Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público
Manaus

Alunos da rede municipal recebem ‘Relógio da Paz’ de projeto em parceria com Ministério Público

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A cultura de paz e o combate à violência são frentes de trabalho em andamento nas unidades de ensino da REDE municipal de Manaus. Como parte desse esforço, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, na tarde desta segunda-feira, 18/11, a cerimônia de entrega do “Relógio da Paz” na escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, localizada no bairro Santo Agostinho, zona Oeste da cidade.

O “Relógio da Paz” é uma iniciativa do projeto “escola em Paz”, resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Semed. O objetivo é promover a implementação da metodologia da justiça Restaurativa nas escolas, visando estabelecer uma cultura de paz nas relações interpessoais dentro do ambiente escolar.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, o projeto é essencial para reforçar as ações de cultura de paz já implementadas nas escolas de Manaus.

“Essa parceria entre a Semed e o Ministério Público é fundamental para criar um ambiente de cultura de paz nas escolas, melhorando a relação entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Isso contribui para um espaço mais harmonioso, que favorece o desenvolvimento integral dos estudantes, com foco na paz. Vale ressaltar que essa ação fortalece outras iniciativas de mesmo propósito realizadas em nossas unidades de ensino”, destacou Oliveira.

O “Relógio da Paz” é um dispositivo pedagógico que visa aprimorar as competências socioemocionais dos estudantes, oferecendo experiências educativas alinhadas ao currículo oculto e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na Semed, a ação é coordenada pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi). Segundo o coordenador-geral do Nupi, Ricardo Simões, o relógio funcionará como um marcador de atividades que serão realizadas quinzenalmente com os alunos, com o apoio dos respectivos professores nas escolas.

“Este relógio, na verdade, é um marcador de tempo para as ações de cultura de paz nas escolas. Com ele, Podemos mensurar como a cultura de paz está sendo construída no ambiente escolar. O projeto busca aplicar a metodologia da justiça Restaurativa e, por meio desta ferramenta, medir o progresso na implementação dessa cultura dentro das escolas”, explicou Simões.

Prática 

O relógio conta com 12 temas predefinidos, mas não se limita a esses. Os professores têm a liberdade de trabalhar outros temas, além dos já determinados no dispositivo.

No MPAM, a ação é coordenada pela promotora de justiça Dra. Yara Albuquerque Marinho, à frente do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa). Ela explica que o objetivo do projeto é também promover uma mudança de comportamento e mentalidade entre alunos e educadores.

“A proposta do projeto é promover a paz, mudar mentalidades e reduzir a criminalidade, a violência e o bullying nas escolas, além de combater outras práticas nocivas, tanto entre alunos como também entre alunos e gestores, e entre estudantes e suas famílias. O projeto visa, por meio de círculos de paz, mediação, escuta ativa e comunicação não violenta por parte dos gestores, acolher alunos com dificuldades e transformar a sociedade, reduzindo os níveis de violência e promovendo a cultura da paz”, afirmou a promotora.

Até o momento, o projeto beneficiou 1.302 alunos em cinco escolas da REDE municipal de ensino. Segundo o cronograma de atividades, até o final do ano, a ação será ampliada para mais cinco unidades de ensino da Prefeitura de Manaus.— — –Texto – Emerson Santos/ SemedFotos – Eliton Santos/ SemedDisponiveis em –https://flic.kr/s/aHBqjBSfBB

Tags:CriminalidadeDavid AlmeidaManausPrefeito de ManausPrefeitura de ManausViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Visa Manaus alerta farmácias sobre atualização do cadastro no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
Próximo artigo Prefeito David Almeida recebe visita do primeiro-secretário da Embaixada dos Estados Unidos da América

Mais notícias desta categoria

Parque Encontro das Águas Rosa Almeida em Manaus terá entrega em junho de 2026 com obras estruturais avançando

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção de drenagem profunda na rua 27 do Novo Aleixo para melhorar o escoamento

10 horas atrás

Vacina contra a gripe é aplicada a idosos na Funati em Manaus durante ação da Semsa

11 horas atrás

Entidades apresentam ao Implurb propostas para revisão do Plano Diretor de Manaus visando orientar o crescimento urbano

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus conclui licitação e anuncia início das obras da Fundação Municipal Cidade do Autista na próxima semana

11 horas atrás

Procon Manaus nas Escolas realiza Dia D com palestra sobre educação financeira e direitos do consumidor nas unidades municipais

11 horas atrás

Limpeza de canaletas na rua Marechal Deodoro evita alagamentos no Centro de Manaus

12 horas atrás

Formação de brigada de emergência treina 94 servidores da Semsa em Manaus nos dias 18 e 19/11

12 horas atrás

USF Lourenço Borghi terá atendimentos suspensos em 19/11 por manutenção na rede elétrica

12 horas atrás

Operação de trânsito em Manaus mobiliza IMMU e apoio de forças de segurança e autua 73 infrações

12 horas atrás

Educação de trânsito mobiliza alunos e Prefeitura em ação na escola Arthur Engrácio na zona Leste de Manaus

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza limpeza de caixas coletoras na Compensa para melhorar drenagem

13 horas atrás
Prefeitura avança com obras de revitalização do campo 11 de Maio
Prefeitura intensifica recuperação de drenagens no bairro Alvorada
Prefeitura inicia obra emergencial na Constantino Nery
Prefeitura realiza encontro para fortalecer gestão escolar
Manausprev inicia auditoria para recertificação da ISO 9001:2015
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?