Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em Manaus, TJAM promove “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Em Manaus, TJAM promove “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”
Judiciário

Em Manaus, TJAM promove “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

O evento será realizado na sexta-feira (23), em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.


O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), em parceria com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão e com apoio da Divisão de Serviço Social e Acessibilidade (DSSA), realiza o “I Encontro de acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas”, às 10h, sexta-feira (23), no salão nobre do Fórum Henoch Reis, térreo – na Av. Jorn. Umberto Calderaro, s/n.º – Aleixo. O evento contará com a participação dos dirigentes do TJAM: desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, presidente; desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, vice-presidente e coordenadora Estadual das Mulheres em situação de Violência Doméstica e Familiar do TJAM; desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, coordenador-geral de Justiça e a desembargadora Onilza Abreu Gerth, presidente da comissão de Acessibilidade e Inclusão. O encontro se encerrará ao meio dia, com coffee break para os participantes.

O objetivo do encontro é conscientizar e incentivar a adoção de métodos e práticas de inclusão e não discriminação no ambiente do trabalho. Além de socializar as ações desenvolvidas pelo TJAM, para eliminar as barreiras atitudinais, assegurando às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos humanos e de cidadania.

O evento contará com três palestrantes: Fernanda Mendonça, procuradora-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE/AM; Nancy Segadilha, advogada e vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Conselho Federal da OAB/AM e; Sandra Desideri, psicóloga e integrante da Comissão de Assédio e Discriminação do TJAM.

“‘É importante esclarecer e orientar nosso público sobre todas as condições que regem o ambiente de trabalho e os direitos das PCDs. Eu estarei presente como representante da Comissão de Assédio, dessa forma, levando orientações sobre o envolvimento das condições de PCDs e o público interno nas relações humanas interpessoais”, disse a servidora e psicóloga Sandra Desideri. As palestras também serão transmitidas pelo canal do TJAM no YouTube https://youtu.be/gO1QDpscOt4 .

Para a desembargadora Onilza Abreu Gerth, presidente da comissão de Acessibilidade e Inclusão, é preciso debater temas como este para alcançar uma sociedade com mais equidade. ”Pretendemos ter um ambiente de trabalho sem preconceitos e livre de estereótipos. Consideramos relevante debater e informar mais a respeito de assuntos ligados à inclusão e acessibilidade, para rompermos com a discriminação de Pessoas com Deficiência, fruto de um processo histórico excludente e capacitista”, disse a magistrada.

O ”I Encontro de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas” acontecerá de maneira anual, sempre próximo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro. O tema do primeiro Encontro será “Acessibilidade Atitudinal”, ou seja, combater atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades ”A meta é conscientizar e incentivar a adoção de práticas de inclusão e não discriminação no ambiente de trabalho, pois entendemos que a falta de atitude em relação às PCDs é a base para que todas as outras barreiras existam. Somente quando a atitude é bem planejada e construída, torna-se possível o engajamento de fato com as outras práticas”, disse Adma Silva, Assistente Social do TJAM.

Ainda segundo Adma, o evento também busca atender a Resolução n.° 401, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). ”Essa Resolução regulamenta a acessibilidade de pessoas com deficiência do Poder Judiciário. A Divisão de Serviço Social e Acessibilidade, em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, entende que ainda existem muitas barreiras a serem eliminadas para garantir que o Judiciário seja acessível para todos os servidores (as), magistrados (as) e o público em geral”, disse a servidora.

Para o presidente do TJAM, Flávio Pascarelli, todas as ações do Tribunal que são realizadas de maneira cotidiana contribuem para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e constroem profissionais mais conscientes sobre as adversidades de parte da população. ”Visando a atender a toda população e estabelecer uma Justiça cada vez mais inclusiva e acessível, o Tribunal de Justiça do Amazonas vem implantando um conjunto de serviços de soluções tecnológicas, com o intuito de remover as barreiras que dificultem o acesso aos serviços do órgão por Pessoas com Deficiência”, disse o desembargador.

#PraTodosVerem – card com fundo em 3D, na cor branca, semelhante a um tecido. Sob ele, forma orgânica na cor azul claro. No canto superior esquerdo, na cor cinza o número ”1” e o em azul escuro, o símbolo que indica ordinal representado por ícone de boneco em cadeira de rodas e a frase ”Encontro de Acessibilidade e Inclusão do TJAM”. Abaixo, na cor branca e tarja azul turquesa a frase ”Temática: Acessibilidade Atitudinal”. Em seguida, em letras cinzas: ”23/09/2022; horário 10h (abertura); 12h (encerramento com coffee break); local: Salão nobre do Fórum Henoch Reis”. Ao lado Direito da imagem, fotos das palestrantes: Fernanda Mendonça, Procuradora-Geral do ministério Público de Contas junto ao TCE/AM, mulher branca, cabelos loiros, médio e ondulado; Sandra Desideri, Psicóloga, mulher branca, cabelos loiros lisos e com franja; Nancy Segadilha, mulher branca, de cabelos escuros, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM. No rodapé da imagem, logomarcas do TJAM, Comissão de Acessibilidade e Inclusão e Divisão de Serviço Social.

Amanda Bulcão

Arte: Everson Santiago

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:Estado do AmazonasManausmancheteViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura inicia entrega de kits para os participantes da corrida ‘Manaus em Movimento’
Próximo artigo Governo do Estado realiza formatura de alunos de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Prosamin+

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?