01/11/2023 – 12:03
Célio Azevedo/Agência Senado
Abdias do Nascimento também foi senador
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inscreve o nome de Abdias do Nascimento no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (PL 2526/22, do Senado). O livro fica depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e pode seguir para a sanção se não houver recurso para análise em Plenário.
A CCJ, aprovou o parecer da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), favorável ao projeto.
Poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos das populações negras, Abdias foi um grande personagem na luta antirracista. Também foi senador. Como suplente do antropólogo Darcy Ribeiro no Senado, assumiu a cadeira entre 1991 e 1992 e de 1997 a 1999 e se tornou referência na luta pela igualdade racial também naquela Casa.
Destacou-se como cientista social e como autor de importantes trabalhos que tratam da temática afro-brasileira. Como artista plástico, ele realizou diversas exposições em museus, universidades e centros culturais brasileiros.
Ele faleceu em 2011, aos 97 anos, vítima de uma pneumonia que se complicou e agravou problemas cardíacos.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon