Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Desembargadora Luiza Cristina Marques comanda primeira reunião à frente da supervisão do GMF/TJAM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Desembargadora Luiza Cristina Marques comanda primeira reunião à frente da supervisão do GMF/TJAM
Judiciário

Desembargadora Luiza Cristina Marques comanda primeira reunião à frente da supervisão do GMF/TJAM

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos
Luiza Cristina Marques

Luiza Cristina Marques

A magistrada deu boas-vindas aos integrantes do Grupo e ressaltou a importância da missão no cumprimento das atribuições previstas na Resolução n.º 214/2015 do Conselho Nacional de Justiça, que criou os GMFs no âmbito dos Tribunais de Justiça.


GMFtjam3

GMFtjam2

GMFtjam4A desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques comandou na quarta-feira (18/1) a sua primeira reunião à frente da supervisão do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Amazonas (GMF/TJAM). Na reunião, ocorrida no Fórum Ministro Henoch Reis, a magistrada deu boas-vindas aos integrantes do colegiado e ressaltou a importância do cumprimento das atribuições do Grupo, previstas na Resolução n.º 214/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que criou os GMFs, além das ações do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD) e das metas para a conquista do “Selo Diamante” no Prêmio CNJ de Qualidade.

Publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe/TJAM) do dia 12 deste mês de janeiro, a Portaria n.º 145/2023, assinada pela presidente do Poder Judiciário do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge, trata da nova composição do GMF/TJAM, que sob a supervisão da desembargadora Luiza Cristina, ampliou o número de magistrados, magistradas e servidores, passando a contar com a juíza-coordenadora Ana Paula de Medeiros Braga; com os juízes-colaboradores Luís Cláudio Cabral Chaves, Glen Hudson Paulain Machado, Sabrina Cumba Ferreira, Andrea Jane Silva de Medeiros, James Oliveira dos Santos, Saulo Góes Pinto, Larissa Padilha Roriz Penna, Edson Rosas Neto e Rômulo Garcia Barros Silva.

Os servidores Maria do Céu Teodora Viana, Francisca Barbosa Gomes, Inara Luzia Moraes de Souza, Tecla Auip Caddah, Mirian Falcão da Silveira Rolim, Jaime Pires da Costa Júnior, Adriel Saraiva Sarkis, Marcello Phellipe Aguiar Martins, Raphael Guidão Marques, Denise Neves Cordovil Martins, Daniel Kleber Santos de Freitas, Izandro Augusto Cohen da Silva e Adams Pascarelli Rebouças Júnior completam a composição do GMF/TJAM.

Durante a reunião, a coordenadora estadual do ‘Programa Fazendo Justiça (CNJ/FAJU)’, Luanna Marley, apresentou as ações gerais contidas no Plano Executivo Estadual para o Amazonas, a ser desenvolvido pelo GMF com o auxílio técnico do programa. Haverá planejamentos específicos para as ações de 2023 voltadas para o socioeducativo, a audiência de custódia, as alternativas penais, a prevenção e o combate à tortura, políticas para pessoas egressas no sistema prisional e políticas de execução penal.

Atribuições

Os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário consistem em estruturas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis, dentre outras atribuições, pela monitoração e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas em âmbito local.

Os GMFs foram instituídos pela Resolução n.º 96/2009 do CNJ e, posteriormente, a edição pelo órgão da Resolução n.º 214/2015 e da Resolução n.º 368/2021 promoveu o fortalecimento e a consolidação de escopo amplo de atuação dos GMFs, inclusive com a instituição dessas unidades institucionais no âmbito dos Tribunais Regionais Federais, visando a uma capilarização eficiente das atividades do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça.

Os GMFs têm papel fundamental na execução de novas políticas judiciárias destinadas à transformação do sistema prisional e do sistema socioeducativo. Nesse sentido, o CNJ promoveu, em 2015 e em 2019, dois encontros de coordenação com tais unidades (1.º e 2.º Encontro Nacional dos GMFs), sendo o primeiro definidor para a estruturação do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU). O 2.º Encontro Nacional dos GMFs, por sua vez, objetivou firmar novo ciclo de pactuações concernentes ao Programa Fazendo Justiça (antes Justiça Presente) – parceria entre CNJ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Departamento Penitenciário Nacional (antigo Depen, agora Secretaria Nacional de Políticas Penais) – , que tem como objetivo enfrentar o “estado de coisas inconstitucionais” no sistema prisional brasileiro e no socioeducativo, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal, na ADPF 347.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a desembargadora Luiza Cristina concedendo entrevista. Ela usa um vestido preto com pequenos detalhes brancos e está diante de uma câmera de TV, falando a um jornalista que também grava a conversa em um celular.

Paulo André Nunes

Foto 1: Raphael Alves – 29/11//2022

Fotos 2, 3 e 4:  Acervo do GMF/TJAM

Foto: Raphael Alves / 08/03/2022

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Fiscalizaçãomanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20191022141504477 768x511 1 Veículos poderão ser cobertos pelo seguro
Próximo artigo WhatsApp Image 2023 01 21 at 09.31.19 Representantes do serviço social e de psicologia do Amazonas

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?