Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Caravana da Justiça Social atende 600 pessoas em Rio Preto da Eva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Caravana da Justiça Social atende 600 pessoas em Rio Preto da Eva
Gestão EstadualJudiciário

Caravana da Justiça Social atende 600 pessoas em Rio Preto da Eva

1 ano atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Realizado pela justiça do trabalho e órgãos parceiros, ação levou serviços e atendimentos diversos à população

O Município de Rio Preto da Eva foi escolhido para receber a primeira ação da “Caravana da justiça Social”, projeto do Tribunal Regional do trabalho da 11ª Região (AM/RR) que visa levar o acesso à justiça e outros direitos sociais para as regiões mais distantes das capitais do Amazonas e de Roraima. Durante dois dias (26 e 27 de fevereiro), a equipe da Caravana esteve no município realizando os atendimentos.

A abertura do evento contou com a presença dos dirigentes do TRT-11 e dos parceiros: Ministério Público do trabalho da 11ª Região, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), Ministério do trabalho e emprego (MTE), Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), e órgãos municipais. O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, abriu o evento agradecendo o esforço conjunto de todos os parceiros e saudando os presentes. “Quero de público agradecer às pessoas e aos parceiros que foram fundamentais para que este evento acontecesse. Obrigado por comprarem a ideia e acreditarem no projeto. É um trabalho de várias mãos”, disse. Dirigindo-se à população presente ele disse: “os senhores poderão desfrutar da Cidadania. Procurem as salas que atendam as suas demandas. O TRT-11 está e estará sempre a disposição de vocês. Aproveitem os nossos serviços, pois temos prazer em servir”.

 

Representando a prefeitura de Rio Preto da Eva, a secretária executiva de educação, Maria do Socorro Nogueira da Costa, agradeceu ao TRT-11 por ter escolhido o município para sediar a primeira caravana. “É um momento ímpar de trazer a justiça pra mais perto da população. Facilitar o acesso aos serviços, para que as pessoas possam tirar todas as dúvidas. Muito obrigada por isso”, disse.

A corregedora regional do TRT-11, desembargadora Joicilene Portela, destacou a importância da iniciativa do presidente do Regional, e o fato do evento acontecer dentro de uma escola. “Quero louvar a ideia do presidente do TRT-11. Nós temos uma história de serviço, precisamos nos fazer conhecer pela sociedade. Somos servidores e estamos aqui cumprindo com o nosso dever. Também estamos aqui para informar, pois é assim que se forma uma consciência. E que bom que estamos realizando este evento pioneiro em uma escola. A escola tem poder de transformação. Transforma vidas e toda a sociedade. Somos a justiça Social e estamos à disposição de vocês. Aproveitem para tirar dúvidas, entender melhor os direitos previdenciários e trabalhistas. Tudo isso foi feito para vocês”, afirmou a corregedora.

 

Autoridades

Também estiveram presentes na abertura da Caravana da justiça Social em Rio Preto da Eva: o presidente da Câmara Municipal do Município, Wellington Henri Braga da Silva; a procuradora do trabalho Joali Ingracia Santos de Oliveira, representando o MPT; a superintendente regional do trabalho e emprego no Amazonas, Maria Francinete Corrêa de Lima; a coordenadora regional da Secretaria de Estado de educação e Qualidade de ensino no Amazonas, Ilene Palheta, representando a secretária executiva adjunta do interior Ana Maria Araújo, da SEDUC; a secretária municipal executiva de assistência social, Neia Souza; o juiz do trabalho Igo Zany Nunes Correa, vice-diretor da escola Judicial do TRT-11 (Ejud11); a juíza do trabalho auxiliar da presidência do TRT-11, Carolina Lacerda França. A Banda Marcial Drum Line, da escola Municipal Alegria de Saber, se apresentou durante a abertura do evento.

Sobre o projeto

Centrado na prestação de serviços sociais, jurídicos e educacionais, visitas técnicas e audiências públicas, o projeto visa levar mais Cidadania e justiça social à população das comarcas interioranas, considerando os desafios particulares enfrentados devido à localização geográfica isolada e à infraestrutura limitada nessas áreas. Em Rio Preto da Eva foram oferecidos os seguintes serviços:

INSS – Orientação e informação de acesso aos serviços previdenciários; informação sobre situações de requerimento de benefícios; informação e orientação sobre acesso aos canais remotos “Central 135” e aplicativo “Meu INSS”.

MTE – Seguro desemprego; Abono Salarial; orientação e senha CTPS digital; Extrato CAGED; informação RAIS; Empregador Web; e orientação trabalhista (CLT).

MPT – Coleta de denúncias e esclarecimentos sobre direitos trabalhistas; distribuição de material informativo de temas relacionados às coordenadorias temáticas, em especial o enfrentamento ao trabalho análogo ao de escravo e em condições degradantes; tráfico de pessoas e erradicação do trabalho infantil.

TRT-11 – Serviço de tomada de reclamações trabalhistas. A população também PODE solicitar informações, apresentar reclamações, denúncias e sugestões à Ouvidoria do TRT11, e à Corregedoria do TRT-11. A escola Judicial do TRT-11 realizou palestra auxiliando na formação e capacitação de cidadãos, estudantes e líderes comunitários sobre direitos trabalhistas, trabalho seguro, combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo.

Prefeitura de Rio Preto da Eva – Ouvidoria da Mulher; Cadastro para emissão de Carteira de Identidade; Emissão de Carteira da pessoa com deficiência; Bolsa Família.

Nos dois dias de evento, foram prestados em torno de 300 atendimentos e aproximadamente 300 capacitações. Foram realizadas palestras para 200 alunos, 80 educadores e servidores da prefeitura, além de conselheiros tutelares e empresários.

A abertura do evento teve transmissão ao vivo pelo canal do TRT-11 no Youtube. Confira o vídeo ao final da notícia. 

Próximas localidades

Além de Rio Preto da Eva estão previstas no projeto as cidades: Tefé, Boa Vista, Eirunepé, Tabatinga, Humaitá, Presidente Figueiredo, Lábrea, Coari, Itacoatiara, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Maués, Carauari, Borba e Boca do Acre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acesse a galeria de fotos.

https://www.youtube.com/watch?v=RZoc8MkdFV4 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda 
Fotos: Renard Batista

  

Tags:Boca do AcreBorbaCarauariCoariDenúnciasEirunepéHumaitáItacoatiaraLábreaManicoréMauésParintinsPresidente FigueiredoRio Preto da EvaSão Gabriel da CachoeiraTabatingaTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior PIM registra faturamento superior a R$ 173 bilhões em 2023
Próximo artigo Presidente do TRT-11 se reúne com representantes do CSJT, em Brasília, para iniciar retomada das obras no novo Fórum Trabalhista de Manaus

Mais notícias desta categoria

Camelôs e lojistas unidos para reordenamento em Manaus

15 horas atrás

Fiscalização em Manaus – Vagas especiais são protegidas

18 horas atrás

Operação Shamar: Justiça Itinerante para Mulheres

21 horas atrás

Serviço de Apoio à Mulher – Inauguração em Coari

2 dias atrás
wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

3 dias atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

4 dias atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

4 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

5 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

5 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

5 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

6 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

6 dias atrás

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

Detran-AM remove carros de ‘racha’ na zona oeste

#SouManaus: Festival Cultural de Artes Integradas 2025

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?