Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em Atalaia do Norte, corregedor visita Fórum de Justiça e conversa com prefeito do município
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Em Atalaia do Norte, corregedor visita Fórum de Justiça e conversa com prefeito do município
Judiciário

Em Atalaia do Norte, corregedor visita Fórum de Justiça e conversa com prefeito do município

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com a mudança temporária da sede da CGJ para o Alto Solimões, corregedor cumpre agenda institucional nos munícipios castigados pela seca.


ALTO SOLIMÕES – Em uma iniciativa que reforça o compromisso do Poder Judiciário com a população ribeirinha, principalmente neste momento de estiagem histórica, o corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, realizou visita à Prefeitura Municipal e ao Fórum de justiça Dr. Norton Cesar Pinho, de Atalaia do Norte, município localizado na fronteira com o Peru, na manhã de terça-feira (24/10).

A agenda institucional do corregedor integra as atividades previstas para o período em que a sede da Corregedoria-Geral de justiça do Estado está funcionando provisoriamente no Alto Solimões, como forma de fortalecer a presença do Judiciário na região e de facilitar o acesso aos serviços judiciais pela população que está sofrendo os efeitos da seca extrema que atinge o estado. “Essa agenda ganha destaque e importância também pelas peculiaridades existentes em cada município da calha do Alto Solimões, cujos desafios são complexos e com muitos obstáculos neste período de estiagem histórica. É fundamental um olhar mais próximo do Judiciário a essa população mais sofrida”, declarou o desembargador-corregedor Jomar Fernandes.

Atalaia do Norte, localizado na fronteira com o Peru, também em situação de emergência como os demais municípios do Alto Solimões, registra mais de 20 comunidades ribeirinhas e 65 aldeias indígenas profundamente afetadas pela estiagem e que vêm enfrentando inúmeras dificuldades para deslocamento e obtenção de alimentos, de água, remédios, combustível e outros produtos, segundo o prefeito do município, Denis Linder Rojas de Paiva. Essa informação foi repassada ao desembargador Jomar Fernandes, durante a visita institucional, na sede da Prefeitura.

O corregedor enfatizou a necessidade de colaboração entre os órgãos públicos e de UNIÃO para lidar com a crise gerada pela seca, ressaltando a importância da Solidariedade e da cooperação institucional. E disse, ainda, que o Judiciário continuará realizando o seu papel de mediador dos conflitos, garantindo os direitos do cidadão.

Após o encontro, Denis Rojas parabenizou a iniciativa do Tribunal de justiça, através da Corregedoria, afirmando que trouxe o “sentimento” de que a justiça está atenta à região. “Trata-se de uma iniciativa muito importante e louvável da Corregedoria-Geral de justiça e do Tribunal de justiça. Queremos parabenizar e agradecer ao Judiciário por verificar in loco as dificuldades pelas quais a população está atravessando. Para nós, isso demonstra o compromisso da Corte com o interior e traz um sentimento de que a justiça está olhando para nós, de que está atenta às necessidades da nossa região”, pontuou o prefeito de Atalaia do Norte.

Também estavam presentes na reunião a primeira-dama e secretária de assistência social de Atalaia do Norte, Cleide Ana Brotas Paiva; o procurador-geral do Município, Ronaldo Caldas; os juízes auxiliares da CGJ/AM Julião Lemos Sobral Júnior e Rafael Cró; e o chefe de Gabinete da Corregedoria, Sérgio Amorim.

Fórum de justiça

Na chegada a Atalaia do Norte, o corregedor se dirigiu ao Fórum de justiça Dr. Norton Cesar Pinho, onde funciona a única unidade jurisdicional da comarca. Lá, conheceu as instalações e conversou com servidores e com a juíza Jacinta Silva dos Santos. Durante a visita, salientou a relevância de se fortalecer as estruturas judiciais em áreas de difícil acesso.

Durante à tarde, a equipe da CGJ retornou à Tabatinga, município que está servindo como sede provisória da Corregedoria. Ao longo desta semana, o corregedor e a equipe da CGJ visitarão as outras comarcas que compõem o Alto Solimões: Santo Antônio do Içá, Amaturá, São Paulo de Olivença e Tonantins.

 

#PraTodosVerem: Na imagem principal da matéria, o corregedor-geral de justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes (5º da esquerda para a direita), posa para fotografia em frente ao Fórum de justiça Dr. Norton Cesar Pinho, de Atalaia do Norte, junto com a juíza da Comarca, magistrada Jacinta Silva dos Santos (à direita dele) e demais representantes dos poderes e daquela unidade judiciária.

 

Texto: Acyane do Valle CGJ/AM
Fotos: Chico Batata | TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:AmaturáAtalaia do NorteSanto Antônio do IçáSão Paulo de OlivençaTabatingaTonantins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Assembleia Legislativa do Amazonas reúne com dirigentes da UEA para adequação da Lei de Cotas
Próximo artigo Deputado apresenta PL que institui o selo Empresa Parceira do Meio Ambiente no Amazonas

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?