Descarte irregular de lixo obstruiu a drenagem e provocou o desabamento de parte da mureta e calçada na avenida Brasil, Compensa.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf), atuou nesta terça-feira, 20/1, de forma emergencial na avenida Brasil, no bairro Compensa, zona Oeste, após o desabamento de parte da mureta e da calçada do igarapé da área, causado pela grande quantidade de lixo descartado de forma irregular. Equipes técnicas da Seminf, com apoio de máquinas pesadas, iniciaram os trabalhos nas primeiras horas do dia para conter os danos, garantir a segurança da via e restabelecer o funcionamento do sistema de drenagem.
Ação emergencial e responsabilidade
O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, afirmou que a causa direta do incidente foi o descarte irregular de lixo e ressaltou que a prática traz prejuízos à população. “Estamos falando de um problema sério e recorrente. Não é apenas uma sacola ou uma garrafa jogada na rua, mas uma atitude que se transforma em transtorno para todos. O lixo descartado de forma irregular entope a drenagem, provoca alagamentos, rompe estruturas e coloca vidas em risco. A gestão do prefeito David Almeida está todos os dias nas ruas, trabalhando com rapidez e eficiência para resolver essas situações, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte. Cuidar da cidade é uma responsabilidade coletiva”, disse Renato Junior.
Vistoria técnica e causas identificadas
Durante a inspeção na tubulação, coordenada pelo engenheiro da Seminf, Ítalo Oliveira, foi constatada a ocupação indevida da REDE de drenagem e grande volume de resíduos. Segundo o engenheiro, uma das linhas de drenagem foi vedada e utilizada de forma irregular, inclusive com a presença de mobília no interior da tubulação. A caixa coletora estava completamente obstruída pelo excesso de lixo nas vias públicas, o que impediu o escoamento da água e acabou provocando o desabamento. “Recebemos a determinação imediata do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Junior para resolver a situação com urgência”, explicou Ítalo Oliveira.
Serviços em execução e próximas etapas
As equipes da Seminf seguem trabalhando na escavação e na limpeza completa da área. Estão sendo removidos os tubos danificados e implantada nova tubulação. Na sequência, serão executados serviços de encabeçamento em rip-rap, aterro e reconstrução da calçada, com o objetivo de recuperar totalmente a via e o sistema de drenagem.
A Prefeitura de Manaus reforça que o descarte irregular de lixo nas ruas impacta diretamente a infraestrutura da cidade, obstrui a drenagem, causa alagamentos e coloca em risco a segurança da população. Pequenas atitudes como destinar corretamente os resíduos contribuem para a manutenção da cidade.
Texto – Rayana Coutinho/ Seminf
Fotos – Márcio Melo/ Seminf
Assuntos nesse artigo:
#descarteirregulardedelixo, #avenidabrasil, #compensa, #zonaoeste, #Manaus, #Seminf, #prefeiturademanaus, #renatojunior, #davidalmeida, #drenagem, #desabamento, #mureta, #calcada, #igarape, #limpeza, #tubulacao, #engenheiro, #italooliveira, #maquinaspesadas, #riprap


