Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comarcas do interior participam das atividades da 25.ª Semana Justiça pela Paz em Casa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Comarcas do interior participam das atividades da 25.ª Semana Justiça pela Paz em Casa
Judiciário

Comarcas do interior participam das atividades da 25.ª Semana Justiça pela Paz em Casa

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com mais de 700 audiências pautadas para o período de esforço concentrado, as Varas também reforçam trabalho de orientação sobre o combate à violência de gênero.


 

As comarcas do interior do Estado do Amazonas são responsáveis por um total de 710 das 1.258 audiências pautadas pelo Tribunal de justiça do Amazonas (TJAM) para a 25.ª edição da “Semana justiça pela Paz em Casa”, que prossegue até sexta-feira (24/11).

A ação, criada em 2015 pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) e que, no Amazonas, é capitaneada pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar (Cevid/TJAM), busca garantir a efetividade da legislação relacionada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, com destaque para a “Lei Maria da Penha” (Lei n.º 11.340/2006).

Em Tefé, onde estão pautadas 12 audiências, a abertura da 25.ª Semana aconteceu na última terça-feira (21/11), na sede do Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), sob a condução do juiz Gonçalo Brandão, titular da 1.ª Vara da Comarca.

Participaram da solenidade o prefeito em exercício e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Lurinei Oliveira; o promotor de justiça Thiago de Melo; a defensora pública Suian Lopes e demais membros da defensoria pública do Estado (DPE/AM) com atuação na Comarca; a representante da Secretaria Municipal de assistência social e da Cidadania (Semasc), Raimunda Monteiro; a secretária municipal de Cultura, Sandra Cristina Melo; o comandante da Ronda Maria da Penha, sargento PM Valdeney; a coordenadora da SEDUC, Zélia Marinho (que esteve acompanhada dos gestores da REDE estadual de ensino); e membros de diversas instituições.

O evento contou com a participação do cantor e compositor Jorginho e apresentação teatral dos alunos da escola Estadual Getúlio Vargas; apresentação dos serviços já realizados no município de Tefé e depoimentos pessoais de superação da violência doméstica.

“A Comarca de Tefé é referência no interior do Estado do Amazonas, e percebemos o quão é importante o trabalho articulado e em REDE, principalmente visando ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, situação que afeta toda a família e para qual a sociedade deve estar cada vez mais atenta, no sentido de combatê-la. Parabéns ao poder público e a todas as instituições do Município por se mostrarem unidades nesse sentido”, destacou o juiz Gonçalo Brandão.

Tabatinga

A 1.ª Vara da Comarca de Tabatinga tem 24 audiências confirmadas para a Semana de esforço concentrado, sob a condução do juiz titular Edson Rosas Neto. O magistrado ressaltou a importância do projeto criado pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) e capitaneado pela Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de violência doméstica e Familiar, e o cumprimento da Meta Nacional 8 do CNJ, que visa, no âmbito da justiça Estadual, priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

“A “Semana justiça pela Paz em Casa” tem uma grande relevância para que possamos dar maior atenção a esses processos sensíveis que tratam de violência contra a mulher. Esta edição do evento é a última do ano de 2023 e os resultados são bem positivos. Na 1.ª Vara de Tabatinga já alcançamos o cumprimento de quase 200% da Meta 8 estabelecida pelo CNJ que é justamente a meta que trata desses processos de violência doméstica. Mas a Semana, que tem esse caráter de esforço concentrado, nos permite ampliar ainda mais a atenção dada a esses casos, agendar audiências, proferir sentenças, despachos, movimentar esses processos para que cheguem o mais rápido possível a um julgamento, a responsabilização criminal, ou seja, ao deslinde do feito”, afirmou o juiz Edson Rosas Neto.

Fique por dentro

O projeto da “Semana justiça pela Paz em Casa” foi criado em 2015 pelo CNJ para ampliar a efetividade da lei, dando mais celeridade à prestação jurisdicional em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

As três edições anuais da Semana são realizadas pelos tribunais brasileiros em março, por ocasião do “Dia Internacional da Mulher” (08/03); em agosto, no período do aniversário de sanção da lei (07/08); e em novembro, mês em que acontece o “Dia Internacional para a Eliminação da violência contra a mulher” (25/11).

 

 

 

Paulo André Nunes

Foto: Acervo da Comarca de Tefé

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected]

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Educação TecnológicaEstado do AmazonasTabatingaTeféViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Conferência da Academia Stem/UEA apresenta resultados de 45 projetos à sociedade
Próximo artigo Empresa amplia instalações para produção de embalagens de papel e papelão na ZFM

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?