Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público
Manaus

Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A cultura de paz e o combate à violência são frentes de trabalho em andamento nas unidades de ensino da REDE municipal de Manaus. Como parte desse esforço, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, na tarde desta segunda-feira, 18/11, a cerimônia de entrega do “Relógio da Paz” na escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, localizada no bairro Santo Agostinho, zona Oeste da cidade.

O “Relógio da Paz” é uma iniciativa do projeto “escola em Paz”, resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Semed. O objetivo é promover a implementação da metodologia da justiça Restaurativa nas escolas, visando estabelecer uma cultura de paz nas relações interpessoais dentro do ambiente escolar.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, o projeto é essencial para reforçar as ações de cultura de paz já implementadas nas escolas de Manaus.

“Essa parceria entre a Semed e o Ministério Público é fundamental para criar um ambiente de cultura de paz nas escolas, melhorando a relação entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Isso contribui para um espaço mais harmonioso, que favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, com foco na paz. Vale ressaltar que essa ação fortalece outras iniciativas de mesmo propósito realizadas em nossas unidades de ensino”, destacou Oliveira.

O “Relógio da Paz” é um dispositivo pedagógico que visa aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes, oferecendo experiências educativas alinhadas ao currículo oculto e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na Semed, a ação é coordenada pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi). Segundo o coordenador-geral do Nupi, Ricardo Simões, o relógio funcionará como um marcador de atividades que serão realizadas quinzenalmente com os alunos, com o apoio dos respectivos professores nas escolas.

“Este relógio, na verdade, é um marcador de tempo para as ações de cultura de paz nas escolas. Com ele, Podemos mensurar como a cultura de paz está sendo construída no ambiente escolar. O projeto busca aplicar a metodologia da justiça Restaurativa e, por meio desta ferramenta, medir o progresso na implementação dessa cultura dentro das escolas”, explicou Simões.

Prática 

O relógio conta com 12 temas predefinidos, mas não se limita a esses. Os professores têm a liberdade de trabalhar outros temas, além dos já determinados no dispositivo.

No MPAM, a ação é coordenada pela promotora de justiça Dra. Yara Albuquerque Marinho, à frente do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa). Ela explica que o objetivo do projeto é também promover uma mudança de comportamento e mentalidade entre alunos e educadores.

“A proposta do projeto é promover a paz, mudar mentalidades e reduzir a criminalidade, a violência e o bullying nas escolas, além de combater outras práticas nocivas, tanto entre alunos como também entre alunos e gestores, e entre estudantes e suas famílias. O projeto visa, por meio de círculos de paz, mediação, escuta ativa e comunicação não violenta por parte dos gestores, acolher alunos com dificuldades e transformar a sociedade, reduzindo os níveis de violência e promovendo a cultura da paz”, afirmou a promotora.

Até o momento, o projeto beneficiou 1.302 alunos em cinco escolas da REDE municipal de ensino. Segundo o cronograma de atividades, até o final do ano, a ação será ampliada para mais cinco unidades de ensino da Prefeitura de Manaus.— — –Texto – Emerson Santos/ SemedFotos – Eliton Santos/ SemedDisponiveis em –https://flic.kr/s/aHBqjBSfBB

Tags:CriminalidadeDavid AlmeidaManausPrefeito de ManausPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Visa Manaus alerta farmácias sobre atualização do cadastro no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
Próximo artigo Prefeito David Almeida recebe visita do primeiro-secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza manutenção do pavimento na avenida Eduardo Ribeiro para garantir trafegabilidade no centro histórico

2 horas atrás

Manaus em alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira com Defesa Civil em prontidão

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus apreende Tirzepatida em operação para coibir venda irregular e publicidade enganosa

15 horas atrás

Chuvas em Manaus colocam cidade em estado de atenção com ventos e raios até 5/2 às 19h

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção emergencial na avenida Autaz Mirim e avança em drenagem e recuperação viária na zona Leste

19 horas atrás

Novo aterro municipal de Manaus segue com obras regularizadas e acompanhamento ambiental pelo Ipaam

19 horas atrás

Complexo viário Passarão altera tráfego no cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira a partir de 6/2

20 horas atrás

Ajuri dos Saberes reúne 23 professores indígenas em formação da Semed em Manaus nos dias 5 e 6/2

21 horas atrás

Hospital da Polícia Militar avalia implementação de programa de planejamento reprodutivo após visita à Maternidade Dr. Moura Tapajóz

21 horas atrás

Sine Manaus oferece 261 vagas de emprego com atendimento nesta sexta–feira, 6/2, das 8h às 14h

22 horas atrás

Manaus convoca quatro novos bolsistas do Mais Médicos para o Brasil para apresentação até 13/2 na Semsa

24 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação de imóveis no Centro e reduz número de edifícios abandonados em 2025

24 horas atrás
Prefeitura realiza recuperação de importantes corredores viários
Cratera na avenida Autaz Mirim motiva obra emergencial para recuperar drenagem e garantir segurança
Autuação ambiental aplicada ao aterro sanitário de Manaus foi anulada pelo Ipaam após revisão técnico-jurídica
Procon Manaus divulga pesquisa e registra alta de 3,24% na cesta básica em fevereiro com variação entre supermercados
Início do ano letivo 2026 em Manaus mobiliza mais de 242 mil alunos da rede municipal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?