Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Carla Reis preside última sessão das Câmaras Reunidas antes de assumir vice-presidência e corregedoria do TRE/AM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Carla Reis preside última sessão das Câmaras Reunidas antes de assumir vice-presidência e corregedoria do TRE/AM
TJAM

Carla Reis preside última sessão das Câmaras Reunidas antes de assumir vice-presidência e corregedoria do TRE/AM

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 5 de maio de 2022
5 Min Lidos
Compartilhar

A desembargadora tomará posse nos cargos da Corte Eleitoral na sexta-feira, razão pela qual renunciará à vice-presidência do TJAM.


A sessão das Câmaras Reunidas de quarta-feira (04/05) foi a última presidida pela desembargadora Carla Reis, que renunciará ao cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para assumir os de vice-presidente e de corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), em posse marcada para a esta sexta-feira (6), às 18h, no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à Sede do TJAM.

Carla Reis foi eleita pelo colegiado do TRE/AM para os cargos em sessão realizada no dia 5 do mês passado, quando o também desembargador Jorge Manoel Lopes Lins foi eleito para presidir a Corte Eleitoral, no biênio 2022/2024.

Ao final da sessão de quarta-feira, Carla Reis agradeceu aos demais membros do colegiado, à equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação pelo apoio técnico, à equipe da Secretaria das Câmaras Reunidas, e também recebeu votos dos desembargadores para um bom trabalho no TRE/AM.

Com a saída de Carla Reis, deverá assumir a vice-presidência do TJAM o desembargador Wellington Araújo, que foi escolhido para o cargo em reunião administrativa do Pleno, no último dia 26 de abril. Araújo ficará na função até o dia 3 de julho deste ano, quando se encerra o mandato da atual gestão do TJAM, que tem à frente o desembargador Domingos Chalub.

Pauta da sessão

As Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas concederam segurança à candidata aprovada em concurso público para o cargo de fiscal municipal de postura em Presidente Figueiredo, aprovada dentro do número de vagas, por estar comprovada hipótese de direito subjetivo à nomeação.

A decisão do colegiado foi unânime, na sessão desta quarta-feira (04/05), no Mandado de Segurança n.º 4005667-13.2020.8.04.0000, de relatoria do desembargador Yedo Simões de Oliveira, em consonância com o parecer do Ministério Público.

Segundo o processo, a autora prestou o concurso regido pelo Edital n.º 001/2015, foi aprovada em terceiro lugar para o cargo que teria quatro vagas, e a validade do concurso teria sido estendida até 15/07/2020, mas sem sua nomeação, enquanto havia outros tipos de contratações em detrimento da candidata aprovada.

De acordo com o parecer da procuradora Karla Leite, “o edital é lei entre as partes, estabelecendo regras às quais estão vinculados tanto a Administração quanto os candidatos. Logo, veiculado o instrumento convocatório o quantitativo de cargos vagos a serem disputados no certame, não pode a Administração se omitir quanto à nomeação dos candidatos aprovados, sob pena de causar-lhes lesão a direito líquido e certo. O que ocorreu nos autos em manejo, haja vista que a Autora, que figurou dentro do número de vagas oferecidas no edital, teve violado seu direito subjetivo, em vista de não ter sido chamada a preencher uma das vagas anunciadas no edital”.

A situação é comum entre os casos julgados pelos colegiados, observando-se que o concurso público para provimento de cargos públicos efetivos materializa os princípios da moralidade e impessoalidade na administração pública.

Como anteriormente houve pedido de tutela antecipada e a liminar foi concedida, agora então foi confirmada a segurança na análise do mérito da ação, após o órgão impetrado prestar informações.

 

 

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a tela de um computador com a transmissão da sessão das Câmaras Reunidas, realizada no formato virtual.

 

 

Patrícia Ruon Stachon

Foto: Chico Batata

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail:                   [email protected]

Tags:Presidente Figueiredo
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

ALEAMGestão Estadual

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Por
14 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 513 vagas de emprego para esta segunda-feira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
11 de novembro de 2024
AmazonasGestão EstadualPolícia

Em 24 horas, PC-AM prende homem por feminicídio contra professora, em Novo Aripuanã

Por
6 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Operação Hagnos: Governo do Amazonas adere a campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
6 de novembro de 2024
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Trabalho do Gaeco/MPAM, que apurou desvio de R$ 22 milhões no interior do Estado, é destaque em publicação nacional

Por
5 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Busca Ativa em Novo Airão oferece ferramentas de acesso aos editais da Lei Aldir Blanc

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
3 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?