Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Corregedor-Geral de Justiça realiza visita institucional ao Incra no Amazonas para discutir a regularização fundiária
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Corregedor-Geral de Justiça realiza visita institucional ao Incra no Amazonas para discutir a regularização fundiária
Judiciário

Corregedor-Geral de Justiça realiza visita institucional ao Incra no Amazonas para discutir a regularização fundiária

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 13 de junho de 2023
5 Min Lidos
Compartilhar

A CGJ atua como “mediadora” entre os órgãos, com o objetivo de conscientizar sobre a regularização fundiária e buscar a colaboração dos principais atores nesse processo.


Incra CGJO corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, e demais integrantes do Núcleo de Regularização Fundiária, da Corregedoria (NRF/CGJ-AM), reuniram-se na última segunda-feira (12/6) com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Manaus.

Um dos pontos tratados durante a visita institucional à autarquia federal foi a necessidade de realizar um diagnóstico fundiário do Estado do Amazonas e saber dos procedimentos administrativos pendentes de solução perante o Incra, especialmente em Apuí, município amazonense que já vem trabalhando no processo de regularização de títulos de terra.

A reunião no Incra atende as diretrizes do Programa Permanente de Regularização Fundiária para a Amazônia Legal (Provimento n.º 144/2023, da Corregedoria Nacional de Justiça), que atribui às Corregedorias estaduais a função de definir, coordenar e dar celeridade às medidas relativas à regulação de terras (rurais e urbanas). “A Corregedoria está atuando como um ‘mediador’ entre os órgãos e a sociedade interessada na realização da regularização fundiária. O nosso papel é incentivar o diálogo entre os atores desse processo, conscientizando-os para os benefícios de uma regularização realizada com cuidados, critérios, respeito ao meio ambiente e ao cidadão que precisa e aguarda por esse documento”, explicou o corregedor-geral de Justiça, desembargador Jomar Fernandes, que preside do NRF/CGJ.

Na reunião de segunda-feira, realizada na sede da Superintendência do Incra, na capital amazonense, estavam presentes além do corregedor-geral: o desembargador Abraham Campos Filho, coordenador do NRF/CGJ; o juiz-corregedor auxiliar Áldrin Rodrigues; o chefe de Gabinete da CGJ, Sérgio Amorim; a servidora Luciana Augusto Nasser; o diretor nacional de Governança Fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves; servidores da Superintendência do Incra no Amazonas e representante do cartório extrajudicial de Apuí.

Foco na regularização fundiária

Desde o início do ano que a CGJ/AM já vem trabalhando na discussão dessa temática. Na semana passada, uma equipe da Corregedoria esteve em Apuí, no Sul do estado, e conheceu as ações do Município em relação à regularização fundiária (leia mais clicando aqui: https://www.tjam.jus.br/index.php/cgj-sala-de-imprensa/cgj-noticias/8711-regularizacao-fundiaria-comitiva-da-corregedoria-visita-municipio-de-apui-e-verifica-preparacao-de-titulos-de-terras).

De acordo com o juiz-corregedor auxiliar Áldrin Rodrigues, que fez parte da visita técnica, o Município de Apuí vem se preparando há dois anos para realizar a regularização fundiária, inclusive com legislação local favorecendo a prática e suporte técnico – com acompanhamento de engenheiro agrimensor pertencente ao quadro municipal de servidores. “A Prefeitura vem mantendo boas tratativas com os órgãos públicos no sentido de acelerar o processo de regularização fundiária de Apuí. Denota-se, portanto, que a municipalidade compreendeu os benefícios da regularização para o progresso socioeconômico da região”.

O prefeito de Apuí, Marco Antônio Lise (PSC), destacou que a gestão municipal reconhece a importância e as vantagens trazidas com a regularização fundiária, sobretudo para as famílias que buscam o crédito rural. “Com a regularização agrária e ambiental poderemos ajudar e muito os nossos produtores, que terão acesso, a partir da documentação regularizada, ao tão sonhado crédito rural. Desta forma, poderão introduzir novas tecnologias, por meio das linhas de crédito, para produzir mais e em menor área”, enfatizou.

Marco Lise também comentou que o Município de Apuí está trabalhando para a implementação da Reurb (política pública que tem como finalidade regularizar núcleos informais), dentro do perímetro urbano. “Expediremos mais de 3,5 mil títulos urbanos e as famílias beneficiadas também terão acesso ao crédito e poderão comprar a sua casa própria, por exemplo. A regularização fundiária é de suma importância para o nosso município”, concluiu.




Acyane do Valle – CGJ/AM

Fotos: Acyane do Valle

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ApuíEstado do AmazonasManausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?