Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: CEJAIA-AM tem participação na “23ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > CEJAIA-AM tem participação na “23ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes”
Judiciário

CEJAIA-AM tem participação na “23ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes”

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Comissão Estadual Judiciária de adoção Internacional do Amazonas (CEJAIA-AM) é vinculada à Corregedoria-Geral de justiça (CGJ/AM) sendo responsável por receber requerimentos de estrangeiros (residentes ou não no País) que pretendem adotar crianças ou adolescentes brasileiros.


A Comissão Estadual Judiciária de adoção Internacional do Amazonas (CEJAIA-AM), por meio da servidora Francicleide Valério, esteve representada na 23ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB) que ocorreu na cidade de Curitiba-PR e na qual os diversos Estados brasileiros e o Distrito Federal socializaram experiências e discutiram propostas e ações para fortalecer os procedimentos de adoção internacional em consonância com o regramento vigente.

No Amazonas a CEJAIA-AM, que é vinculada à Corregedoria-Geral de justiça, atua como autoridade central encarregada de dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção de Haia, sendo responsável por receber pedidos de estrangeiros (residentes ou não no País) que pretendem adotar crianças ou adolescentes brasileiros.

A mesma Comissão analisa pedidos e emite certificados de habilitação quando atendidos os requisitos legais para a adoção e administrando o Sistema Nacional de adoção e acolhimento no Estado do Amazonas.

A CEJAIA-AM, além de intermediar as adoções, também atua colaborando com as Vara de Infância e da Juventude Cível da Comarca de Manaus, assim como com as unidades judiciárias das comarcas do interior, promovendo capacitações e assessorando procedimentos que resultam em adoções.

Reunião

Promovida no Tribunal de justiça do Paraná (TJPR) nos dias 29 e 30 de setembro, a reunião foi organizada pelo Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para adoção Internacional de Crianças e Adolescentes (CACB) e pela Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF-ADOÇÂO), ligada ao Ministério da justiça e Segurança Pública.

Em sua abertura, o evento contou com a participação do presidente da CACB, desembargador Fabian Schweitzer; do secretário executivo da ACAF, Raul Menezes; da delegada da polícia Federal e coordenadora-geral da Autoridade Central Administrativa Federal para adoção e Subtração Internacional de Crianças e Adolescentes (ACAF), Fernanda Rocha Pacheco Santos; dentre outras autoridades.

Amazonas

Dentre os trabalhos executados no Amazonas, a Comissão Estadual Judiciária de adoção Internacional do Amazonas (CEJAIA-AM) – vinculada à Corregedoria-Geral de justiça (CGJ/AM) – entre os anos de 2018 e 2022, contribuiu e intermediou, para que ocorressem duas adoções internacionais de quatro crianças, que hoje estão vivendo com seus novos núcleos familiares na Suiça e no Estados Unidos.

Em outra frente de trabalho, a CEJAIA-AM lançou e disponibilizou no site institucional da Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas um ambiente virtual por meio do qual as pessoas nascidas no Brasil e que foram adotadas por residentes no exterior podem requisitar informações de seu interesse e que constam no processo de adoção. Este “Formulário Padrão para a solicitação de acesso a informações sobre origem biológica de adotado(a) no Brasil por residente no exterior” PODE ser acessado pelo interessado no endereço eletrônico: https://www.tjam.jus.br/index.php/formulario-cejaia

#PraTodosVerem: Na imagem que ilustra a matéria, um registro fotografico no qual é possível visualizar o Tribunal Pleno do Poder Judiciário do Paraná, onde foi realizado a 23ª Reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para adoção Internacional de Crianças e Adolescentes. Na foto aparecem, em destaque: bancadas (em madeira de cor marrom) e poltronas (de cor preta) que foram utilizadas pelos participantes do evento. Em primero plano, nesta mesma imagem, é possível visualizar uma pasta executiva de cor azul com a sigla TJPR ( Tribunal de justiça do Paraná) e uma bandeira do Estado do Amazonas.

Afonso Júnior (CGJ/AM)
Imagem: Acervo CEJAIA-AM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:Estado do AmazonasManausmanchetePolíciaPolicia FederalSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Mapotecas da Prefeitura de Manaus doadas à Ufam terão acervo digitalizado para acesso ao público em 2023
Próximo artigo TJAM inicia obras para ampliar oferta de vagas especiais de estacionamento na sede do Poder Judiciário  

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?