24/04/2023 – 17:18
Eduardo Valente/Governo de Santa Catarina
creche Cantinho Bom Pastor, onde ocorreu ataque que vitimou quatro crianças, em Blumenau
A Comissão de educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (27) para debater a violência contra as escolas e a proteção de crianças, adolescentes e profissionais da educação.
O requerimento para realização do debate foi apresentado pelos deputados Tarcísio Motta (Psol-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ), Ivan Valente (Psol-SP), Glauber Braga (Psol-RJ), professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e Sâmia Bomfim (Psol-SP). Eles lamentam a escalada de violência nas escolas e destacam que se trata de uma preocupação para toda a sociedade brasileira.
Para os deputados, entretanto, o agente da violência não é a instituição escolar em si. “Nos últimos anos, o que nós vimos foi uma disseminação da noção de que a violência é a forma correta de Agir na sociedade. Uma escalada do racismo, da misoginia, da xenofobia. Aqueles que eram crianças no início do último governo hoje são adolescentes e aprenderam que a violência é a forma de se comunicar e viver”, afirmam.
Foram convidados, entre outros:
- a coordenadora-geral da Campanha Nacional Pelo Direito à educação, Andressa Pellanda;
- a vice-presidente da Associação de Pais e alunos das Instituições de ensino do DF (ASPA-DF), Anapaula da Silva Moreira Mancini Carreira;
- o professor da Faculdade de educação da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores do GT de educação do Gabinete de Transição Governamental, em 2022, Daniel Cara;
- a consultora em educação Juliana Meato
- o diretor-executivo da Family Talks, Rodolfo Barreto Canônico.
O debate ocorre às 9 horas, no plenário 10. Confira a lista completa de convidados.
Da Redação – GM