Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cosama realiza diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água de Presidente Figueiredo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Cosama realiza diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água de Presidente Figueiredo
Governo do Amazonas

Cosama realiza diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água de Presidente Figueiredo

12 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A visita visa apoio técnico ao município por meio da Companhia

Foto: Divulgação/Cosama

O Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), enviou uma equipe técnica ao município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) para realizar um diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água da cidade, com a finalidade de levantar dados específicos da área operacional para elaboração de um relatório técnico.

A equipe composta por dois engenheiros e uma analista química da diretoria de operações, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Presidente Figueiredo, realizaram inspeções técnicas para diagnosticar as condições de uso e estado de conservação das suas partes constituintes, compreendendo os processos de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição de água.

O sistema de captação de água do município é misto, parte é abastecido por manancial de superfície (fonte) e outra parte por poços tubulares. O manancial de superfície do município é um afloramento de uma nascente nomeada de Estação Santa Cláudia. Atualmente, na área urbana, o município possui três poços de captação (Estação Andorinha, Estação Curió e Estação Residencial Galo da Serra II). O SAAE também abastece mais duas comunidades próximas ao município, Comunidade Maroaga, bastecida por dois poços, e Comunidade Nova Aliança, abastecida por uma fonte.

Foto: Divulgação/Cosama

Segundo a engenheira civil e sanitarista Juciana Pontes, a visita acontece para prestar um apoio técnico ao município no fornecimento de água, após solicitação da prefeitura municipal ao Governo do Estado, por meio da Casa Civil.

“Saímos pelos bairros para conhecer e entender como é feita a distribuição de água na cidade, onde visitamos todas as áreas necessárias para que, através desse levantamento, a gente consiga ter um diagnóstico se aquela reservação atende às demandas de cada local, e o que podemos fazer para trazer melhorias, ajustar e entregar a melhor opção para a população por meio da qualidade de água”, explicou Juciana Pontes. A equipe está elaborando um relatório que será apresentado à Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo.

O post Cosama realiza diagnóstico situacional do sistema de abastecimento de água de Presidente Figueiredo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasManausPresidente Figueiredo
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Aprendizado divertido: 4ª Feira de Matemática da CDE 2 promove intercâmbio educacional nas exatas
Próximo artigo Governador Wilson Lima anuncia reajustes para servidores da saúde do Governo do Estado

Mais notícias desta categoria

Saúde AM Digital: Destaques do Encontro Estratégico do SUS

56 minutos atrás

Corrida Rocam Kids e a 2ª Meia Maratona da Rocam estão com inscrições abertas

56 minutos atrás

Quadrilhas de duelo e danças regionais são destaques na sexta noite de apresentações do Festival Folclórico do Amazonas

56 minutos atrás

Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

57 minutos atrás

Concurso Miss Barbie celebra diversidade e realiza sonhos no Palacete Provincial

3 horas atrás

Em Boca do Acre, agricultores familiares e pescadores artesanais demandam R$ 552,6 mil em crédito rural

3 horas atrás

Limpa Crédito: Afeam intensifica ações de liquidação e renegociação em Itapiranga, Silves, Jutaí e Fonte Boa

3 horas atrás

Secretaria de Educação convoca mais 114 candidatos do PSS para atuação no interior do Amazonas

17 horas atrás

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

21 horas atrás

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

21 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

21 horas atrás

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

21 horas atrás

Projeto Mais Vida realiza mais de 200 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

Detran-AM realiza ação educativa na Ponta Negra para conscientizar sobre os riscos no trânsito

Festival Folclórico do Amazonas: Celebrações Encantadoras

Adaf divulga resultado de seleção para contratação de empresa de produção e organização de eventos

Plano de Regularização Ambiental em Apuí – Sustentabilidade em Foco

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?