Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comarca de Humaitá instala Conselho da Comunidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Comarca de Humaitá instala Conselho da Comunidade
Judiciário

Comarca de Humaitá instala Conselho da Comunidade

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
Justica 2 300x200 2 150x150 1

A criação do órgão auxiliar da Execução Penal foi formalizada por portaria assinada pelo juiz Diego Brum Legaspe Barbosa.


O juiz de Direito titular da 1.ª Vara da Comarca de Humaitá/AM (distante 675 quilômetros de Manaus), Diego Brum Legaspe Barbosa, assinou nesta segunda-feira (17/07) a Portaria n.º 05/1ª, criando o Conselho da Comunidade de Humaitá e nomeando seus membros, nos termos dos artigos 4.º e 80 da Lei de Execução Penal – LEP (Lei n.º 7.210/84). Conforme esse normativo, o Estado deve recorrer à cooperação da comunidade nas atividades de execução da pena e da medida de segurança, e em cada comarca deverá existir um Conselho da Comunidade, composto, no mínimo, por um representante da associação comercial ou industrial, um advogado e um assistente social.

Euclides Dobri Júnior Soder será membro do Conselho representando a Câmara de Dirigentes Lojistas de Humaitá; o advogado André Luiz da Silva Lopes vai representar a Seccional da OAB de Humaitá.

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE/AM) será representada pelo defensor público atuante em Humaitá, Newton Ramon Cordeiro de Lucena.

O Conselho teve a nomeação da assistente social Fernanda Correa de Oliveira, Deivison Gonçalves das Chagas, representando a Unidade Prisional de Humaitá.

O promotor de justiça Weslei Machado Alves representa o Ministério Público do Estado do Amazonas, sendo o presidente do Conselho o juiz de direito Diego Brum Legaspe Barbosa, juiz da execução penal da Comarca de Humaitá.

A presidência do Conselho fica sob a responsabilidade do juiz Diego Brum Legaspe.

Adequações

A instalação do Conselho da Comunidade na Comarca de Humaitá foi precedida da realização, no último dia 27/03, de uma Audiência Pública para debater a criação do colegiado e a reformulação do sistema de execução penal em regime semiaberto e aberto.

Naquela data, o juiz Diego Brum Legaspe Barbosa conduziu a audiência pública que ocorreu no âmbito do processo n.º 0601983-86.2023.8.04.4400 e teve a finalidade de debater e colher opiniões sobre a mudança na forma de cumprimento da pena nos regimes aberto e semiaberto, visando à instituição do modelo de trabalho obrigatório em empresas previamente cadastradas e sob remuneração.

A Portaria editada nesta segunda-feira, considerou, portanto, “as deliberações contidas nos autos n.º 0601983-86.2023.8.04.4400 (PROJUDI), para se determinar que o cumprimento da pena nos regimes aberto e, em especial, semiaberto passe a ser feito mediante participação em cursos profissionalizantes e prestação de trabalho obrigatório do apenado a órgãos e entidades públicos e empresas cadastradas perante o Juízo das Execuções”; bem como “as atribuições do Conselho da Comunidade exemplificativamente mencionadas no bojo dos autos nº 0601983-86.2023.8.04.4400, em especial a de gerir o cadastramento dos órgãos e entidades públicos e das empresas que concederão vagas de trabalho e cursos profissionalizantes aos reeducandos”.

Fique por dentro

O Conselho da Comunidade, que é uma obrigadação legal prevista na LEP, é órgão da execução penal, considerado de fundamental importância para a efetivação da democracia e da participação social e tem, entre suas atribuições: visitar, pelo menos mensalmente, os estabelecimentos penais existentes na comarca; entrevistar presos; apresentar relatórios mensais ao Juiz da execução e ao Conselho Penitenciário e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso ou internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.

 

 

Carlos de Souza

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mail: [email protected], 

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasHumaitáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fachada sede do Governo Foto Bruno Zanardo Secom 300x200 1 Detran Amazonas reduz em 92% fila de espera para exames veiculares
Próximo artigo WhatsApp Image 2023 07 17 at 12.59.40 Comissão de Educação da Assembleia Legislativa divulga balanço de atividades no primeiro semestre

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?