Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: CGJ realiza Audiência Pública em Presidente Figueiredo para discutir a regularização fundiária do município  
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > CGJ realiza Audiência Pública em Presidente Figueiredo para discutir a regularização fundiária do município  
Judiciário

CGJ realiza Audiência Pública em Presidente Figueiredo para discutir a regularização fundiária do município  

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 18 de setembro de 2023
6 Min Lidos
Compartilhar

Além das autoridades que representam o poder público local, centenas de agricultores familiares participaram da sessão para manifestar a insegurança dos trabalhadores rurais da região.


A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), por meio do Núcleo de Governança Fundiária e Sustentabilidade (NGFS), realizou, na última quinta-feira (14), em parceria com o Poder Municipal, uma Audiência Pública na cidade de Presidente Figueiredo (distante 126 quilômetros de Manaus) para debater “Crédito de Carbono, Regularização Fundiária e Ambiental” dentro dos limites territoriais daquela localidade. A sessão, que dá cumprimento as diretrizes do Programa Permanente de Regularização Fundiária do Poder Judiciário (criado pelo Provimento nº144/2023 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ), contou com a mediação do juiz-corregedor auxiliar e subcoordenador do NGFS, Áldrin Henrique Rodrigues; a participação da chefe do Executivo local, prefeita Patrícia Lopes; do presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos Nascimento; da Promotora de Justiça, Fábia Oliveira; do juiz de Direito que responde pela comarca, Leonardo Mattedi; além de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU); e da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). Centenas de agricultores familiares – representando comunidades, cooperativas e sindicatos de produtores – também estiveram presentes ao evento, que aconteceu nas dependências do auditório da Prefeitura da cidade.

O município de Presidente Figueiredo, também conhecido como “Terra das Cachoeiras”, é o 4º. da lista de melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Amazonas e figura como um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) per capta do estado, mas apesar dos bons resultados econômicos e sociais, milhares de trabalhadores rurais da região não tem o direito de financiar máquinas e tecnologia para o desenvolvimento da produtividade por viverem irregularmente nas terras que ocupam por mais de três décadas.

Dados do Poder Executivo local informam que a área do município de Presidente Figueiredo é de aproximadamente 25.000 Km2, onde vivem cerca de 37 mil pessoas, das quais 40 % moram na área urbana e 60% na zona rural – estes produzem frutas, verduras e legumes, além de criação animal para corte e subsistência. Maior parte desses trabalhadores está distribuída à margem direita, entre os quilômetros 120 e 200 da BR-174 (estrada que liga os estados Amazonas e Roraima), onde habitam há mais de 30 anos como posseiros. Ainda de acordo com a Prefeitura, essa extensão de terras cultivadas pertence a 52 empresários paulistas que entres os anos de 1970 e 1972 receberam os títulos definitivos das glebas sem nunca terem visitado o local, nem investido na região.

Para o juiz Áldrin Henrique, que é subcoordenador do grupo de trabalho da CGJ/AM responsável pela interlocução da temática fundiária em âmbito estadual, a Audiência Pública em Presidente Figueiredo foi essencial para ouvir as lideranças comunitárias e também os demais atores envolvidos no projeto de regularização do município. “A ideia é, com base nas informações compiladas, produzir um diagnóstico fundiário com dados sobre matrículas, áreas e dificuldades para se estabelecer estratégias, de modo a efetivar a regularização fundiária com apoio dos gestores públicos”.

O magistrado também destaca que desde abril a corregedoria vem promovendo diálogos interinstitucionais, nas diversas esferas do poder público, e reunindo dados relacionados a ocupação territorial em todos os municípios do estado, a fim de mapear as áreas e as dificuldades de enfrentamento dos problemas fundiários, habitacionais e ambientais do Amazonas.

De acordo com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Saunders Fernandes, que também é presidente do NGFS/AM e conselheiro do Fórum Fundiário Nacional, a região amazônica possui uma série de complexidades que precisam ser observadas e avaliadas com cuidado e critério. “É dentro dessa perspectiva que estamos trabalhando, por isso fazermos questão de reunir não só os gestores que devem atuar no processo de regularização fundiária, mas também a comunidade que é a principal interessada, de maneira a fortalecendo o diálogo entre todos os envolvidos. Buscamos promover a governança fundiária com proteção ambiental e acesso regular à terra para que haja, de fato, o equilíbrio entre o homem e a natureza para o bem-estar do planeta”, acrescentou o desembargador Jomar Fernandes.

 

#PraTodosVerem: Imagem principal da matéria traz detalhe da Audiência Pública realizada em Presidente Figueiredo para debater “Crédito de Carbono, Regularização Fundiária e Ambiental” dentro dos limites territoriais daquela localidade. No detalhe, ao centro, aparece o mediador juiz-corregedor auxiliar e subcoordenador do NGFS, Áldrin Henrique Rodrigues, falando ao público. 

 

Dora Paula

Fotos: Acervo CGJ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM
E-mail: [email protected]
(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:ManausPresidente Figueiredo
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?