Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Após encontro com Bolsonaro, Wilson Lima afirma que diálogo sobre ZFM e novos investimentos se manterá permanente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Após encontro com Bolsonaro, Wilson Lima afirma que diálogo sobre ZFM e novos investimentos se manterá permanente
Governo do Estado

Após encontro com Bolsonaro, Wilson Lima afirma que diálogo sobre ZFM e novos investimentos se manterá permanente

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Diálogo sobre a segurança jurídica e competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) se manterá permanente. Fotos: Arthur Castro/SecomApós encontro com o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica, ontem em Brasília, que assegurou mudanças no decreto Federal 10.979/2022, que trata do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o governador Wilson Lima afirmou, nesta quinta-feira (10/03), que o diálogo sobre a segurança jurídica e competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) se manterá permanente.
Há 6 minutos
Por Nayara Leao

Governador informou que decreto federal sobre redução do IPI será reeditado até o final de março

Wilson Lima voltou a ressaltar os resultados da reunião com Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes, em que ficou decidido que os produtos que têm Processo Produtivo Básico (PPB) aprovado para ZFM não terão o incentivo de redução de IPI previsto no decreto 10.979/2022 quando produzidos fora da área de abrangência do modelo. O Governo Federal se comprometeu a reeditar o decreto, excetuando os produtos já produzidos na Zona Franca, até o final deste mês.

O governador disse, ainda, durante entrevista coletiva na sede do Governo, na zona oeste de Manaus, que também devem avançar as discussões para o desenvolvimento de alternativas econômicas para o Amazonas.

Novos investimentos

Fotos: Arthur Castro/SecomFotos: Arthur Castro/SecomO governador ressaltou a importância da discussão sobre novas matrizes econômicas para o Amazonas e pontuou que são áreas que precisam de investimentos e prazo maior para consolidação, como a exploração do potássio, no município de Autazes, do gás natural, em Silves, e da bioeconomia para o aproveitamento das riquezas da Amazônia de forma sustentável.

“O diálogo tem que ser permanente nesse processo porque a gente está tratando de algo muito sensível que é a Zona Franca de Manaus; a gente está tratando da vida das pessoas porque se a gente tem uma empresa fechada isso significa desemprego, significa mexer com a vida das pessoas”, afirmou o governador.

Wilson Lima ressaltou a importância da mobilização da classe política e empresarial na defesa da ZFM, destacando a presença, na reunião de ontem em Brasília, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva; do ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), coronel Alfredo Menezes; do ex-senador Alfredo Nascimento; e do coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos do Governo do Amazonas (Cate), Nivaldo Mendonça. Também agradeceu o empenho do prefeito de Manaus, David Almeida.

“Isso é algo que acontece a médio e longo prazo. Então a gente não PODE prescindir do modelo Zona Franca, pelo menos por enquanto. A gente só PODE começar a fazer um processo de transição quando a gente tiver algo que garanta os empregos de quem está na Zona Franca de Manaus, garanta competitividade para as empresas”, destacou o governador.

Proposta do Governo do Estado

O secretário da SEFAZ, Alex Del Giglio, ressaltou que a reedição decreto atende uma das propostas do Governo do Estado apresentada à equipe técnica do Ministério da economia, na última terça-feira. Na ocasião, o Estado apresentou duas propostas: exclusão no decreto de produtos com PPB e também a exclusão de produtos não fabricados no Brasil.

Da entrevista coletiva hoje em Manaus, participaram também o secretário estadual de Fazenda, Alex Del Giglio; o superintendente da Suframa, general Algacir Antônio Polsin; o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam); Wilson Périco; o deputado federal, Átila Lins; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade; a deputada estadual Joana Darc e os deputados estaduais Adjuto Afonso, João Luiz e Cabo Maciel.

“Primeiro é a questão logística que é muito complexa e o segundo é a questão do fluxo de caixa, porque como demora muito o produto ir para o centro-sul do Brasil, esse recurso fica empatado, o prazo médio de estoque é muito grande, então você acaba tendo um custo de oportunidade muito elevado”, detalhou.

Del Giglio destacou que a retirada de produtos com PPB da abrangência do decreto devolve a competitividade da ZFM, onde o incentivo sobre o IPI compensa questões logísticas e de fluxo de caixa das empresas. Ele disse que muitas empresas têm interesse em produzir no Amazonas e que a redução causaria um desequilíbrio em relação ao restante do país.

O presidente do Cieam, Wilson Périco, também destacou a retomada da competividade do PIM. “Acho que nós temos fôlego, demonstramos ter estatura e UNIÃO política para o enfrentamento dos assuntos que são do interesse da sociedade amazonense. Não estamos defendendo os investimentos, estamos sim defendendo o maior e melhor patrimônio que esses investimentos deixam para o nosso país que são os empregos gerados aqui. Essa é a meta de preservar o que temos de maior riqueza”, frisou.

Tags:AutazesDavid AlmeidaEstado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausSilvesWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Oficina sobre empregabilidade é ministrada para mulheres com processos no 1.º Juizado Maria da Penha
Próximo artigo Prefeitura faz visita técnica ao antigo Museu do Porto e seu acervo para reabilitação

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás
Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus
Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam
UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho
Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas
JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?