Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Após dois meses de internação, bebê indígena que fez transfusão intrauterina na maternidade do Estado recebe alta
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Após dois meses de internação, bebê indígena que fez transfusão intrauterina na maternidade do Estado recebe alta
Governo do Amazonas

Após dois meses de internação, bebê indígena que fez transfusão intrauterina na maternidade do Estado recebe alta

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Procedimento inédito na REDE pública estadual garantiu a sobrevivência da pequena Eloá, que nasceu prematura

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

Após dois meses de internação, a pequena Eloá, bebê indígena da etnia Baré, que nasceu prematura e recebeu duas transfusões sanguíneas intrauterinas ainda no ventre materno, teve alta da Maternidade Ana Braga, da Secretaria de saúde do Amazonas (SES-AM), em Manaus. O procedimento considerado de alta complexidade foi realizado de forma inédita na REDE pública estadual e garantiu a sobrevivência de mãe e filha.

Eloá nasceu no dia 8 de fevereiro, de parto cesáreo, após a mãe, Daniela Tavares, enfrentar uma gestação de alto risco devido à incompatibilidade sanguínea entre ambas.

A paciente, de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), foi identificada por meio do programa de Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco (TelePNAR). O programa, de telemedicina, é realizado através de parceria entre a SES-AM, Universidade do Amazonas (UFAM) e Ministério da saúde (MS), com foco em áreas remotas do Estado.

A secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, destaca a importância do TelePNAR na redução da mortalidade materna no Estado. Segundo ela, entre 2024 e 2025, houve uma queda histórica de 49% nos índices, resultado do aprimoramento da assistência às gestantes de alto risco e do acesso à telemedicina.

FOTO: Evandro Seixas/SES-AM

“A nossa Maternidade Ana Braga, somada ao cuidado multidisciplinar e à expertise dos nossos profissionais do Estado, realizou esse procedimento inédito que salvou a vida dessa família. Isso mostra a força do sistema de saúde do Amazonas, que enfrentou barreiras geográficas e realizou, com muita precisão e cuidado, tanto o procedimento quanto o acompanhamento. Isso mostra o quanto Podemos avançar e fortalecer cada vez mais o SUS”, disse.

Tratamento e recuperação

Após o tratamento na UTI, Eloá ganhou peso, passando de 2,265 kg para 2,620 kg. De acordo com o diretor da Maternidade Ana Braga, Edilson Albuquerque, a bebê já realiza sessões do Método Canguru, que auxilia na amamentação e favorece o vínculo entre mãe e filha, o que contribuiu para alta definitiva da maternidade.

“Foi um verdadeiro milagre, pois ela passou por mais de quatro paradas cardíacas e dias intensos na UTI. Agora, em casa, segue em recuperação e fortalecimento”, disse.

O médico obstetra Carlos Henrique Esteves Freire, da UFAM e que integra o programa TelePNAR, foi quem identificou o caso da paciente. Junto a equipe, indicou a transferência para Manaus. “Foi um trabalho em equipe, que envolveu diferentes especialidades para garantir que tanto a mãe quanto o bebê tivessem o melhor atendimento possível”, afirmou.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM

Daniela Tavares, emocionada, comemorou a vida da filha e ressaltou que a Maternidade Ana Braga foi fundamental na recuperação e não desistiu em nenhum momento do bem-estar da pequena e da família.

“Eu acredito no SUS, eles fizeram o possível e o impossível, a minha filha é a prova viva disso. Desde a barriga, a Maternidade Ana Braga foi um instrumento de recuperação. Uma bebê que estava em estado gravíssimo, teve várias paradas cardíacas e mesmo assim, os profissionais nunca desistiram. Na minha gestação, também fizeram de tudo, e no meu parto, se empenharam para garantir o melhor para mim e para a minha filha”, contou.

O post Após dois meses de internação, bebê indígena que fez transfusão intrauterina na maternidade do Estado recebe alta apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Bioeconomia no Amazonas se destaca como alternativa para um futuro sustentável
Próximo artigo ADS realiza primeira edição Especial de Feiras de Produtos Regionais na Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Mais notícias desta categoria

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

8 horas atrás

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

10 horas atrás

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

11 horas atrás

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

11 horas atrás

Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação

11 horas atrás

“O programa RecuperaFone funciona é eficaz”, diz autônoma ao recuperar aparelho celular que havia sido furtado

11 horas atrás

Sine Amazonas divulga 96 vagas de emprego para esta quinta-feira

11 horas atrás

Gestão de Turismo: Estudantes da UEA fazem a 1ª mediação cultural durante o Festival da Ciranda de Manacapuru

12 horas atrás

Sedecti participa da 320ª Reunião do CAS que aprovou R$ 1,25 bilhão em investimentos para a Zona Franca de Manaus

12 horas atrás

EETI Balbina Mestrinho promove manhã de aprendizado com projeto Circuito do Saber

12 horas atrás

Centro Cultural Palácio Rio Negro celebra 28 anos como centro cultural com programação especial

12 horas atrás

“Vai trazer grandes benefícios para nossas vidas”, diz moradora contemplada pelo Governo do Estado com título definitivo de propriedade

12 horas atrás
Manaus recebe 4º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas
Governador Wilson Lima entrega 600 títulos definitivos e programa já beneficia mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária
Residência Pretoberâncias abre inscrições para artistas visuais negros em Manaus
Sema e Forças de Segurança recuperam mais de 250 quelônios capturados ilegalmente em Canutama e Lábrea
ADS encerra ciclo de capacitações com foco em boas práticas de manejo e fortalecimento da cadeia produtiva, em Humaitá
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?