Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+
Governo do Amazonas

Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+

10 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Programa que retira famílias de áreas de risco de alagação é referência internacional

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

As obras e ações do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) receberam, nesta terça-feira (28/01), a atenção da delegação do Banco Mundial, que está em missão de imersão na capital amazonense. O grupo conheceu o Parque Jefferson Peres, no centro, a Comunidade da Sharp, no Armando Mendes, zona leste, o viário entre as avenidas Silves e Maués, na Cachoeirinha, zona sul, e o residencial Rodrigo Otávio, no Japiim, zona sul de Manaus. À tarde, a diretoria da instituição reuniu-se com o governador Wilson Lima.

A visita foi conduzida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo. Ele apresentou as inovações da etapa atual do Prosamin+, que já retirou mais de 3 mil famílias de áreas de risco de alagamento em Manaus e é referência internacional.

“Apresentamos o histórico do programa, falamos sobre as inovações, fomos visitar uma área que ainda não passou pelo reassentamento, que está em obras, além do residencial Rodrigo Otávio, onde conheceram os apartamentos e conseguiram conversar com os moradores, sendo recebidos com muito carinho por eles e conhecendo mais sobre o programa”, relatou Campêlo.

A especialista sênior na área de Desenvolvimento Urbano, Emanuela Monteiro, contou que o Banco Mundial enviou uma equipe grande para Manaus, incluindo diretores, para realizar uma imersão na Amazônia e buscar colocar em prática a estratégia para a região, que se chama Amazônia Viva e tem a habitação como um dos pilares.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

“Para nós, era muito importante poder demonstrar o tipo de desafio que a população do Amazonas vive, principalmente em contextos urbanos. E aí, por óbvio, a escolha foi apresentar o Prosamin, que é um programa de sucesso, reconhecido nacional e internacionalmente”, disse Emanuela Monteiro.

O Programa Amazônia Viva é uma iniciativa do Grupo do Banco Mundial, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para fortalecer a proteção da floresta amazônica e fomentar oportunidades econômicas inclusivas e baseadas na natureza, para a população.

Na segunda-feira (27/01), o banco promoveu o Seminário Desafios da Amazônia e Programa Amazônia Viva, tendo um dos painéis presidido pelo secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo. O seminário foi no Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) e reuniu representantes de órgãos do Governo do Estado e organizações não governamentais, além de pesquisadores.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Roteiro

A delegação iniciou a visita pelo Parque Jefferson Peres, no centro de Manaus, onde os participantes puderam observar como o Prosamin+ vem contribuindo, ao longo dos anos, para a transformação de áreas degradadas pelas ocupações irregulares e desordenadas, em espaços urbanos, beneficiando toda a cidade.

A equipe do Banco Mundial também foi até a Comunidade da Sharp, na zona leste, onde o Prosamin+ está executando obras de saneamento básico, habitação, mobilidade urbana e reflorestamento. A equipe visitou uma área onde ainda há famílias morando em palafitas, que serão reassentadas, e o local onde está sendo construído um conjunto habitacional.

A comitiva também conheceu o projeto de reflorestamento, uma inovação no programa, que conta com um viveiro de mudas, o Escritório Local (ELO) Verde, iniciativa inédita em obras públicas no Amazonas. No ELO Verde já foram produzidas cerca de 15 mil mudas de mais de 30 espécies que serão usadas no reflorestamento.

Os visitantes conheceram, ainda, a obra de ligação viária entre as avenidas Silves e Maués, que está em fase de conclusão na zona sul, para ligar o Distrito Industrial ao Porto da Manaus Moderna, além do Parque Residencial General Rodrigo Otávio, já entregue pelo programa, no Japiim, zona sul.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Impactos gerados

O Prosamin vem sendo realizado em Manaus desde 2006, com o objetivo de contribuir para a solução dos problemas ambientais, sociais e urbanísticos que afetam a população, prioritariamente, nas áreas dos igarapés. Ao longo desses anos, cerca de 15 mil famílias foram reassentadas de áreas de risco de alagamento em igarapés tomados por ocupações irregulares.

Na atual gestão, como Prosamin+, trouxe várias inovações na tipologia do habitacionais, reflorestamento e ações voltadas para a política de gênero, incluindo a parceria com a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), na criação do Observatório de Gênero, mecanismo voltado para o monitoramento e prevenção da violência contra mulheres.

O post Em visita a Manaus, delegação do Banco Mundial conhece projetos e ações socioambientais do Prosamin+ apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas garante atendimento a migrantes, refugiados e apátridas no PAC Compensa, zona oeste de Manaus
Próximo artigo Operação Choque de Ordem, do Governo do Amazonas, reforça combate à criminalidade no Centro de Manaus e prende três suspeitos

Mais notícias desta categoria

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: infectologista do HPS Platão Araújo alerta para a importância do diagnóstico precoce

8 horas atrás

Em audiência pública, Amazonastur apresenta na Aleam contribuições a nova Lei Estadual de Turismo

8 horas atrás

SSP-AM inicia a entrega de 586 aparelhos celulares recuperados pelo Programa RecuperaFone

9 horas atrás

Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ ajuda a impulsionar a renda de beneficiárias do programa

9 horas atrás

Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável

9 horas atrás

COP30: Livro fotográfico apoiado pelo Governo do Amazonas reforça a importância da Amazônia no debate climático

9 horas atrás

Seminário em Manaus valoriza diversidade e formação na arte contemporânea amazônica

10 horas atrás

Encerramento do Banzeiro Cabôco celebra artistas locais e protagonismo feminino no Largo de São Sebastião

10 horas atrás

Espaços culturais terão horários de visitação diferenciados durante o feriado, neste sábado

10 horas atrás

Dignidade Menstrual: programa alcança meninas e mulheres de 16 municípios, com mais de 32 mil absorventes higiênicos entregues

12 horas atrás

Feirão do Pescado: ADS realiza reunião de alinhamento com piscicultores para edição especial

12 horas atrás

Sedecti participa da entrega de motores elétricos destinados a embarcações de pescadores

12 horas atrás
Polícia Civil do Amazonas alerta sobre a prática de incitação ao crime e apologia à violência na internet
PIB do Amazonas cresce em 2023 e consolida o estado entre as maiores economias do país
Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias
Governo do Amazonas entrega implementos agrícolas aos produtores de Itacoatiara
Corpo de Bombeiros desobstrui avenida Ferreira Pena, no Centro, interditada após tronco cair em cima de veículo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?