
O Congresso recebe iluminação especial nas cores verde e marrom nesta sexta-feira (13) pelo Dia Nacional do Cerrado (11 de setembro). O segundo maior bioma do Brasil (25% do território nacional) abrange o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, além de partes de São Paulo, Bahia, Maranhão, Piauí e Minas Gerais.
O bioma brasileiro também é o segundo com a biodiversidade mais ameaçada no país. Nos últimos 39 anos, o Cerrado perdeu 27% de sua vegetação nativa — cerca de 38 milhões de hectares. As queimadas constituem a principal causa das perdas de área do bioma.
Especialistas e entidades de defesa do Cerrado defendem a a implementação de políticas públicas efetivas para promover conscientização e a fiscalização, com a aplicação efetivas das leis ambientais.
Na campanha em torno da data neste ano, os organizadores escolheram como tema “Cerrado, Coração das Águas”, ressaltando a importância de preservação do bioma para assegurar a manutenção das áreas úmidas, importantes para o abastecimento de água e a manutenção da biodiversidade.