Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em Coari, três réus vão a julgamento popular acusados de matar três pessoas e ferir outras duas em comunidades ribeirinhas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Em Coari, três réus vão a julgamento popular acusados de matar três pessoas e ferir outras duas em comunidades ribeirinhas
Judiciário

Em Coari, três réus vão a julgamento popular acusados de matar três pessoas e ferir outras duas em comunidades ribeirinhas

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

As mortes ocorreram em 2020, num espaço de menos de 12 horas.


Alex de Oliveira da Silva, Erivam Santos de Oliveira e Marlilson Carvalho Bandeira vão a júri popular em sessão marcada para os dias 9 e 10 deste mês de maio, na Comarca de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). Os três réus são acusados da morte de Joabe Marins da Costa, Francisco Cardoso da Cruz e Marcos Marins da Cruz, além da tentativa de homicídio contra Moabes Marins da Cruz e Samuel Marins da Cruz.

A sequência de crimes, conforme a denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, ocorreu entre a noite do dia 7 de janeiro de 2020, na Comunidade Cajuiri, e a manhã do dia 8, no Rio Solimões, próximo à Comunidade Aranaí, ambas na zona rural da cidade.

A sessão de julgamento popular vai ser presidida pelo juiz de direito titular da 1.ª Vara da Comarca de Coari, André Luiz Muquy. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) vai ser representado pelo promotor de justiça Rafael Del Castilho. O julgamento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Coari. Os três réus aguardam o julgamento em liberdade, devido a um alvará de soltura expedido pela justiça Estadual em 15 de dezembro de 2022.

denúncia

De acordo com o inquérito policial, base para a denúncia do MPE/AM, no dia 7 de janeiro de 2020, por volta das 20h, na Comunidade Cajuiri, e, no dia 8 de janeiro, por volta das 7h, no rio Solimões, próximo à Comunidade Aranaí, Alex de Oliveira da Silva, Erivam Santos de Oliveira e Marlilson Carvalho Bandeira mataram Joabe Marins da Cruz, com disparos de arma de fogo, além de assumir o risco de matar Francisco Cardoso da Cruz e Marcos Marins da Cruz, que foram obrigados a pular no rio Solimões e desapareceram. Na ação, Moabes Marins da Cruz e Samuel Marins da Cruz sobreviveram, mesmo sendo obrigados a pular no mesmo rio, pois conseguiram nadar até a margem do rio Solimões.

Conforme os autos, Joabe foi morto por um tiro de espingarda desferido por Alex, que estava acompanhado por Erivam e Marlilson, numa tentativa de invadir a casa da vítima. Mesmo tendo sido socorrido, Joabe morreu no dia seguinte, no hospital em Coari.

O crime teria sido praticado porque na manhã daquele mesmo dia dia 7 de janeiro, Joabe, junto com outros indivíduos e com o uso de arma de fogo, havia subtraído a produção de castanhas da esposa Alex e de outros familiares, em área de mata, na comunidade Cajuiri, ocasião em que também teriam subtraído uma espingarda.

Ainda de acordo com a denúncia, no dia seguinte, por volta das 7h, Francisco Cardoso da Cruz, Marcos Marins da Cruz, Moabes Marins da Cruz e Samuel Marins da Cruz, pai e irmãos de Joabe, navegavam pelo rio Solimões com destino à comunidade Cajuiri. No caminho, avistaram a embarcação de Alex, Marlilson e Erivan e rumaram a sua lancha em direção a eles. As embarcações chocaram-se e houve luta corporal entre os ocupantes das duas lanchas.

Após algumas agressões, os acusados do primeiro crime obrigaram as vítimas a saírem da embarcação e pularem no rio. Houve resistência das vítimas, pois Francisco, de idade avançada, não sabia nadar e todos estavam machucados. Após sofrer mais agressões, as vítimas foram jogadas para fora da embarcação e deixadas à deriva, no rio.

Os três seguiram viagem levando ainda a lancha das vítimas. Francisco e Marcos desapareceram no rio. Moabes conseguiu nadar até a margem e Samuel foi resgatado por ribeirinhos que navegavam nas proximidades.

Moabes e Samuel retornaram à sede de Coari e informaram o ocorrido à polícia Militar, indicando o endereço de residência dos acusados. Com as informações, a equipe policial seguiu em diligência ao local indicado pelas vítimas e, ao chegarem à residência de Alex, Erivam e Marlilson, realizaram a abordagem e a revista no interior da moradia, apreendendo uma espingarda, o bote das vítimas, motivo pelo qual foram presos em flagrante.

Após a realização de buscas por uma equipe de mergulho do Corpo de Bombeiro Militar, pelas proximidades do rio onde ocorreu o segundo fato, os corpos de Francisco e Marcos foram encontrados.

Outros processos

O júri que começará no dia 9 integra a pauta formada por mais seis processos para serem julgados na próxima semana pela 1.ª Vara de Coari. Os processos 0003303-32.2013.8.04.3800, que tem como réu Omar Melo Filho, e 0000180-86.2014.8.04.3801, que tem como réu Aldiney de Araújo Pinheiro, serão julgados na segunda-feira (08/05). Na quinta-feira (11/05), será julgado o processo 0001464-93.2018.8.04.3800, que tem como ré Jaira Cristina Tenaçol de Andrade. Na sexta-feira (12/05) estão pautados mais dois processos: 0001809-98.2014.8.04.3800, que tem como réus Claudomir Pereira da Silva e Francisco David Pereira de Souza, e 0001252-77.2015.8.04.3800, que tem como réu Evane de Lima Leal.



Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves / Arquivo TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:CoariDenúnciasEstado do AmazonasManausPolíciaPolícia Militar
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vereadores deliberam cinco Projetos de Lei do Executivo Municipal
Próximo artigo Roberto Cidade defende diversificação econômica com a exploração do potássio e ressalta ganhos a partir de nova personalidade jurídica do CBA

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?