Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova proposta que assegura direitos a comunidades com línguas minoritárias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Política > Comissão aprova proposta que assegura direitos a comunidades com línguas minoritárias
Política

Comissão aprova proposta que assegura direitos a comunidades com línguas minoritárias

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

06/09/2023 – 13:47  

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Para Juliana Cardoso, proposta valoriza povos originários e tradicionais

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura o exercício dos direitos linguísticos das comunidades que tenham sua língua materna considerada minoritária, como os povos indígenas.

Os direitos linguísticos consistem no uso livre da língua materna em ambiente público ou privado, no uso do próprio nome com grafia e pronúncia originais e no estudo da língua minoritária falada na comunidade atendida pela instituição de ensino, entre outros.

A comunidade falante da língua minoritária poderá solicitar ao poder público a oferta de educação básica bilíngue e a formação sistemática de professores bilíngues. Também poderá solicitar oportunidades de financiamento público para manifestações artísticas e culturais realizadas em línguas minoritárias.

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Cultura ao Projeto de Lei 304/15, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), e a cinco propostas apensadas (PLs 489/19,  523/19, 349/20, 5240/20 e 548/21).

O parecer da relatora na Comissão da Amazônia, deputada Juliana Cardoso (PT-SP), foi pela aprovação das propostas na forma do substitutivo aprovado pela Comissão de Cultura. Segundo ela, o substitutivo contempla os projetos apensados e o principal, “dando maior robustez e coerência ao texto”.

Inserção nos currículos
Pelo texto aprovado, o poder público deverá inventariar as línguas minoritárias utilizadas no Brasil e zelar por sua divulgação e salvaguarda. Deverá  também estimular pesquisas nas universidades, oferecer o ensino das línguas minoritárias como cursos de extensão ou de graduação, com ênfase na habilitação em licenciatura.

A proposta altera ainda a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para determinar que o ensino da Língua Portuguesa deverá, obrigatoriamente, incorporar conteúdos e temas relativos à diversidade linguística regional.

“A inserção de estudos da língua, usos, costumes e da cultura dos povos e comunidades tradicionais e minorias éticas na grade curricular representa maior democratização da educação na perspectiva do pluralismo e valorização dos povos originários e tradicionais”, avaliou a relatora. 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de educação; e Constituição e justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rodrigo Bittar

Tags:Camara Federal dos DeputadosEducação Básicamanchete
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Portal TRT11 – Acordo no TRT-11 põe fim a processo de pagamento de verbas rescisórias que tramitava há 25 anos
Próximo artigo Comissão aprova projeto que dá preferência para perícia de maneira remota na Previdência Social

Mais notícias desta categoria

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

8 meses atrás

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

8 meses atrás

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

8 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

8 meses atrás

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

8 meses atrás

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

8 meses atrás

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

8 meses atrás

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

8 meses atrás

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

8 meses atrás

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

8 meses atrás

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

11 meses atrás

Projeto cria política de incentivo ao uso de etanol nos carros

11 meses atrás
Projeto obriga médicos a se identificarem em voos, para serem acionados em caso de emergência
Projeto garante à gestante vítima de violência sexual agendamento prioritário em exames relacionados à gestação
Congresso recebe iluminação especial pelo Dia Nacional do Cerrado
Comissão de Direitos Humanos da Câmara divulga nota sobre denúncias contra ministro Sílvio Almeida
Câmara pode retormar análise da reforma tributária e discutir transição sobre desoneração da folha
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?