Ao todo serão três aulas, com o objetivo de debater a relação do Poder Judiciário e os veículos de Comunicação.
A Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Eastjam) realizou na tarde de terça-feira (08/11) o primeiro encontro do curso de “Mídia e Direito”, que foi ministrado pela professora doutora em Comunicação pela Universidad Austral de Buenos Aires, Ana Brambilla. O tema abordado nesse primeiro dia foi “Informação útil e proximidade com a população: como usar a comunicação a favor da Justiça”.
Estiveram presentes no evento, estudantes e profissionais de Comunicação, estudantes de Direito e outros servidores e servidoras do TJAM. O objetivo é debater sobre a importância da relação entre o Poder Judiciário e os veículos de Comunicação.
A professora Ana Brambilla salientou que a iniciativa do TJ do Amazonas em promover o aperfeiçoamento de jornalistas é especialmente nobre, tendo em vista a importância de ambos os setores – mídia e Poder Judiciário – na vida dos cidadãos. “Foi uma experiência muito rica, de trocas e crescimento humano. A acolhida superou minhas expectativas e a interação, inclusive com o desembargador Cezar Bandiera, foi engrandecedora” destacou Brambilla.
O desembargador Cezar Bandiera avaliou positivamente o primeiro encontro do curso de “Mídia e Direito”. O magistrado salientou que a iniciativa é exatamente essa, trazer para uma conversa produtiva os profissionais e os futuros profissionais que vão cuidar da relação do Judiciário com a imprensa. “O debate deste encontro foi muito produtivo, pois trouxe subsídios muito relevantes para refletir sobre como melhorar a comunicação”, afirmou Bandiera.
Os próximos encontros estão previstos para os dias 21 e 22 de novembro. No dia 21, a palestra será “A Disrupção Tecnológica: novos tempos na informação e nos direitos”, ministrada pelo professor Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra; no dia 22, a primeira palestra será “O meio ambiente e as preocupações Amazônicas”, ministrada pelo professor Brytchn Ribeiro de Vasconcelos, mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco; e a segunda será “Direito à informação: direito de informar e ser informado – munus público; privacidade e os contornos com as redes sociais”, ministrada pela jornalista e doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.
As inscrições para participar das próximas aulas ainda estão abertas e disponíveis pelo link (https://escola.tjam.jus.br/emeronWeb/externas/inscricoes/listar.xhtml).
Todos os encontros serão na modalidade presencial, na sala de aula do Centro Administrativo, das 14h às 18h (horário de Manaus).
#PraTodosVerem – A foto principal que ilustra a matéria mostra o desembargador Cezar Bandiera, diretor da Eastjam, na abertura do curso sobre “Midia e Direito”. Ele usa terno escuro sobre camisa branca, com gravata amarela. Está olhando para algumas folhas de papel que tem às mãos. Ao fundo, projetado em uma tela, um trecho da apresentação da palestrante Ana Brambilla.
Nicolle Brito e Igor Braga / Eastjam
Foto: Marcus Phillipe
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660