Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios se reúne para deliberar sobre três municípios
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios se reúne para deliberar sobre três municípios
TJAM

Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios se reúne para deliberar sobre três municípios

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O encontro aconteceu na sala da Presidência do TJAM, que integra o Comitê Gestor ao lado do TRT-11 do TRF-1.


Precatcomitê

O Comitê Gestor de Contas Especiais e Precatórios – formado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT-11) e Tribunal Regional Federal (TRF-1) – realizou nesta terça-feira (31/5), a sua segunda reunião do ano. O encontro aconteceu na sala da Presidência do TJAM, no Aleixo, zona Centro-Sul, e deliberou sobre processos administrativos relacionados aos municípios de Boa Vista do Ramos (distante 269 quilômetros de Manaus), Parintins e Coari (a 325km e 363km da capital, respectivamente).

A reunião foi presidida pelo juiz auxiliar da presidência e coordenador dos Precatórios do TJAM, magistrado Roberto Hermidas de Aragão Filho, e contou com a participação, por meio de videoconferência, da juíza titular da 11.ª Vara do Trabalho de Manaus, Maria de Lourdes Guedes Montenegro, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região, e da secretária de Precatórios do TJAM, Andreia da Silva Souza Pinto.

A Central de Precatórios, no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, tem como atribuição o processamento e pagamento de Precatórios. Além disso, zela pela regularidade da liquidação dos débitos oriundos de condenações impostas a Fazenda Pública, evitando qualquer medida tendente a retardá-la ou frustrá-la.

“O Comitê Gestor se reúne periodicamente para regularidade dos pagamentos dos repasses para os outros tribunais, promovendo a interação entre estes e garantindo a transparência de informações e demais dados afetos ao cumprimento do Regime Especial, em que é parcelado o pagamento dos precatórios de entes da administração direta e indireta que ficaram em mora. Todas essas circunstâncias são avaliadas e, caso precise tomar alguma deliberação a respeito de alguma questão, ela é feita nesta oportunidade por ocasião da reunião do Comitê Gestor”, explicou o juiz Roberto Hermidas de Aragão Filho.

O magistrado comemora que apenas dois municípios vão continuar no regime Especial: Coari e Manaus. “Isso quer dizer que todos os demais municípios do Amazonas estarão em dia com o pagamento dos precatórios, o que é excelente. São poucos os Estados em que só há essa quantidade de municípios. Dos nossos 62 municípios só vamos ter 2 devedores. Isso é muito bom. No caso de Coari, por exemplo, você poderá receber até 2024; se fosse no regime Geral (em que os precatórios que entram até 2 de abril desse ano serão pagos até 31 de dezembro do exercício seguinte, no caso 2023), pagariam tudo até final de 2023. Vamos administrando as dívidas e deixando os entes em dia com os pagamentos que são uma obrigação constitucional dos municípios e Estados de pagar suas dívidas. Se não pagarem, nós podemos fazer o sequestro dos repasses da FPM, do que tiverem em conta através do Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário). Eles não podem fugir dessa obrigação.

O que são?

Os precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário para cobrar de Municípios, Estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva. É expedido pelo presidente do tribunal onde o processo tramitou, após solicitação do juiz responsável pela condenação, e pode ser de natureza alimentar (decisões sobre salários; pensões; aposentadorias; indenizações por morte ou invalidez; benefícios previdenciários; créditos trabalhistas; entre outros) ou de natureza comum (decisões sobre desapropriações; tributos; indenizações por dano moral; entre outros).

“Dívidas de precatórios são aquelas oriundas de processos judiciais em que o ente público perdeu, e que já está transitado em julgado, não tendo mais o que questionar. E vem pra precatório para administrarmos os pagamentos”, acrescenta o magistrado Roberto Hermidas de Aragão Filho.

Cabe aos Tribunais de Justiça estaduais organizar e manter as filas de precatórios devidos pelo estado e pelos municípios que estão sob sua jurisdição. Ao expedir a ordem de pagamento contra a Fazenda Pública, o Tribunal dá início a um processo de precatório, que recebe numeração própria e é incluído em lista organizada de acordo com a ordem cronológica e prioridades, seguindo as normas legais.

 

#PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra o juiz Roberto Hermidas de Aragão Filho (de terno cinza à esquerda) conduzindo presencialmente a reunião do Comitê Gestor dos Precatórios, que também teve a participação, por videoconferência, de representante do TRT. 

 

Paulo André Nunes

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:   [email protected]

 

Tags:Boa Vista do RamosCoariEstado do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima implantou sete salas de cultura no interior do Amazonas
Próximo artigo Atletas de projeto social de jiu-jitsu conquistam ouro para o Amazonas em competição nacional

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?