Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Com inscrições esgotadas, o Seminário sobre Mercado de Carbono no TCE-AM terá transmissão ao vivo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Com inscrições esgotadas, o Seminário sobre Mercado de Carbono no TCE-AM terá transmissão ao vivo
Judiciário

Com inscrições esgotadas, o Seminário sobre Mercado de Carbono no TCE-AM terá transmissão ao vivo

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A dois dias para o seminário “Mercado de Carbono: Oportunidades, Desafios e Sustentabilidade no Estado do Amazonas”, a escola de Contas Públicas (ECP) anunciou, nesta segunda-feira (5) o fim das vagas presenciais no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Devido à grande procura por inscrições, o evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) : Youtube (https://www.youtube.com/live/CTvm9sDIkz0?feature=share), Instagram e Facebook com interpretação de Libras.

Tópicos da matéria
ProgramaçãoDebatedores especializados

Resultado de parceria entre o TCE-AM, a Associação Nacional dos Notários e Registradores (Anoreg), a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), o seminário acontecerá partir das 8h30 desta quarta-feira (7) é voltado para servidores, jurisdicionados e público em geral interessados na temática e suas implicações para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado.

O seminário será uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre o mercado de carbono, suas oportunidades e desafios, além de explorar a legislação aplicável no Brasil e no estado do Amazonas. Com a participação de especialistas renomados, o evento busca contribuir para a conscientização e a busca de soluções que promovam a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico do Amazonas.

O conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, ressaltou a importância do seminário e o papel do Tribunal de Contas em estimular o debate sobre o controle ambiental.

“Esse é um assunto de suma importância para as gerações futuras. O Tribunal de Contas cumpre o seu papel pedagógico ao realizar um evento como esse, que estimula o debate sobre a preservação ambiental. Convido a todos que possam participar, pois sem dúvidas será um encontro bastante produtivo, e prova disso é a excelente procura por inscrições que obtivemos”, afirmou o conselheiro-presidente.

O coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello, destacou a relevância do evento e a importância do papel da escola de Contas na realização de encontros desse tipo.

“Nossa intenção é trazer novos pontos de vista e promover discussões enriquecedoras sobre o mercado de carbono, legislação aplicável, regularização fundiária, segurança jurídica e outros temas relevantes. A participação de todos é fundamental para construirmos um futuro sustentável”, pontuou o conselheiro-coordenador, ao ressaltar que as discussões serão conduzidas pelo coordenador dos debates, conselheiro Júlio Pinheiro, que é o coordenador das ações ambientais do TCE.

Programação

Abordando sobre a evolução e as oportunidades oferecidas por esse mercado, a coordenadora do mercado de carbono da Comissão Permanente de Meio Ambiente da OAB-SP, Cíntia Donato, será uma das palestrantes que irá falar sobre as atuais oportunidades e desafios dessa inovação.

Conduzida pelo secretário de Estado do Meio Ambiente (SEMA-AM), Eduardo Taveira, o tema “Mercado de Carbono: Legislação aplicável no Brasil e no Estado do Amazonas” irá trazer seu conhecimento sobre as obrigações legais, regulamentações e decretos acerca do comércio de carbono.

Na terceira palestra, o vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), José Marcelo de Castro Lima Filho, trará suas percepções sobre a regularização fundiária e a segurança jurídica como fatores determinantes para o mercado de carbono e o desenvolvimento sustentável no Amazonas, assim como informará sobre a importância dessas variáveis para a preservação ambiental e a economia local.

Debatedores especializados

Além das palestras, o seminário terá a participação de debatedores reconhecidos em suas áreas de atuação.

Entre eles, destaca-se a mestre pela University of California – Berkeley e graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Thaís Cohen Chalub; o pós-doutor em economia Ambiental pela Washington and Lee University, doutor em economia Ambiental e finanças públicas e mestre em finanças públicas pela The University of Tennessee System, Alexandre Rivas; e o procurador do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e especialista em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ruy Marcelo Mendonça.

Tags:Estado do AmazonasJustiçameio ambienteTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCE
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ​Pleno do TCE-AM julgará 111 processos na sessão ordinária nesta terça (6)
Próximo artigo Marcelo Serafim destaca semana sem internação de pacientes com Covid-19

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?