Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em Tabatinga, ministra Rosa Weber é agraciada com Medalhas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Em Tabatinga, ministra Rosa Weber é agraciada com Medalhas
Judiciário

Em Tabatinga, ministra Rosa Weber é agraciada com Medalhas

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Além da presidente do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Aurélio Lucchesi, também foi homenageado ao receber comenda.


Tabatinga Fórum 2

Nesta semana, na Comarca de Tabatinga, a escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e o Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) realizaram homenagens institucionais à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de justiça (CNJ), ministra Rosa Weber e também ao presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Aurélio Lucchesi.

As honrarias foram concedidas na ocasião da primeira missão institucional da ministra Rosa Weber (fora dos limites de Brasília) como presidente do CNJ e do STF.

Em solenidade realizada no Fórum de justiça Walmir Boná Robert, a “Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Amazonas” foi outorgada à ministra Rosa Weber pela presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, e a “Medalha do Mérito Acadêmico” foi outorgada pelo diretor da escola Superior da Magistratura do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, que também procedeu à entrega da referida honraria ao presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Aurélio Lucchesi.

A Ordem do Mérito Judiciário – a mais elevada distinção honorífica do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas – foi instituída por intermédio da Resolução n.º 49, de 21 de outubro de 1982, e disciplinada em Regulamento próprio, com a finalidade de laurear Chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da UNIÃO e dos Estados, ministros, desembargadores, juízes dos Tribunais, procuradores de justiça, juristas eminentes, servidores e serventuários de justiça, dentre outras personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram no exercício de seus deveres constitucionais, bem como, que se distinguiram pela notoriedade do saber jurídico, produtividade e relevantes serviços prestados à justiça do Amazonas.

A “Medalha do Mérito Acadêmico”, por sua vez, é conferida pela escola Superior da Magistratura do Amazonas, considerando os termos do art. 8.°, inciso XXIII, que estabelece a competência do diretor da Esmam em instituir comendas com o objetivo de laurear professores; escritores; pesquisadores; servidores; alunos do curso preparatório; e aqueles que, por seus méritos e relevante contribuição prestada ao estudo, ao ensino do direito e da jurisdição hajam por merecer especial distinção. A concessão da “Medalha do Mérito Acadêmico” é precedida por procedimento de análise meritória individual, iniciado pela indicação nominal, realizada pela direção da Esmam ou comissão previamente designada por seu Diretor.

Pacto pelos direitos humanos

Em solenidade ocorrida também no Fórum de justiça Walmir Boná Robert, em Tabatinga, o Poder Judiciário do Estado do Amazonas formalizou a adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pelos direitos humanos.

A adesão foi formalizada com as assinaturas da presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de justiça, ministra Rosa Weber; da presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge e do diretor da escola Superior da Magistratura do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli.

De iniciativa do Conselho Nacional de justiça (CNJ), o Pacto Nacional do Judiciário pelos direitos humanos é promovido pela Unidade de Monitoramento e Fiscalização das Decisões e Deliberações da Corte Interamericana de direitos humanos no Poder Judiciário, tendo por objetivo o fortalecimento da cultura de direitos humanos no Poder Judiciário.

Entre as ações previstas pelo Pacto, destacam-se: o fomento a programas de capacitação em direitos humanos e controle de convencionalidade em todas as esferas federativas em cooperação com as escolas Judiciais Estaduais e Federais, em parceria com a escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam); a inclusão da disciplina de direitos humanos nos editais dos concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura, dentre outras ações.

#PraTodosVerem: Na foto principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico de solenidade realizada no Fórum de justiça Walmir Boná Robert, em Tabatinga. No registro, aparecem, lado a lado, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha; a presidente do STF e do CNJ, Ministra Rosa Weber; o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Aurélio Lucchesi e o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli. Na imagem, a Ministra Rosa Weber e Marco Aurélio Lucchesi aparecem portando as Medalhas outorgadas e segurando, ambos, os diplomas concedidos pelo Poder Judiciário do Estado do Amazonas e pela Esmam.

Afonso Júnior 

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 99316-0660

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãomancheteTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Presidente do STF visita Aldeia no Amazonas
Próximo artigo Corregedoria inicia visitas aos cartórios de registros civis de pessoas naturais na capital amazonense

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?