Projeto é implementado pela Seas e visa qualificar os participantes por meio da produção de pães artesanais

Foto: Jimmy Christian/Seas
O projeto Padaria Artesanal, criado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), reuniu os participantes nesta sexta-feira (19/07), para a aula inaugural, na Cozinha Pólo do Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, bairro Mutirão, zona norte de Manaus.
O projeto visa estimular o empreendedorismo, a inclusão produtiva e a geração de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da produção de pães artesanais.
As aulas acontecem às segundas e sextas-feiras. A primeira turma desta sexta-feira contou com a participação de 20 mulheres.

Foto: Jimmy Christian/Seas
Ao longo do dia, elas aprenderam pelo menos dez receitas de pães artesanais, além de receberem treinamento em técnica de panificação e uma aula teórica que abordou temas importantes como higiene, cidadania e empreendedorismo.
Raquel Farias, que participou dessa aula inaugural, destacou as oportunidades que podem surgir a partir desta qualificação. “O que está sendo oferecido aqui é uma semente de oportunidade. Embora pareça simples, há um leque de alternativas que podem aparecer, como por exemplo começar a vender seus pães na sua comunidade, gerando renda extra”, disse.
O objetivo é que, ao final do curso, os participantes sejam agentes multiplicadores, ou seja, que tenham a capacidade de transmitir o conhecimento adquirido no projeto para outras pessoas. Durante o curso, os participantes terão acesso a aulas teóricas e práticas ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O coordenador do projeto, Gláucio Serrão, ressaltou a importância do curso na formação de agentes multiplicadores e no fortalecimento de vínculos comunitários, uma vez que a produção dos pães pode gerar emprego e renda nesses locais. “Além de todo o conhecimento, os alunos aqui têm a oportunidade de dar oportunidade a outras pessoas, principalmente em suas comunidades, igrejas, bairros. Isso fortalece vínculos. O projeto busca, sim, qualificar as pessoas, mas também cumpre um papel social de extrema importância”, afirmou.

Foto: Jimmy Christian/Seas
A titular da Seas, Kely Patrícia, acredita que investir na capacitação empreendedora é fundamental para fortalecer a economia local e promover a inclusão social.
“O Projeto Padaria Artesanal não apenas oferece conhecimento técnico, mas também empodera os participantes, permitindo que desenvolvam seus negócios de maneira sustentável”, disse.
As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas através do Google Forms no link: https://forms.gle/d7HoUMojWj39h9LL6.

Foto: Jimmy Christian/Seas
Projeto Padaria Artesanal
O Projeto Padaria Artesanal é uma iniciativa que visa promover a capacitação empreendedora, estimulando o empreendedorismo e a inclusão produtiva. O foco principal do projeto é incentivar a formalização de negócios e a geração de emprego e renda, especialmente para a população em situação de vulnerabilidade social.
O objetivo principal do Projeto Padaria Artesanal é capacitar indivíduos em habilidades empreendedoras relacionadas à produção de pães e produtos de panificação. Através dessa capacitação, busca-se não apenas fornecer conhecimentos técnicos, mas também incentivar a criação de microempreendimentos locais e promover a inclusão produtiva.
O post Aula inaugural: Projeto Padaria Artesanal estimula o empreendedorismo e a inclusão produtiva apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.