Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Presidente do STF, ministra Rosa Weber, visita cidade no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Presidente do STF, ministra Rosa Weber, visita cidade no Amazonas
Judiciário

Presidente do STF, ministra Rosa Weber, visita cidade no Amazonas

3 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Nesta segunda e terça-feira (20 e 21/03) comitivas do CNJ, do STF e TJAM têm extensa agenda de ações em Tabatinga.


 Weber3

 Weber5

Weber7

Weber2

Weber

Weber8

Weber9Em uma atividade inédita em prol da população do interior do Amazonas, o Poder Judiciário, por meio de uma ação integrada conduzida pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) promoveu nesta segunda-feira (20/03) uma agenda de ações na Comarca de Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus). A programação será concluída nesta terça-feira (21/03).

A agenda teve a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Conselho Nacional de justiça (CNJ) e dentre outras autoridades contou com a presença do ministro do Supremo Tribunal de justiça (STJ), Luiz Philippe Vieira e da presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge e também do governador do Estado Wilson Lima.

Dentre as ações que compuseram a agenda, no primeiro dia de ações em Tabatinga, o Poder Judiciário lançou e disponibilizou materiais gráficos, com informações judiciais, traduzido para 4 línguas indígenas de modo a atender as etnias Marubo, Kanamari, Tikuna e Matis: todas da região do Alto Solimões.

Os cartazes entregues, com informações sobre audiência de custódia, integram um projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de justiça, por meio do Programa “Fazendo justiça” e do Poder Judiciário Estadual, por meio da escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).

Em pronunciamento, durante a entrega dos cartazes aos representantes das 4 etnias, a presidente do Tribunal de justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge informou que o projeto é inclusivo e visa à disseminação de informações. “A riqueza moderna é baseada em capital humano, em conhecimento, educação e garantia de direitos. Somos grandes na medida em que nossos povos originários são respeitados e têm sua dignidade reconhecida e garantida por todos os meios possíveis. Cada medida, cada projeto e cada programa que venha atender a esses objetivos deve ser acolhido com muito comprometimento e zelo. Desse modo, é com imensa satisfação que estamos presentes aqui, hoje, para ampliar este importante projeto e lançar os Cartazes informativos sobre audiência de custódia traduzidos nas línguas indígenas Tikuna, Marubo, Matis e Kanamari no município de Tabatinga. Uma iniciativa do Conselho Nacional de justiça, por meio do Programa “Fazendo justiça”, que conta com o total apoio do Tribunal de justiça do Estado do Amazonas, da escola Superior da Magistratura do Amazonas, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Socioeducativo (GMF) e da Coordenação de Audiência de Custódia”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha Jorge.

A presidente do STF, em discurso, frisou a importância do projeto que, de acordo com a ministra, reafirma o protagonismo dos povos indígenas. “Essa ação conjunta do Conselho Nacional de justiça, por meio do Programa Fazendo justiça com o Tribunal de justiça do Amazonas e escola Superior da Magistratura do Amazonas reflete a caminhada e a vocação do Poder Judiciário para a garantia dos direitos constitucionais destacando o acesso à informação, à justiça, ao reconhecimento cultural e linguístico dos povos indígenas. Este é um projeto que se torna possível sobretudo pela parceria com o museu Maguta, com o Projeto Agrovida, com a UNIÃO dos Povos Indígenas do Vale do Javari e com o Conselho Indigenista Missionário; resultado de um importante protagonismo dos povos indígenas do Alto Solimões e do Vale do Javari no cenário sociocultural do Vale do Javari, na Tríplice Fronteira”, afirmou, em discurso, a Presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber.

No mesmo evento, dirigindo-se à ministra Rosa Weber, o governador do Estado, Wilson Lima, enalteceu a presença da presidente do STF em Tabatinga como um marco para a região. “O que a senhora está fazendo hoje, encabeçando este projeto e de vir à Tabatinga e superar essa barreira da comunicação é uma demonstração da sua sensibilidade e da conexão que a justiça está tendo com a realidade; a senhora está saindo de seu gabinete em Brasília e vindo conhecer a realidade da Amazônia e isso tem um simbolismo muito grande para as pessoas que estão aqui”, afirmou o governador Wilson Lima.

 #PraTodosVerem – a foto principal que ilustra a matéria mostra a ministra Rosa Weber e a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, em pé ao centro do espaço onde ocorreu a solenidade, fazendo a entrega simbólica, a representantes indígenas, do material gráfico com informações jurídicas sobre audiências de custódia, elaborado em quatro diferentes línguas indígenas. A ministra veste uma roupa em tons claros (saia longa, blazer também de corte longo sobre camisa com decote redondo) e botas de cano curto. Ela faz a entrega do material informativo a Inori Kanamari, primeira advogada kanamari do Amazonas e presidente da Comissão de Amparo e defesa dos direitos dos Povos Indígenas, que está ao seu lado direito, usando um blazer sobre vestido preto e com um bonito cocar na cabeça. A desembargadora, por sua vez, usa calça comprida e blazer pretos e faz a entrega do material ao professor tikuna Santo Cruz,  que veste camiseta com estampas étnicas e calça branca, e usa colares de artesanato indígena. Ele segura alguns cartazes entregues pela magistrada.

Afonso Júnior

Fotos: Chico Batata

 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasFiscalizaçãoGoverno do AmazonasManausmancheteTabatinga
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal Edinir Telles após reforma de R$ 3,5 milhões
Próximo artigo Vereador Rodrigo Guedes será o relator da CPI da Águas de Manaus

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

11 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

11 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

11 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

11 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

11 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

11 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

11 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

11 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

11 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

11 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

11 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

11 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?