Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: BOAS PRÁTICAS: Cartório extrajudicial de Japurá realizará nova etapa do projeto voltado ao combate do sub-registro civil no município
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > BOAS PRÁTICAS: Cartório extrajudicial de Japurá realizará nova etapa do projeto voltado ao combate do sub-registro civil no município
Judiciário

BOAS PRÁTICAS: Cartório extrajudicial de Japurá realizará nova etapa do projeto voltado ao combate do sub-registro civil no município

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 16 de junho de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Já houve uma ação do projeto na sede do município, em parceria com o Juízo da Comarca. A intenção agora é seguir para comunidades ribeirinhas e atender também às populações indígenas.


O cartório extrajudicial da Comarca de Japurá, no interior do Amazonas, está se organizando para desenvolver neste segundo semestre do ano mais uma ação do projeto “Criança Cidadã – Mobilização e Combate ao Sub-Registro Civil” (processo PJeCOR n.º 0001738- 94.2022.2.00.0804), que busca proceder com o registro de nascimento das crianças que ainda não possuem o documento, combatendo, dessa forma, o sub-registro civil no município, localizado a 743 quilômetros de Manaus.

Esta será a segunda ação do cartório – a primeira foi desenvolvida em junho do ano passado, na sede do município, por meio de uma parceria com o Juízo da Vara Única da Comarca de Japurá, com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. “Já estamos em tratativas, inclusive com a Funai, para realizarmos neste segundo semestre do ano mais uma etapa do projeto, que irá se estender agora às comunidades ribeirinhas de Japurá e aos povos indígenas”, adiantou o tabelião e oficial registrador da Comarca de Japurá, José Sonilson da Silva Maués. A data será divulgada após as tratativas com os órgãos parceiros.

“O projeto foi criado e desenvolvido para combater o sub-registro civil e também tem o intuito de alertar e orientar os pais a registrarem seus filhos, garantindo assim a sua cidadania, aos seus direitos básicos. Verificamos que ainda há muita desinformação entre as famílias sobre esse documento. Uma pessoa sem a Certidão de Nascimento não existe oficialmente, é invisível ao Estado, e, consequentemente, não pode obter outros documentos que são necessários ao seu dia a dia como, por exemplo, o RG, o CPF e o Título de Eleitor, além de ficar fora das políticas públicas, como os benefícios governamentais”, explicou Maués, enfatizando a necessidade de uma orientação permanente aos pais sobre o registro civil.

O responsável pelo cartório extrajudicial contou, ainda, que muitas crianças em Japurá, por não possuírem a Certidão de Nascimento acabam indo à escola, porém na “qualidade de ouvinte”, o que prejudica a sua formação escolar.

“O nosso projeto tem o objetivo de estimular um maior comprometimento dos órgãos – Judiciário, Ministério Público, cartório extrajudicial, Prefeitura e Câmara -, além da sociedade em geral, com a promoção do direito humano fundamental ao cidadão que é a sua identidade, garantindo assim que os índices de sub-registro no município de Japurá não voltem a crescer. E que os registros tardios sejam recuperados ainda na infância”, enfatizou o tabelião e oficial registrador.

Ainda conforme Maués, como Japurá localiza-se em região de fronteira e, visando à segurança e integridade dos membros do projeto, a organização também vem conversando com o Exército Brasileiro (Base Tefé). “Queremos assegurar apoio e segurança nesta atividade que estamos preparando, com a finalidade de atender a população ribeirinha e os povos originários que vivem nas comunidades distantes de Japurá”, comentou. Para chegar em algumas localidades, o trajeto leva mais de 8 a 10 horas por via fluvial.

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) recomendou o projeto “Criança Cidadã – Mobilização e Combate ao Sub-Registro Civil em Japurá” como “Boa Prática” e a iniciativa pode servir de modelo para outras serventias no Estado.




Texto: Acyane do Valle | CGJ/AM
Fotos: Acervo do Cartório Extrajudicial

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660


Tags:JapuráManausMauésTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação dá início à aplicação das provas do Sadeam 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus promove prévia da ‘Jornada Pedagógica 2025’

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?