Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Diretor jurídico do TCE-AM participa de encontro sobre o tema ‘Direito e Tecnologia’, no TJAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Diretor jurídico do TCE-AM participa de encontro sobre o tema ‘Direito e Tecnologia’, no TJAM
Judiciário

Diretor jurídico do TCE-AM participa de encontro sobre o tema ‘Direito e Tecnologia’, no TJAM

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

O diretor jurídico do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Daniel Gerhard, participou do encontro ‘Direito e Tecnologia’, realizado no auditório do Centro Administrativo do Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM), na tarde desta terça-feira (22). O evento foi coordenado pela escola Superior da Magistratura do TJAM (Esman) e reuniu profissionais das áreas jurídicas e de tecnologia para discutir temas relacionados à interseção entre direito e tecnologia.

Abordando o tema “A relação entre direito, argumento e tecnologia na sociedade do risco”, Gerhard aprofundou as complexidades que envolvem a crescente influência da tecnologia no campo jurídico e administrativo.

“Encontros com esse são fundamentais para discutir as complexidades da interseção entre direito e tecnologia na sociedade atual. Esses debates são essenciais para garantir que nosso sistema jurídico esteja preparado para enfrentar os desafios em constante evolução. Agradeço à Esman e a todos os envolvidos por promoverem essas discussões construtivas”, destacou o diretor jurídico da Corte de Contas, Daniel Gerhard, sobre sua participação.

Ao abordar questões relacionadas à regulação e previsibilidade, Gerhard destacou como as sociedades ao longo da história buscaram lidar com a incerteza e a necessidade de prever eventos futuros. Ele observou que o conceito de sociedade do risco, proposto por Ulrich Beck, desempenha um papel central na organização dinâmica da sociedade moderna.

A sociedade do risco, explicou Gerhard, é caracterizada por riscos globalizados, tecnológicos e pela incerteza em relação ao futuro. Ele exemplificou como a globalização dos riscos afeta questões como a pandemia, que transcendem fronteiras e exigem respostas globais.

Além disso, Gerhard abordou o papel da tecnologia na criação de riscos imprevisíveis. Ele mencionou como a publicidade direcionada e a influência das mídias sociais podem afetar o comportamento do consumidor e a tomada de decisões.

No contexto jurídico, Gerhard enfatizou a importância do argumento jurídico como uma ferramenta lógica e persuasiva para justificar, sustentar e defender posições legais. Ele destacou que, apesar dos avanços na inteligência artificial, a capacidade de argumentação humana ainda é insubstituível devido à complexidade das interações humanas e da linguagem.

O evento também contou com a participação de sumidades nas áreas de direito e de tecnologia, entre eles o jurista Tercio Sampaio Ferraz Júnior, professor titular aposentado do Departamento de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, entre outros.

Tags:Estado do Amazonasinteligência artificialJustiçaTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Atletas de MMA participam de reunião de planejamento para ações junto ao Projeto Formando Campeões
Próximo artigo Deputado Delegado Péricles critica segurança pública do Amazonas após o Estado aparecer entre os menos seguros para se viver

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?