Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em Coari, três réus vão a julgamento popular acusados de matar três pessoas e ferir outras duas em comunidades ribeirinhas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Em Coari, três réus vão a julgamento popular acusados de matar três pessoas e ferir outras duas em comunidades ribeirinhas
Judiciário

Em Coari, três réus vão a julgamento popular acusados de matar três pessoas e ferir outras duas em comunidades ribeirinhas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 3 de maio de 2023
6 Min Lidos
Compartilhar

As mortes ocorreram em 2020, num espaço de menos de 12 horas.


Alex de Oliveira da Silva, Erivam Santos de Oliveira e Marlilson Carvalho Bandeira vão a júri popular em sessão marcada para os dias 9 e 10 deste mês de maio, na Comarca de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus). Os três réus são acusados da morte de Joabe Marins da Costa, Francisco Cardoso da Cruz e Marcos Marins da Cruz, além da tentativa de homicídio contra Moabes Marins da Cruz e Samuel Marins da Cruz.

A sequência de crimes, conforme a denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas, ocorreu entre a noite do dia 7 de janeiro de 2020, na Comunidade Cajuiri, e a manhã do dia 8, no Rio Solimões, próximo à Comunidade Aranaí, ambas na zona rural da cidade.

A sessão de julgamento popular vai ser presidida pelo juiz de direito titular da 1.ª Vara da Comarca de Coari, André Luiz Muquy. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) vai ser representado pelo promotor de justiça Rafael Del Castilho. O julgamento acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Coari. Os três réus aguardam o julgamento em liberdade, devido a um alvará de soltura expedido pela Justiça Estadual em 15 de dezembro de 2022.

Denúncia

De acordo com o inquérito policial, base para a denúncia do MPE/AM, no dia 7 de janeiro de 2020, por volta das 20h, na Comunidade Cajuiri, e, no dia 8 de janeiro, por volta das 7h, no rio Solimões, próximo à Comunidade Aranaí, Alex de Oliveira da Silva, Erivam Santos de Oliveira e Marlilson Carvalho Bandeira mataram Joabe Marins da Cruz, com disparos de arma de fogo, além de assumir o risco de matar Francisco Cardoso da Cruz e Marcos Marins da Cruz, que foram obrigados a pular no rio Solimões e desapareceram. Na ação, Moabes Marins da Cruz e Samuel Marins da Cruz sobreviveram, mesmo sendo obrigados a pular no mesmo rio, pois conseguiram nadar até a margem do rio Solimões.

Conforme os autos, Joabe foi morto por um tiro de espingarda desferido por Alex, que estava acompanhado por Erivam e Marlilson, numa tentativa de invadir a casa da vítima. Mesmo tendo sido socorrido, Joabe morreu no dia seguinte, no hospital em Coari.

O crime teria sido praticado porque na manhã daquele mesmo dia dia 7 de janeiro, Joabe, junto com outros indivíduos e com o uso de arma de fogo, havia subtraído a produção de castanhas da esposa Alex e de outros familiares, em área de mata, na comunidade Cajuiri, ocasião em que também teriam subtraído uma espingarda.

Ainda de acordo com a denúncia, no dia seguinte, por volta das 7h, Francisco Cardoso da Cruz, Marcos Marins da Cruz, Moabes Marins da Cruz e Samuel Marins da Cruz, pai e irmãos de Joabe, navegavam pelo rio Solimões com destino à comunidade Cajuiri. No caminho, avistaram a embarcação de Alex, Marlilson e Erivan e rumaram a sua lancha em direção a eles. As embarcações chocaram-se e houve luta corporal entre os ocupantes das duas lanchas.

Após algumas agressões, os acusados do primeiro crime obrigaram as vítimas a saírem da embarcação e pularem no rio. Houve resistência das vítimas, pois Francisco, de idade avançada, não sabia nadar e todos estavam machucados. Após sofrer mais agressões, as vítimas foram jogadas para fora da embarcação e deixadas à deriva, no rio.

Os três seguiram viagem levando ainda a lancha das vítimas. Francisco e Marcos desapareceram no rio. Moabes conseguiu nadar até a margem e Samuel foi resgatado por ribeirinhos que navegavam nas proximidades.

Moabes e Samuel retornaram à sede de Coari e informaram o ocorrido à Polícia Militar, indicando o endereço de residência dos acusados. Com as informações, a equipe policial seguiu em diligência ao local indicado pelas vítimas e, ao chegarem à residência de Alex, Erivam e Marlilson, realizaram a abordagem e a revista no interior da moradia, apreendendo uma espingarda, o bote das vítimas, motivo pelo qual foram presos em flagrante.

Após a realização de buscas por uma equipe de mergulho do Corpo de Bombeiro Militar, pelas proximidades do rio onde ocorreu o segundo fato, os corpos de Francisco e Marcos foram encontrados.

Outros processos

O júri que começará no dia 9 integra a pauta formada por mais seis processos para serem julgados na próxima semana pela 1.ª Vara de Coari. Os processos 0003303-32.2013.8.04.3800, que tem como réu Omar Melo Filho, e 0000180-86.2014.8.04.3801, que tem como réu Aldiney de Araújo Pinheiro, serão julgados na segunda-feira (08/05). Na quinta-feira (11/05), será julgado o processo 0001464-93.2018.8.04.3800, que tem como ré Jaira Cristina Tenaçol de Andrade. Na sexta-feira (12/05) estão pautados mais dois processos: 0001809-98.2014.8.04.3800, que tem como réus Claudomir Pereira da Silva e Francisco David Pereira de Souza, e 0001252-77.2015.8.04.3800, que tem como réu Evane de Lima Leal.



Carlos de Souza

Foto: Raphael Alves / Arquivo TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tags:CoariDenúnciasEstado do AmazonasManausPolíciaPolícia Militar
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?