Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desembargadora Nélia Caminha conclui sua gestão à frente da Corregedoria de Justiça inaugurando a Primeira Galeria de Corregedores do TJAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Desembargadora Nélia Caminha conclui sua gestão à frente da Corregedoria de Justiça inaugurando a Primeira Galeria de Corregedores do TJAM
TJAM

Desembargadora Nélia Caminha conclui sua gestão à frente da Corregedoria de Justiça inaugurando a Primeira Galeria de Corregedores do TJAM

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Galeria estará em exposição permanente no antigo Palácio da Justiça (centro de Manaus) e foi projetada para valorizar e preservar a Memória histórica do Poder Judiciário do Amazonas.


O Poder Judiciário Estadual, em uma iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), inaugurou nesta sexta-feira (01/07) a primeira Galeria de Corregedores-Gerais de Justiça do Estado do Amazonas.

Instalada no Museu do Judiciário do Amazonas (antigo Centro Cultural Palácio da Justiça), no Centro de Manaus, a Galeria estará em exposição permanente e foi projetada, sobretudo, para valorizar e preservar a memória histórica do Estado do Amazonas e para destacar, igualmente, a História e trajetória do Poder Judiciário Estadual.

O evento de inauguração foi conduzido pela corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, cuja gestão encerra-se na próxima segunda-feira (4). Em discurso durante a solenidade, a magistrada frisou que a Galeria de Corregedores foi projetada para homenagear pessoas que tiveram a importante e honrosa missão de atuar no controle, na vigilância, supervisão e fiscalização disciplinar dos serviços judiciários e extrajudiciais do Amazonas.

A desembargadora Nélia Caminha frisou que a Galeria é fruto de um rigoroso trabalho de pesquisa e busca destacar a atuação daqueles que muito contribuíram com o Poder Judiciário e, consequentemente, com a sociedade.

“Ao inaugurar este espaço, como um dos últimos atos de nossa administração na titularidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, buscamos reconhecer o empenho e a trajetória de cada Corregedor e Corregedora-Geral de Justiça do Amazonas, bem como eternizar sua contribuição pública para com a sociedade. A Galeria também foi organizada para destacar e homenagear magistrados e magistradas que tiveram, como nós, a importante e honrosa missão de exercer a titularidade da prestigiosa Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas e atuar na condução dos trabalhos de controle, vigilância, supervisão e fiscalização disciplinar dos serviços judiciários e extrajudiciais do Amazonas. Esta missão, ora abraçada pelos Corregedores-Gerais de Justiça, é árdua porém digna de reconhecimento, por zelar pela excelência da prestação jurisdicional e pela boa conduta dos magistrados e do segmento extrajudicial”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha.

A solenidade de inauguração do espaço contou com a presença dos desembargadores ex-corregedores de Justiça do Amazonas: Lafayette Carneiro Vieira Júnior, Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; além dos desembargadores aposentados, que também exerceram a titularidade da Corregedoria de Justiça: Manuel Neuzimar Pinheiro e Lafayette Carneiro Vieira.

Também prestigiaram a solenidade de inauguração os desembargadores e desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis, Maria das Graças Pessoa Figueiredo; Vânia Maria Marques Marinho, Joana dos Santos Meirelles, Onilza Abreu Gerth e Délcio Luís Santos.

Galeria

A Galeria ficará em exposição permanente no 1.º andar do Museu do Judiciário do Amazonas – antigo Centro Cultural Palácio da Justiça – e evidencia, em 52 fotografias, as personalidades que, desde o ano de 1948, exerceram a titularidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.

Pela importância do resgate histórico da Memória do Poder Judiciário Estadual, a Galeria dos Corregedores de Justiça incrementa o acervo do Museu do Judiciário do Amazonas, que foi inaugurado em agosto do ano de 2021 e que integra o Cadastro Nacional de Museus (CNM), para produção de conhecimentos e informações sistematizadas sobre o setor museológico brasileiro em toda sua diversidade.

O evento de inauguração também marca, de forma simbólica, a conclusão dos trabalhos da atual gestão da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, que compreendeu o período de julho de 2020 a julho de 2022, sob a titularidade da desembargadora Nélia Caminha Jorge e que será exercida pelo desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro, a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de Julho de 2022.

 

 

Afonso Júnior (CGJ/AM)
Fotos: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida reforça retorno do ponto de vacinação contra Covid-19 no Studio 5
Próximo artigo Eduardo Assis homenageia professor e advogado renomado no Amazonas, Aniello Aufiero

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?