Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar reúne com magistrados e equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar reúne com magistrados e equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”
Judiciário

Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar reúne com magistrados e equipes multidisciplinares dos “Juizados Maria da Penha”

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Conduzida pela desembargadora Graça Figueiredo, a reunião aconteceu no Fórum Henoch Reis, onde funcionam as seis Varas Especializadas.


O alinhamento das ações para a “24.ª Semana Justiça pela Paz em Casa”, que acontecerá em agosto, foi um dos assuntos abordados durante a reunião realizada na quarta-feira (21/06), pela desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (CEVID/TJAM), com juízes dos “Juizados Maria da Penha” e equipes multidisciplinares dessas unidades jurisdicionais especializadas.

O encontro aconteceu no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Sul, onde funcionam os seis Juizados Especializados no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – mais conhecidos como “Juizados Maria da Penha” – da Comarca de Manaus. A pauta também trouxe assuntos como as atividades realizadas pelas Varas; novas práticas a serem instituídas e; a unificação dos projetos e ações das equipes multidisciplinares dos Juizados de violência doméstica.

Esse último tópico diz respeito aos projetos como o “Maria Acolhe”, “Transformando Vidas”, os atendimentos psicossociais, atividades voltadas à reconstrução pós-relacionamento abusivo e o “(Re)Pensando as Masculinidades”, todos no eixo de “Justiça e Acolhimento”.

No eixo “Justiça e Sociedade”, projetos como o “Maria Vai à Escola” e o “Marias PODem” – este último um podcast criado pelo 3.º Juizado Maria da Penha, e a “Exposição Itinerante Não Vista Esta Camisa: denúncie e diga não à violência”.

Quanto ao eixo “Justiça e Formação/Articulação de Rede”, que inclui o projeto “Reconstruindo Trajetórias”, e no “Justiça Acesso Digital”, que traz projetos como a “Cartilha Precisamos Falar de Relacionamento Abusivo”, dentre outros.

Participaram a juíza Ana Lorena Teixeira Gazzineo, titular do 1.º Juizado Maria da Penha; a juíza Patricia Chacon de Oliveira Loureiro, titular do 2.º Juizado; a juíza Ana Paula de Medeiros Braga Bussulo, titular do 3.º Juizado; a juíza Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto (do 4.º Juizado) e o juiz Rafael da Rocha Lima, titular do 5.º Juizado, além das assistentes sociais Celi Cristina Nunes Cavalcante, Deniglesia de Lima Nascimento e Cyntia Freitas, e dos psicólogos Suzy Mary Azedo Guimarães, Ismael Rabelo, Hillene Freitas e Taysa Roriz.

A “Semana Justiça pela Paz em Casa” tem a finalidade de contribuir para a efetividade da “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340/2006), potencializando o trabalho realizado de forma rotineira com o agendamento de audiências em um período de esforço concentrado na capital e interior do Estado.

O evento, de acordo com o cronograma fixado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem três edições anuais. A primeira em março, a segunda em agosto – entre os dias 14 e 18, em alusão ao mês de aniversário da sanção da Lei Maria da Penha – e a terceira em novembro.

Os “Juizados Maria da Penha” e as Varas do interior do Estado já iniciaram, com antecedência, a intimação e a citação das partes. E a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar consolida as informações um mês antes do esforço concentrado.

Desafios e necessidades

Entre os desafios e necessidades abordados na reunião está a necessidade de uma equipe multidisciplinar específica para a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e do aumento no número de profissionais que compõem as equipes multidisciplinares dos Juizados; a estruturação de espaço físico das equipes dos Juizados (individual e coletivo), inclusive de equipamentos.



Paulo André Nunes

Fotos: Acervo da Cevid/TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Deputado Roberto Cidade destaca importância do programa Parlamento Jovem para a construção de uma consciência cidadã
Próximo artigo Deputado Thiago Abrahim quer que pagamentos de tributos sejam feitos via Pix

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?