Atendimento de 22 chamados pela Central 199 mobilizou equipes da Prefeitura de Manaus para remoção de obstáculo, vistorias e monitoramento das áreas afetadas.
Equipes de pronta resposta da Prefeitura de Manaus atenderam, nesta sexta-feira, 23/1, ocorrências registradas em consequência das chuvas que atingiram a capital. Ao todo, a Central 199 recebeu 22 chamados, que foram encaminhados às equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). As equipes trabalham com prazo de até 72 horas para concluir os atendimentos.
Atendimento e limpeza de via
Entre os chamados, uma árvore caiu na avenida Darcy Vargas, no sentido Centro/bairro. A árvore foi retirada pelas equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), com apoio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), o que garantiu a liberação da via e a segurança de motoristas e pedestres.
Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Lima Júnior, a resposta foi imediata. “Em menos de uma hora, nossas equipes conseguiram liberar totalmente a via, garantindo a segurança da população e a normalização do tráfego. Seguimos em alerta e com equipes prontas para atender qualquer nova ocorrência”, destacou o coronel.
Ocorrências em bairros e vistorias
Ainda na noite de 23/1, equipes da Defesa Civil foram ao bairro Educandos, na zona Sul de Manaus, para atender um deslizamento de terra. As demais ocorrências registradas na cidade incluíram: um alagamento; três obstruções de bueiro; um desabamento; sete deslizamentos; uma infiltração; uma rachadura; três riscos de desabamento; um risco de deslizamento; e duas solicitações de vistoria.
Pluviometria e locais com maior volume
O monitoramento da Prefeitura de Manaus apontou que o bairro Santa Etelvina registrou o maior volume de chuva, com 60 milímetros. Em seguida aparecem os bairros Redenção, com 46 milímetros; Tarumã, com 43 milímetros; bairro da UNIÃO, com 37 milímetros; e Cidade de Deus, com 32 milímetros.
A administração municipal reforçou que a população PODE acionar a Defesa Civil a qualquer momento pelo Disque 199. “A população PODE ligar para o Disque 199. Nossas equipes seguem acompanhando as condições climáticas e atendendo prontamente todas as ocorrências”, complementou o coronel Lima Júnior.
Orientações e monitoramento
A Prefeitura de Manaus segue monitorando as condições meteorológicas e orienta os moradores a evitarem áreas alagadas, redobrarem a atenção no trânsito e não deixarem água parada, contribuindo também para a prevenção de doenças.
Texto – Deborah Azevedo / Semcom
Fotos – Valdo Leão / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCHxRo
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #chuvas, #defesacivil, #prefeiturademanaus, #sepdec, #Semseg, #Semulsp, #IMMU, #avenidadarcyvargas, #educandos, #alagamento, #deslizamento, #desabamento, #pluviometria, #santaetelvina, #redencao, #taruma, #uniao, #cidadededeus, #disque199


