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Lendo: Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM investe em “multa moral” para sensibilizar motoristas a não estacionarem nas vagas preferenciais dos fóruns
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Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM investe em “multa moral” para sensibilizar motoristas a não estacionarem nas vagas preferenciais dos fóruns
TJAM

Divisão de Serviço Social e Acessibilidade do TJAM investe em “multa moral” para sensibilizar motoristas a não estacionarem nas vagas preferenciais dos fóruns

3 anos atrás
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4 Min Lidos

A multa moral tem apenas o caráter educativo sobre as vagas preferenciais; não há nenhuma cobrança financeira.


 

A Divisão de serviço social e acessibilidade do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) está reforçando a orientação sobre a importância do respeito às vagas destinadas a idosos e a pessoas com deficiência, demarcadas nas áreas de estacionamento dos Fóruns de justiça em Manaus. Nos casos em que são identificados veículos sem a devida credencial ocupando esses espaços, tem sido feita a aplicação da multa moral aos motoristas que não têm direito às vagas.

A equipe da Divisão vem intensificando nas últimas semanas a verificação da utilização irregular de vagas preferenciais – destinadas a idosos, gestantes e PCDs/Transtorno do Espectro Autista (TEA) – nos estacionamentos dos fóruns e aplicando a multa moral aos donos dos veículos. Esse controle está ocorrendo duas vezes por semana, alternando os fóruns. No período de 7 a 11 de março, a equipe esteve no estacionamento do edifício Desembargador Arnoldo Péres (sede do TJAM) e aplicou oito multas morais.

Os carros sem a credencial especial receberam um cartaz, colocado no vidro com a indicação do tipo de irregularidade cometida. Não é realizada nenhuma cobrança financeira, a multa moral tem somente o caráter educativo, algo simbólico, mas que busca promover a conscientização. Quando a vaga especial é utilizada de forma irregular, mesmo que seja por pouco tempo, isso traz vários transtornos à pessoa que realmente precisa dela, o idoso, a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

A ação também permite que a equipe da Divisão de serviço social e acessibilidade verifique a necessidade de credenciais pelos servidores (as) e magistrados (as) do Judiciário.

A multa moral também contém os contatos com a equipe, caso a pessoa necessite retirar ou renovar a credencial de estacionamento especial. Os interessados podem também se dirigir à Divisão de serviço social, que funciona no 5.° andar do Fórum Ministro Henoch Reis, setor 1, com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e o requerimento do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) para utilização de vaga especial/preferencial devidamente preenchido.

Para a segunda via é necessário levar também a credencial antiga, que será devolvida pelo serviço social ao IMMU. A nova via de estacionamento leva de três a cinco dias para ficar pronta. Outras informações podem ser obtidas pelo número (92) 3303-5042 ou e-mail: [email protected].

Direito

Estacionamento especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a pessoas com deficiência.

O TJAM possui vagas preferenciais distribuídas em todos os Fóruns de justiça na capital e também em unidades administrativas que funcionam de forma descentralizadas, sendo dez vagas sinalizadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 24 vagas destinadas a PCD’s, 32 destinadas a estacionamento de carros para idosos e seis para gestantes.

As vagas destinadas às pessoas com TEA começaram a ser aplicadas nos fóruns da capital no último mês de fevereiro, em atendimento à Lei Federal n.° 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

#PraCegover: Na foto aparece um dos carros sem a credencial especial que receberam um cartaz, colocado no vidro, com a indicação do tipo de irregularidade cometida.

 

 

Sandra Bezerra

Foto: Acervo da Divisão de serviço social

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

Tags:Manaus
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