Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão responsável pela organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é instalada
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Comissão responsável pela organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é instalada
Governo do Amazonas

Comissão responsável pela organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é instalada

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Na reunião presidida pela SEMA, foi definido e aprovado o regimento interno e os próximos passos para a etapa nacional do evento

Foto: Noir Miranda/SEMA

Representantes de 20 instituições, entre setor público e privado, se reuniram, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), para tratar da composição da Comissão Organizadora Estadual (COE) da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA/AM).

A COE é a instância responsável pela organização da 5ª CEMA/AM, marcada para ocorrer nos dias 11 a 13 de março de 2025, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

O evento tem o objetivo de discutir e propor políticas públicas e programas governamentais, além de selecionar 20 propostas políticas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), marcada para ocorrer em maio, por meio do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A reunião que tratou da instalação da comissão aconteceu na quarta-feira (8/01), na sede da SEMA.

Durante o encontro desta quarta, foram definidos os 28 membros que compõem a COE, sendo 18 representantes do poder público e 10 representantes titulares da Sociedade Civil, Setor Empresarial, Legislativo e Judiciário.

O encontro também resultou na aprovação do Regimento Interno da 5ª CEMA, e dos andamentos das etapas municipais e livres, que ocorrem desde dezembro de 2024. Como presidente da Comissão, a SEMA é responsável por pautar as demandas para a realização da etapa estadual.

“Esse é o momento para colocarmos as nossas especificidades regionais para serem levadas em consideração no debate nacional sobre o enfrentamento da emergência climática. No caso do Amazonas, essa etapa ganha ainda mais relevância, pois estamos falando de uma região de importância estratégica para a sustentabilidade global”, afirmou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Foto: Noir Miranda/SEMA

5ª CNMA

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente reúne cidadãos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e governos locais, para integrar discussões voltadas à formulação de propostas que contribuam para a construção de políticas públicas de enfrentamento à emergência climática.

Com o tema, “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª CNMA tem como objetivo principal garantir que as decisões tomadas reflitam as necessidades e expectativas da população em relação ao tema.

A Conferência é dividida em quatro etapas: Conferências Livres, Municipais ou Intermunicipais, Estaduais e Nacional. Os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.

A COE será responsável por enviar à Comissão Organizadora Nacional (CON) as 20 propostas, das enviadas pelos delegados das conferências livres e municipais, sendo 4 para cada eixo temático.

A 5ª CNMA está prevista para acontecer entre 6 e 9 de maio, em Brasília. Nesta fase, serão debatidas as implementações da Política Nacional sobre Mudanças do Clima no país, que será subsidiada pelas propostas apresentadas pelos estados.

O post Comissão responsável pela organização da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente é instalada apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Chegada de turistas internacionais no Amazonas aumenta em 18,2% em 2024
Próximo artigo Governo do Amazonas sanciona lei que cria o Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz integra rede nacional de hospitais inteligentes do SUS com projeto de UTIs digitais

9 horas atrás

Detran-AM entrega kits de segurança a 250 mototaxistas em Nova Olinda do Norte na manhã de 18/11

10 horas atrás

Governo destina investimentos em Nova Olinda do Norte e implanta Ilumina+ Amazonas com entregas ao setor primário e social

10 horas atrás

SES-AM mantém plantão 24 horas em prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs durante o feriado

11 horas atrás

Governo do Amazonas avança na regularização fundiária de quilombos em articulação com Incra

11 horas atrás

Workshop de pesquisa e inovação na vigilância em saúde reúne profissionais e estudantes no Amazonas

12 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de seis desaparecidos em Manaus e solicita apoio da população

12 horas atrás

Secretaria de Educação encerra Trilha Formativa de educação integral e reúne 61 escolas de Manaus

12 horas atrás

Governo inaugura sala de Telessaúde em Nova Olinda do Norte e amplia atendimento no Amazonas para 104 salas em 41 municípios

12 horas atrás

Governo do Amazonas disponibiliza 115 vagas de emprego com atendimento e distribuição de senhas nesta quarta-feira

13 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 700 cartões do Auxílio Estadual Permanente e amplia cobertura a 2,8 mil famílias em Nova Olinda do Norte

13 horas atrás

Programação cultural do Amazonas terá horários alterados no feriado da Consciência Negra

13 horas atrás
Festival Amazonas de Dança movimenta espaços culturais de Manaus
No Dia Mundial da Prematuridade, SES-AM destaca redução histórica de 16% na mortalidade infantil
Idam promove semana de palestras sobre associativismo e cooperativismo em Lábrea
Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais
Evento apoiado pelo Governo do Amazonas aborda toxinas produzidas por fungos em alimentos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?