Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ejud e Nupemec realizam curso de “Comunicação Não Violenta e Habilidades Emocionais”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Ejud e Nupemec realizam curso de “Comunicação Não Violenta e Habilidades Emocionais”
Judiciário

Ejud e Nupemec realizam curso de “Comunicação Não Violenta e Habilidades Emocionais”

2 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A formação marcou o início do calendário letivo da escola Judicial para 2024.


 

O Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), por meio da escola Judicial (Ejud) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de justiça do Amazonas (Nupemec), realizaram nesta semana (de 15 e 18/01), o primeiro curso do semestre letivo de 2024, que abordou a temática “Comunicação Não Violenta e Habilidades Emocionais”.

Com um total de 20 horas-aula, o curso foi destinado para servidores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (Cejusc-Famílias), sendo ministrado pelos magistrados Laryssa Angélica Copack Muniz e Rodrigo Rodrigues Dias, do Tribunal de justiça do Paraná (TJPR), na sala de aula localizada no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de justiça, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade.

O magistrado do TJAM Gildo Alves de Carvalho Filho, coordenador do Cejusc Famílias, explicou que, durante a formação, os alunos aprenderam a utilizar ferramentas adequadas para a resolução de conflitos e que possam incentivar uma postura empática no tratamento com os usuários da justiça.

“Acreditamos que a comunicação não violenta é uma ferramenta essencial para a resolução de conflitos de forma pacífica e harmoniosa. Ela nos ensina a nos comunicarmos e expressarmos nossas necessidades e sentimentos de forma assertiva, a ouvirmos o outro com atenção e a construirmos soluções colaborativas, o que é fundamental dentro das práticas de conciliação e mediação”, disse o juiz Gildo Carvalho.

Para o diretor da Ejud, o desembargador Cezar Bandiera, o curso se faz imprescindível para melhor atender as necessidades daqueles que buscam o Poder Judiciário, uma vez que “somos o primeiro contato que eles têm”. O desembargador reiterou que é a missão da Ejud, “oferecer a capacitação, atualização e aprimoração do quadro de servidores do Poder Judiciário do Amazonas e de outras instituições parceiras, de maneira contínua, visando a prestar uma jurisdição mais acessível e igualitária à sociedade”.

Workshop

Como parte da atividade de formação em Comunicação Não Violenta, a Ejud e o Nupemec ofertaram um workshop sobre a temática na quarta-feira (17), aberto para todos os servidores e servidoras, estagiários e estagiárias do TJAM. A ação formativa aconteceu no Auditório do Fórum Cível Des. Euza Maria Naice de Vasconcellos, situado no bairro São Francisco, zona Centro-Sul da cidade, durante o período da manhã e contou com a participação de 72 pessoas.

Formadores

Laryssa Angélica Copack Muniz é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é juíza de Direito da 1.ª Vara Criminal da Comarca de Ponta Grossa – Paraná; juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Ponta Grossa. Membro da Comissão Estadual de justiça Restaurativa do Tribunal de justiça do Paraná; professora formadora da escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam), na cadeira de justiça Restaurativa. Instrutora e facilitadora de Círculos de Paz, pela Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Membro da Comissão de justiça Restaurativa do Conselho Nacional de justiça (CNJ), que elaborou a minuta da Resolução 225/2016.

Rodrigo Rodrigues Dias é doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Juiz de Direito titular da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Toledo/PR e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da mesma Comarca. Juiz coordenador da Sétima Coordenadoria da Infância e da Juventude; membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) nas gestões 2017/2018 e 2019/2020; instrutor de Mediação e conciliação Judicial pelo CNJ; instrutor de Práticas Restaurativas, Círculos de construção de Paz, pelo Nupemec; formador de formadores pela Enfam e professor universitário em nível de graduação e pós-graduação, do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG) e da escola da Magistratura do Paraná. Presidente do Fórum Estadual dos Juízes da Infância e da Juventude do Paraná, nas gestões 2019/2021 e 2021/2023. Coordenador Estadual da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude, além de integrar as comissões científicas do Fórum Nacional da justiça Juvenil e do Fórum Nacional da justiça Protetiva.

 

Confira o álbum de fotos do curso da Ejud AQUI

 

#PraTodosVerem: A imagem principal que ilustra a matéria mostra os participantes do curso posando para foto o diretor da Ejud, desembargador Cezar Bandiera, o juiz Gildo Alves, coordenador do Cejusc/TJAM e os instrutores da formação, os magistrados Laryssa Angélica Copack Muniz e Rodrigo Rodrigues Dias.

 

Texto: Elisângela Araújo | Ejud
Fotos: Nicolle Brito e Chico Batata

  

 

 

 

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior TCE-AM retorna com sessões de julgamentos do Tribunal Pleno na próxima terça (23)
Próximo artigo Janeiro Branco: Leis produzidas pela Assembleia Legislativa do Amazonas chamam atenção para a saúde mental

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?