestling. Francisco Panduro, que estreia nesta terça-feira (19/11), e Saulo Veloso, também moram no município. Saulo, inclusive, ganhou a medalha de bronze na categoria de até 71kg. A outra medalha de prata veio com Maik Almeida, na categoria de até 55kg.

Entre lágrimas e sorrisos

Os Jogos da Juventude começaram com lágrimas de tristeza para a atleta Jennifer Queiroz, de 15 anos. Com derrota na primeira luta, a aluna da escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro viu a chance do ouro escapar pelas mãos. Entretanto, precisou assimilar rapidamente o golpe, e continuar em posição de combate. A mudança de chave, de acordo com a jovem, faz parte dos treinos.

“O campeonato só acaba depois da última luta. Fiquei muito triste, mas me recompus e continuei lutando. Saio com o terceiro lugar e com o aprendizado de nunca desistir. Vou fazer daquela derrota uma lição para futuras vitórias”, ressaltou a atleta.

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Movimento comum entre os atletas de wrestling, Jennifer começou no mundo das lutas no jiu-jítsu, ainda com nove anos. Para melhorar a defesa de queda, passou a praticar o wrestling, e a princípio, não gostou do esporte. A atleta conta que chorava para não participar dos treinos, mas mal sabia que começava a trilhar uma carreira vitoriosa até o momento.

“No primeiro campeonato de wrestling que participei, mudei de ideia. Hoje, é minha exclusividade. Fui medalha de prata em dois mundiais escolares, ganhei medalhas também nos jogos escolares Brasileiros, em campeonatos brasileiros de wrestling, e agora aqui, nos Jogos da Juventude”, finalizou Jennifer, que retornou, no início de novembro, de Bahrein, no Oriente Médio, onde disputou a Gymnasiade, principal campeonato escolar a nível mundial.

Os últimos bronzes foram conquistados por Akillys Melo, da EE Senador João Bosco Ramos de Lima e Avril Oliveira, da EE Dom Milton Corrêa Pereira.

Sequência da competição

A segunda-feira (18/11) foi primeiro dia de competições do 2º bloco de disputas dos Jogos da Juventude. Até a próxima quinta-feira (21/11), Quarenta e oito atletas amazonenses competem nas modalidades da natação, águas abertas, vôlei de praia, ginástica artística e wrestling.

O Amazonas estreou com vitória também no basquete feminino, derrotando a equipe da Paraíba, anfitriã dos Jogos da Juventude 2024, por 34×25. Outra boa estreia foi na modalidade de vôlei de praia masculino, com vitória por 2 sets a 0 contra a dupla do estado de Goiás.

Realizado em João Pessoa (PB), os Jogos da Juventude reúnem, nesta edição, mais de 4 mil atletas de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Até o próximo dia 28 de novembro, os atletas do Amazonas terão participado de 16 das 18 modalidades esportivas em curso na competição. No total, a delegação amazonense conta com 151 atletas.

O post Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasBenjamin ConstantManausTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação
Próximo artigo Prefeito David Almeida vistoria obra de encabeçamento da avenida Mário Ypiranga Monteiro

Mais notícias desta categoria

ExpoSeg Amazônia 2025 encerra com integração nacional e avanços estratégicos para a Segurança Pública

21 horas atrás

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Itapiranga e Silves e reforça acesso a exames com Carreta da Saúde

22 horas atrás

Governador Wilson Lima destaca geração de emprego e renda com formação das primeiras turmas do Cetam em Silves

23 horas atrás

Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo

24 horas atrás

Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita

24 horas atrás

Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade

24 horas atrás

Prosai avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição de água em Parintins

24 horas atrás

Amazonprev alerta segurados para tentativas de golpes do recadastramento

24 horas atrás

Crianças viram agentes mirins contra a dengue em escola da zona leste de Manaus

1 dia atrás

Governo do Amazonas avança com pavimentação do sistema viário de Apuí

1 dia atrás

Secretaria de Educação divulga resultado final do PSS de novos diretores e administradores escolares

1 dia atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta sexta-feira (15/08)

1 dia atrás
No Careiro da Várzea, 7ª edição do festival “Vozes da Várzea” celebra as vozes da Amazônia e o canto da floresta
Fundação Alfredo da Matta celebra 70 anos com programação especial
Com apoio do Governo do Amazonas, lutador profissional indígena disputa o Jungle Figh, neste sábado
FVS-RCP reforça integração entre Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica no Amazonas durante congresso
Seas alerta pais e responsáveis quanto a exploração de crianças e adolescentes nas redes
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?