Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Da denúncia à fiscalização em rua, Prefeitura de Manaus usa fluxo técnico e leis para ordenamento urbanístico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Da denúncia à fiscalização em rua, Prefeitura de Manaus usa fluxo técnico e leis para ordenamento urbanístico
Manaus

Da denúncia à fiscalização em rua, Prefeitura de Manaus usa fluxo técnico e leis para ordenamento urbanístico

34 minutos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Do registro feito pelo cidadão até a presença dos fiscais nas ruas, a Prefeitura de Manaus mantém um fluxo técnico e organizado para transformar denúncias em ações efetivas de fiscalização urbana. Por meio do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), irregularidades como obras sem licença, obstrução de calçadas e uso inadequado de espaços públicos são apuradas com base no Plano Diretor, cruzamento de dados e atuação diária das equipes.

O processo começa com a denúncia, que PODE ser feita por telefone, e-mail, presencialmente ou até de forma anônima, e segue por etapas internas de análise, mapeamento e formalização, garantindo que cada demanda seja corretamente encaminhada e acompanhada. As denúncias podem ser feitas inclusive de forma anônima, garantindo sigilo ao denunciante.

O objetivo é assegurar o ordenamento da cidade, o cumprimento da legislação urbanística e o direito coletivo ao uso adequado dos espaços urbanos.

Ao receber a denúncia, a equipe técnica realiza a análise inicial para verificar se a demanda é de competência do órgão. Sendo confirmada essa responsabilidade, são coletadas informações essenciais para instruir o processo, como endereço, natureza da denúncia e pontos de referência. Em seguida, os dados passam por análise no sistema de geoprocessamento, que funciona como um mapa digital e permite identificar a localização exata do imóvel, além de verificar a existência de áreas de risco ou outros fatores relevantes.

Em situações específicas, como denúncias de construções irregulares recebidas por e-mail, também PODE ser utilizada a conferência por meio do Google Maps, a fim de confirmar a localização informada.

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas pelo número do Disque denúncia, pelo 3673-9305 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos), ou pelo 161 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h), ou pelo e-mail [email protected].

Formalização

Após essa etapa, a denúncia é formalizada no Sistema de Fiscalização Urbana (FU), onde é gerado um número de processo. Esse número é informado ao denunciante, possibilitando o acompanhamento do andamento da demanda junto ao órgão responsável.

Conforme explica a ouvidora suplente e responsável pelo Disque-denúncia, Dorinha Abreu, nem todas as denúncias são de competência direta do Implurb. “Quando a denúncia envolve questões que não são de competência direta do órgão, o caso é analisado para identificar possíveis áreas de risco ou outros fatores relevantes. A partir desse enquadramento, o denunciante é informado sobre qual órgão é responsável pelo atendimento da demanda e recebe todas as orientações e contatos necessários para acompanhar o andamento do caso”, destacou.

Com o processo formalizado, os pedidos são encaminhados à Divisão de Controle, que tem a Gerência de fiscalização de obras (GFO) e a Gerência de Fiscalização de Postura (GFP).

O setor organiza rotas de fiscalização, normalmente com aproximadamente sete processos por zona da cidade, que são distribuídos entre duplas de fiscais. As equipes vão a campo para verificar se a denúncia procede. Caso a irregularidade seja confirmada, os fiscais fazem as ações de notificação a embargo, por exemplo, orientando o proprietário ou responsável técnico a comparecer ao Implurb para receber o Termo de Comparecimento.

O termo estabelece um prazo para que o responsável providencie a regularização da obra junto ao órgão. O documento determina que a construção deve permanecer paralisada, sob pena de novas ações fiscalizatórias, conforme estabelece o artigo 38 e seus incisos da Lei Complementar nº 003/2014. Quando o notificado apresentar carta de defesa, solicita dilação de prazo ou possui multa a ser analisada, o processo é encaminhado à Diretoria de Operações (Diop), por meio da área jurídica, para a devida análise técnica e legal.

A chefe da Dicon, arquiteta e urbanista Maria Aparecida Froz, reforça a importância da regularização das obras e do cumprimento da legislação urbanística. “Recomendamos que todos os contribuintes, juntamente com os profissionais habilitados que atuam na cidade de Manaus, compareçam aos órgãos licenciadores para a devida aprovação de suas obras”, ressaltou.

Descumprimento

Caso a obra continue, mesmo após notificação e embargo, as equipes de fiscalização retornam ao local para aplicação de multa e interdição da construção. Persistindo a irregularidade, PODE ser feita a ação de apreensão de ferramentas, realizada de forma conjunta com secretarias parceiras, garantindo a segurança dos servidores durante a operação.

— — —

Texto – Yasmin Ferreira/Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb

Tags:capaDavid AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Bondade que Me Segue: Viver com Consciência da Graça Diária
Próximo artigo Semig entrega 6 toneladas de calcário em Itacoatiara e reforça combate às queimadas e ao desmatamento

Mais notícias desta categoria

Candidatos podem consultar locais de provas da Semmas e CGM

14 minutos atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica em vias da zona Leste e recupera trechos no Coroado

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na zona Leste para melhorar trafegabilidade nas vias

15 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica obras no Novo Aleixo com drenagem profunda e manutenção asfáltica na rua 79

18 horas atrás

Inteligência artificial como apoio emocional pode aumentar isolamento e agravar transtornos, alerta Semsa em Manaus

18 horas atrás

Fórum Fiscal reúne servidores da Semef para capacitação sobre a Reforma Tributária e modernização da administração tributária municipal

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz limpeza terminal t7 e manutenção no Terminal de Integração 7 em Tarumã

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na avenida Duque de Caxias para melhorar trafegabilidade

20 horas atrás

Manaus registra aumento de 65,3% no licenciamento de engenhos publicitários e mais fiscalizações em 2025

20 horas atrás

Fiscalização da Prefeitura de Manaus remove motocicletas estacionadas irregularmente na zona Centro-Sul

20 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza concursos públicos da CGM e Semmas com 65 vagas e 18 mil inscritos

20 horas atrás

Operação fiscaliza transporte público Manaus em 2025 e registra 304 autos de infração e 131 apreensões

20 horas atrás
Manaus reforça alfabetização na idade certa e recomposição da aprendizagem com políticas integradas
Comissão do sistema de licenciamento da Prefeitura de Manaus tem alta de 11% nas análises de 2025
CTPCU do Implurb amplia em 11,6% análises de processos de planejamento urbano em Manaus em 2025
Dilamar Moreira de Oliveira
Morte da servidora Dilamar Moreira de Oliveira aos 58 anos é comunicada pela Seminf em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?