Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Equipe da Corregedoria realiza mais uma etapa da correição extraordinária em São Gabriel da Cachoeira (AM)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Equipe da Corregedoria realiza mais uma etapa da correição extraordinária em São Gabriel da Cachoeira (AM)
Judiciário

Equipe da Corregedoria realiza mais uma etapa da correição extraordinária em São Gabriel da Cachoeira (AM)

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Foirn CGJ

Foirn CGJ

A CE está verificando a atuação da Vara Única e dos cartórios extrajudiciais da comarca em relação aos direitos dos povos indígenas.


Foirn CGJ2

Foirn CGJ3

PF São GabrielA equipe da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) está em São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus, realizando mais uma etapa da correição extraordinária na Comarca para verificar a atuação judicial e dos serviços notariais e de registro em ações que envolvam os direitos dos povos indígenas (Portaria n.º 15/2023). O corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, aproveitou a ida ao município para conversar com representantes da Funai em São Gabriel; da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e, ainda, com a Polícia Federal.

A correição extraordinária foi determinada por meio da Portaria n.º 15/2023, com o objetivo de identificar, fiscalizar, orientar e adotar medidas em prol do acesso à Justiça pelos povos indígenas. Esta é a primeira vez que a CGJ realiza uma CE voltada especificamente a um grupo populacional vulnerável do interior do Amazonas.

No encontro com o representante da Funai em São Gabriel da Cachoeira, o chefe do Serviço de Promoção dos Direitos Sociais e Cidadania (Sedisc), da CR Rio Negro, José Ribamar Caldas Lima Filho, explicou ao desembargador-corregedor algumas peculiaridades dos povos originários que vivem na região. Segundo ele, são aproximadamente 600 comunidades indígenas, sendo que as maiores são dos tucanos; baniwas, barés; yanomamis, tarianos e dessanas. No total, são 24 etnias e cinco línguas oficiais.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos indígenas, ainda conforme José Ribamar, diz respeito à documentação. Muitos só possuem o Rani (Registro Administrativo de Nascimento Indígena), expedido pela Funai, que não é admitido, por exemplo, como documento para acesso a serviços básicos e a benefícios do governo. Em razão disso, o Sedisc atua em parceria com o cartório extrajudicial para a emissão da Certidão de Nascimento.

Foirn

O corregedor-geral de Justiça também conversou, na última segunda-feira (17/4), com o advogado da Foirn, Adriano de Oliveira Silva. Durante o encontro, o advogado mencionou que a entidade tem interesse que a jurisdição seja mais efetiva dentro do território indígena. “A competência, por ser questão indígena, cabe à Justiça federal, mas queremos que a Justiça estadual esteja mais presente, articulando uma maior integração e parceria entre órgãos como a Defensoria Pública e o cartório extrajudicial para que os gargalos possam ser solucionados de forma mais ágil”, disse.

Adriano Silva enfatizou, ainda, que hoje já existe um fortalecimento do protagonismo indígena, através das entidades e associações. “A Foirn, por exemplo, trabalha na efetivação do direito coletivo dos povos indígenas, principalmente na aplicação de políticas que tragam benefícios às populações”, declarou. “O Plano Territorial (PGTA) mostra um pouco desse fortalecimento porque foi um plano feito pelas comunidades, que disseram como queriam que o meio ambiente fosse utilizado; e como a atenção às comunidades deve ser realizada e tem dado certo a aplicação do PGTA que, em geral, vem sendo respeitado”.

Polícia Federal

O Posto Avançado da Polícia Federal em São Gabriel da Cachoeira atendeu, no último ano, mais de 2 mil estrangeiros, entre indígenas e não indígenas, que procuraram a unidade em busca da regularização de sua permanência em solo brasileiro, incluindo a autorização para residência temporária no País. Este foi um dos assuntos discutidos durante reunião entre o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, e os agentes da PF Ézio Martins de Alencar e Antônio Carlos Gomes Melo – que estava como titular do posto avançado até o dia 17/4 e o que assumiu a chefia da unidade a partir da terça (18/4), respectivamente.

No caso dos indígenas, na maioria dos atendimentos a estrangeiros os indivíduos são oriundos da Colômbia. Em relação a estrangeiros não indígenas, a principal demanda é de venezuelanos. “Por se tratar inclusive de uma questão humanitária, pela situação político-econômica vivenciada pelo país vizinho. A grande maioria vem em busca de melhorias”, comentou Ézio Martins, que considerou importante o encontro com o titular da Corregedoria da Justiça amazonense.

Na opinião de Martins, a partir da visita ao município, as autoridades do Judiciário passam a melhor entender a dinâmica do funcionamento dos órgãos e a realidade do interior; as dificuldades enfrentadas pelos ribeirinhos e povos indígenas; e podem observar com maior clareza a necessidade da presença do Estado, envolvendo todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. “Esse trabalho conjunto com todos os poderes, realizado de forma integrada, só traz benefícios à sociedade, sobretudo às pessoas que vivem numa região como a nossa”, disse.



Texto e fotos: Acyane do Valle | CGJ/AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 99316-0660

Tags:Manausmeio ambientePolíciaPolicia FederalSão Gabriel da Cachoeira
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior WhatsApp Image 2023 04 18 at 14.26.15 1 Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no Nova Cidade
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Réu é condenado a 16 anos e 9 meses de prisão por homicídio ocorrido em 2020 na zona Oeste da capital

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?