Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: BOAS PRÁTICAS: Cartório extrajudicial de Japurá realizará nova etapa do projeto voltado ao combate do sub-registro civil no município
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > BOAS PRÁTICAS: Cartório extrajudicial de Japurá realizará nova etapa do projeto voltado ao combate do sub-registro civil no município
Judiciário

BOAS PRÁTICAS: Cartório extrajudicial de Japurá realizará nova etapa do projeto voltado ao combate do sub-registro civil no município

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Já houve uma ação do projeto na sede do município, em parceria com o Juízo da Comarca. A intenção agora é seguir para comunidades ribeirinhas e atender também às populações indígenas.


O cartório extrajudicial da Comarca de Japurá, no interior do Amazonas, está se organizando para desenvolver neste segundo semestre do ano mais uma ação do projeto “Criança Cidadã – Mobilização e Combate ao Sub-registro civil” (processo PJeCOR n.º 0001738- 94.2022.2.00.0804), que busca proceder com o registro de nascimento das crianças que ainda não possuem o documento, combatendo, dessa forma, o sub-registro civil no município, localizado a 743 quilômetros de Manaus.

Esta será a segunda ação do cartório – a primeira foi desenvolvida em junho do ano passado, na sede do município, por meio de uma parceria com o Juízo da Vara Única da Comarca de Japurá, com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. “Já estamos em tratativas, inclusive com a FUNAI, para realizarmos neste segundo semestre do ano mais uma etapa do projeto, que irá se estender agora às comunidades ribeirinhas de Japurá e aos povos indígenas”, adiantou o tabelião e oficial registrador da Comarca de Japurá, José Sonilson da Silva Maués. A data será divulgada após as tratativas com os órgãos parceiros.

“O projeto foi criado e desenvolvido para combater o sub-registro civil e também tem o intuito de alertar e orientar os pais a registrarem seus filhos, garantindo assim a sua Cidadania, aos seus direitos básicos. Verificamos que ainda há muita desinformação entre as famílias sobre esse documento. Uma pessoa sem a certidão de nascimento não existe oficialmente, é invisível ao Estado, e, consequentemente, não PODE obter outros documentos que são necessários ao seu dia a dia como, por exemplo, o RG, o CPF e o Título de Eleitor, além de ficar fora das políticas públicas, como os benefícios governamentais”, explicou Maués, enfatizando a necessidade de uma orientação permanente aos pais sobre o registro civil.

O responsável pelo cartório extrajudicial contou, ainda, que muitas crianças em Japurá, por não possuírem a certidão de nascimento acabam indo à escola, porém na “qualidade de ouvinte”, o que prejudica a sua formação escolar.

“O nosso projeto tem o objetivo de estimular um maior comprometimento dos órgãos – Judiciário, Ministério Público, cartório extrajudicial, Prefeitura e Câmara -, além da sociedade em geral, com a promoção do direito humano fundamental ao cidadão que é a sua identidade, garantindo assim que os índices de sub-registro no município de Japurá não voltem a crescer. E que os registros tardios sejam recuperados ainda na infância”, enfatizou o tabelião e oficial registrador.

Ainda conforme Maués, como Japurá localiza-se em região de fronteira e, visando à segurança e integridade dos membros do projeto, a organização também vem conversando com o Exército Brasileiro (Base Tefé). “Queremos assegurar apoio e segurança nesta atividade que estamos preparando, com a finalidade de atender a população ribeirinha e os povos originários que vivem nas comunidades distantes de Japurá”, comentou. Para chegar em algumas localidades, o trajeto leva mais de 8 a 10 horas por via fluvial.

A Corregedoria-Geral de justiça do Amazonas (CGJ/AM) recomendou o projeto “Criança Cidadã – Mobilização e Combate ao Sub-registro civil em Japurá” como “Boa Prática” e a iniciativa PODE servir de modelo para outras serventias no Estado.




Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Acervo do Cartório Extrajudicial

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660


Tags:JapuráManausMauésTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Juizado da Infância e da Juventude Cível realiza Audiências Concentradas em abrigos da capital
Próximo artigo Nota de Pesar – Professor aposentado da Faculdade de Direito Agnus Veloso

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

9 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

9 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

9 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

9 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

9 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

9 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

9 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

9 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

9 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

9 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

9 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

9 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?