O evento presencial será o primeiro realizado pela Escola a convidar representantes de todas as comarcas do Estado.
A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Ejud/TJAM) vai reunir nos dias 24 e 25 de julho (segunda-feira e terça-feira) representantes das comarcas do interior do Estado do Amazonas no “Encontro de Diretores de Secretaria e Escrivães de Varas de Primeira Entrância”.
O evento objetiva promover a troca de informações e experiências entre esses gestores, além de oferecer capacitação em temas relevantes às comarcas do interior.
A expectativa da organização do evento é oportunizar a identificação das semelhanças e das peculiaridades entre essas comarcas, a fim de melhor promover ações da Escola junto a elas.
A participação no evento é exclusiva para os servidores e servidoras indicados como representantes das Varas, a partir do convite feito em maio pela Ejud.
A presidência do TJAM foi responsável por viabilizar o deslocamento e hospedagem para os servidores e servidoras que vão participar do evento que é o primeiro promovido pela Escola Judicial a convidar representantes de todas as comarcas do Estado.
O encontro faz parte do projeto de interiorização da Escola Judicial que é uma das frentes de atuação principais para 2023. O desembargador Cezar Bandiera, diretor da EJUD, considera o projeto de alta relevância para o TJAM, uma vez que valoriza aqueles servidores e servidoras que nem sempre podem estar presentes nos eventos realizados na capital.
Ejud nas comarcas do interior
As Comarcas de Nova Olinda do Norte (distante 134 km de Manaus) e Autazes (distante 113 km de Manaus) receberam na última semana, de 10 a 14 de julho, as atividades do Programa de Interiorização da Escola Judicial do TJAM.
Seguindo o cronograma das outras visitas, foram ministradas as palestras: “Consolidação de Gestão Cartorária e o Plano de Unificação dos Atos das Secretarias de Primeira Entrância”, pelo servidor Reginaldo Gonçalves, especialista em Direito Processual; “LGPD, Segurança da Informação e Inovação”, pelo mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação, Alceir Amorim; e “Conhecimentos aplicados às comarcas de Entrância Inicial: Direito Penal e Processual Penal”, pelo especialista em Direito Penal e mestrando em Segurança Pública Rafael Santos.
Ao todo, foram capacitados nesta etapa, 22 servidores e servidoras, sendo 7 na Comarca de Nova Olinda do Norte e 15 na Comarca de Autazes.
Nesse segundo semestre de 2023, a Ejud planeja visitar outras oito comarcas, levando capacitação relacionada às necessidades locais.
Texto: Igor Braga e Nicolle Brito
Arte: igor Braga
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected],
(92) 2129-6771 / 993160660