Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Corregedoria participa de reunião sobre ações para emissão de documentação civil às populações indígenas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Corregedoria participa de reunião sobre ações para emissão de documentação civil às populações indígenas
Judiciário

Corregedoria participa de reunião sobre ações para emissão de documentação civil às populações indígenas

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

As atividades serão desenvolvidas ao longo de 2024 e envolverão diversos órgãos em todos os estados.


 

O juiz-corregedor Rafael Cró, da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM), representou o órgão correcional do Judiciário estadual na reunião com integrantes da Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas (Seart/MPI), realizada na manhã de quinta-feira (18/1), com a finalidade de discutir o planejamento de ações itinerantes ao longo deste ano voltadas à emissão de documentação civil a este grupo populacional.

Durante o encontro, foram discutidas outras pautas, incluindo a promoção do Seminário Nacional de Documentação Civil para Povos Indígenas, que deverá acontecer ainda no primeiro semestre do ano. A reunião ocorreu por meio híbrido, com parte dos representantes das instituições e órgãos convidados participando presencialmente e os demais, por videoconferência.

De acordo com o juiz-corregedor da CGJ/AM Rafael Cró, um dos objetivos foi de também debater questões que levem à melhoria e ao aprimoramento do fluxo de expedição da documentação básica das populações indígenas, como a emissão da certidão de nascimento, RG/CPF e outros documentos. Além da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas, também participaram da reunião de quinta os representantes do Conselho Nacional de justiça (CNJ), da Secretaria Nacional de Promoção e defesa dos direitos Humanos do MDHC, defensoria pública da UNIÃO (DPU), defensoria pública do Estado do Amazonas (DPE/AM) – Região de São Gabriel da Cachoeira, do Cartório Extrajudicial de Barcelos (AM), entre outros parceiros.

A reunião durou um pouco mais de uma hora e, entre os encaminhamentos definidos, estão o levantamento de dados relacionados ao sub-registro civil entre os povos indígenas; a presença de intérpretes nas ações realizadas com essas populações; e participação de órgãos como a Corregedoria Nacional de justiça – que coordena nacionalmente o projeto da Semana do registro civil (Registre-se) – e a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania do Amazonas (SEJUSC/AM).

Para o juiz Rafael Cró, o encontro foi muito produtivo, lembrando que o Amazonas é o estado mais indígena do Brasil e três de seus municípios – Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga – detém o maior percentual do país desse grupo populacional, referindo-se aos dados do último Censo do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), de 2022. Para o magistrado, justamente por isso, o Amazonas requer uma cooperação mais efetiva entre os órgãos de todas as esferas, com um olhar mais atento às demandas indígenas. “É fundamental a presença de representantes das instituições amazonenses para uma maior sintonia e cooperação das ações que beneficiarão os povos indígenas ao longo deste ano, especialmente os que vivem em nosso estado”, pontuou Rafael Cró.

“Registre-se” atuou junto às populações indígenas em 2023

No ano passado, na primeira edição da Semana Nacional do registro civil no Amazonas, o “Registre-se” – ação desenvolvida pelas Corregedorias-Gerais de justiça nos estados, em parceria com diversas instituições e com a coordenação da Corregedoria Nacional, as lideranças indígenas parabenizaram a iniciativa e manifestaram satisfação com os serviços que foram oferecidos pelo projeto em Manaus, no mês de maio.

O “Registre-se” é um projeto da Corregedoria Nacional para combater o sub-registro civil no País, com a emissão da certidão de nascimento às populações socialmente vulneráveis (Provimento n.º 140/2023-CN) – pessoas em situação de rua; povos indígenas; ribeirinhos; refugiados/migrantes –, e, em 2023, movimentou os Tribunais de justiça de todo o País e suas Corregedorias – servidores e magistrados –, além diversos órgãos públicos e entidades. No Amazonas, além da certidão de nascimento (1.ª e 2.ª vias), também houve a inclusão da emissão do RG (já dentro do NOVO padrão do documento – a Carteira de Identificação Nacional); do CPF e título de eleitor; atualização e inclusão no Bolsa Família, dentre outros serviços, totalizando quase 11 mil atendimentos em cinco dias de trabalho na capital. As lideranças indígenas disseram, durante a ação, que a busca por esses documentos não é fácil para os indígenas e que o “Registre-se” os valorizava enquanto cidadãos.

 

 

Texto: Acyane do Valle

Foto: Acervo do Juiz Rafael Cró

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:BarcelosEstado do AmazonasManausSão Gabriel da CachoeiraTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto com novas regras para conselhos tutelares
Próximo artigo Representantes do Amazonas participam de reunião de transição da nova gestão do CCOGE, em Salvador

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?