A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 18/9, uma ação especial da Semana Municipal de Incentivo à Leitura na escola municipal São Sebastião 2, localizada na comunidade São Sebastião, zona rural da capital. Organizada pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, a atividade reuniu cerca de 170 participantes, entre alunos da educação infantil e do 1º ao 9º ano, professores, convidados e membros da comunidade.
O evento contou com a participação de quatro escolas convidadas, Paulo Freire, Ebenezer, Canaã 2 e Raul Pompeia, que apresentaram danças, exposições, trabalhos produzidos pelos alunos e uma mostra literária. Em conformidade com a Lei nº 1.557/2011, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Leitura dentro do programa Viajando na Leitura, a programação ainda incluiu homenagens ao poeta e cantor Candinho e à cantora Inês, além de apresentações culturais indígenas, músicas, jogral e coral.
De acordo com a chefe da DDZ Rural, professora Rosa Denise Diniz, esse tipo de atividade fortalece o aprendizado dos estudantes da zona ribeirinha e incentiva a prática da leitura.
“Essa ação macro da Semed, prevista em lei, trouxe várias atividades de incentivo à leitura. Tivemos apresentações de carimbó, músicas, danças, poemas e poesias. Outras escolas também se envolveram, fortalecendo a literatura e incentivando os alunos da zona rural a produzirem seus próprios livros e a se encantarem com a leitura, especialmente com os poemas que valorizam nossas raízes, ressaltou.
A diretora da escola São Sebastião 2, Filomena Valente do Couto, destacou que o trabalho durante a semana foi intenso e ressaltou que o projeto já é realizado há muitos anos pela prefeitura e Semed.
“De 15 a 19 de setembro, trabalhamos intensamente a Semana Municipal de Incentivo à Leitura, uma ação que a prefeitura, por meio da Semed, realiza há muitos anos. Neste ano, o polo escolhido para receber as escolas do rio Negro foi a escola São Sebastião 2. Estamos muito felizes em acolher essas escolas com o objetivo de incentivar a leitura entre as crianças do rio Negro e das comunidades próximas, dando a elas a oportunidade de ler, dramatizar e cantar as músicas de Candinho e Inês”, disse a diretora.
Lançamento de livro
Durante a ação, aconteceu o lançamento do livro “Enfeitando o Chão do Amanhã”, de João Cândido dos Santos Rodrigues, conhecido como Candinho. Segundo o próprio autor, que possui mais de 40 anos de carreira artística, ele nunca havia trabalhado com crianças, atuando apenas em faculdades e escolas de ensino médio.
“A princípio, nós não trabalhávamos com crianças. Mas, a partir de um convite que recebemos no ano passado da gestora da escola Dilma Iracema, tudo mudou. Fomos até a escola e, ao chegar lá, ver as crianças recitando e cantando nossas músicas foi uma experiência marcante. Saímos dali com o compromisso de retribuir todo o carinho que recebemos. Fiquei emocionado e pensei em fazer um livro especialmente para trabalhar com as crianças. Poder contribuir para o conhecimento dos estudantes é algo sensacional, e sentir esse carinho não tem preço”, declarou o poeta.
O estudante Ulisses Gabriel Lemos, de 13 anos, do 7º ano, falou sobre a experiência com a leitura do livro do poeta Candinho. “Achei a história de Candinho muito interessante, pois, através de seus textos, as pessoas podem aprender bastante, tanto na leitura quanto na produção de textos. É muito importante para todos nós recebermos esse tipo de incentivo. Estou muito feliz por poder participar da Semana de Incentivo à Leitura”, enfatizou.

— — —
Texto – Jorgiane Catinares/Semed
Fotos – Divulgação/Semed