Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Coordenadoria dos Juizados Especiais divulga a plataforma consumidor.gov.br como canal alternativo para solução de conflitos de consumo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Coordenadoria dos Juizados Especiais divulga a plataforma consumidor.gov.br como canal alternativo para solução de conflitos de consumo
Judiciário

Coordenadoria dos Juizados Especiais divulga a plataforma consumidor.gov.br como canal alternativo para solução de conflitos de consumo

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
5 Min Lidos
Compartilhar

A plataforma online, configura-se como um canal alternativo para resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada.


Em vista do expressivo crescimento do número de ações que ingressaram nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Amazonas, tendo esses registrado no ano passado (2022), 26,26% na quantidade de novos processos em comparação ao ano de 2021, o Poder Judiciário Estadual reforça à sociedade a disponibilidade, pelo Ministério da Justiça, do portal consumidor.gov.br que é uma ferramenta alternativa à judicialização.

 A plataforma online, configurando-se como um canal alternativo para resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada, está sendo disseminada pela Coordenadoria dos Juizados Cíveis e Criminais do Amazonas.

 Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça; Procon; Defensoria; Ministério Público e também por toda a sociedade a plataforma possibilita que o consumidor se comunique diretamente com as empresas participantes, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

 Como instrução, ao acessar o portal, primeiramente o consumidor verifica se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no site; depois registra sua reclamação, e a empresa tem até dez dias para analisar e responder. Em seguida, o consumidor tem até 20 dias para comentar e avaliar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.

 Caso não seja possível resolver a reclamação por meio da plataforma, recomenda-se que o usuário busque o atendimento do Procon; da Defensoria Pública; dos Juizados Especiais Cíveis; entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de consumo.

 Conforme informações da página eletrônica (https://www.consumidor.gov.br/pages/conteudo/sobre-servico), “o consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça; Procon; Defensoria; Ministério Público e também por toda a sociedade. Tal ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br  são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias”.

Acordo e crescimento

 No ano passado, o Acordo de Cooperação Técnica n.º 5/2022 celebrado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) objetivou promover ações conjuntas para o incentivo e aperfeiçoamento de métodos autocompositivos de solução de conflitos de consumo voltados para redução e prevenção dos litígios judicializados, através do uso da plataforma consumidor.gov.br

 Nos últimos dois anos houve expressivo acréscimo de distribuição de processos no âmbito dos Juizados Especiais. Segundo números divulgados pelo setor de Estatística do Tribunal de Justiça, o total de processos entrados nos Juizados Especiais em 2022 apresentou um crescimento de 26,26% em relação ao ano anterior: no ano passado foram registrados 303.822 processos, diferentemente do ano de 2021, quando foram contabilizados 240.624..

“Como é sabido, houve expressivo acréscimo de distribuição de processos no âmbito dos Juizados Especiais, notadamente desde o ano de 2020. Dessa forma, a plataforma consumidor.gov.br é mais um canal de solução de conflitos perante as relações de consumo, evitando que os conflitos sejam judicializados e oportunizando a resolução de forma mais célere, permitindo ao consumidor fazer sua reclamação de forma direta e focada em uma solução rápida e sem qualquer custo”, disse o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, coordenador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do TJAM.

#PraTotosVerem – Na imagem que ilustra a matéria o registro fotográfico de uma pessoa acessando o portal consumidor.gov.br. Na imagem, a pessoa está de frente para uma tela computador. Ela usa uma camisa de cor azul e na tela do computador, de cor predominantemente azul, é possível ler a mensagem: consumidor.gov.br

 Paulo André Nunes

Foto: Marcus Philippe

Revisão Gramatical: Joyce Tino

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?