Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro
Governo do Amazonas

ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro

7 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Programação incluiu reuniões, visitas, capacitações e reativação da Feira de Produtos Regionais, beneficiando diretamente produtores e piscicultores locais

Fotos: Divulgação / ADS

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) implementou uma série de iniciativas em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fomentar a comercialização de produtos regionais. As atividades, realizadas entre quarta-feira (12/02) e segunda-feira (17/02), incluíram reuniões estratégicas, visitas a campo, sessões de capacitação e a reativação da Feira de Produtos Regionais da ADS no município, proporcionando benefícios diretos aos produtores e piscicultores locais.

No primeiro dia de atividades, a engenheira de pesca Renata Veiga, o engenheiro agrônomo João Netto e o técnico Manoel Contreira realizaram visitas aos produtores interessados em participar dos programas da ADS. Paralelamente, a equipe técnica conduziu uma reunião informativa para divulgar as iniciativas da Agência, contando com a participação da Secretaria Municipal de produção rural, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Câmara de Vereadores.

“Na ocasião, houve uma rica troca de conhecimentos, discussão de novas oportunidades e planejamento de futuras capacitações e metodologias colaborativas”, explicou Renata.

Na manhã de quinta-feira (13/02), foi iniciado o cronograma de capacitações voltado para piscicultores e produtores rurais, com o curso Apoio à Comercialização por meio de Boas Práticas de Manejo na piscicultura. A formação enfatizou a relevância de estabelecer um processo produtivo sustentável na piscicultura, promovendo práticas que assegurem eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

Fotos: Divulgação / ADS

“O treinamento incluiu aprendizado sobre biometria e despesca, culminando com a aplicação da ferramenta Canvas como um modelo estratégico para planejar e estruturar o processo produtivo. Essa metodologia capacitou 14 piscicultores a visualizar, organizar e tomar decisões de maneira mais eficiente, aumentando sua competitividade no mercado”, explicou a engenheira de pesca da ADS e responsável pela iniciativa, Renata Veiga.

No mesmo dia, com o objetivo de reforçar a fertilidade do solo, diminuir as perdas por erosão e melhorar a conservação da terra, além de auxiliar na ciclagem de nutrientes, produção de energia e redução de resíduos, foi realizado o curso Utilização de Biomassa na Conservação e Manejo das Características de Baixa Fertilidade dos Solos. A capacitação, ministrada pelo engenheiro agrônomo João Netto, beneficiou 14 participantes.

Na manhã de sexta-feira (15/02), foram realizadas práticas essenciais para a produção e comercialização de peixes, como a despesca e a biometria, que envolve a medição de parâmetros como peso e comprimento dos peixes. Além disso, foi aplicada a técnica de retirada de espinha de peixe, visando o melhoramento e a valorização do pescado, tornando-o mais atrativo para o mercado. As práticas são fundamentais para garantir um manejo sustentável, eficiente e seguro na piscicultura.

No fim de semana, técnico da ADS, Manoel Contreira, prestou suporte em práticas de campo, cadastramento de feirantes e levantamento de propostas para o programa Mais Crédito Amazonas Feirantes, promovido pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O evento também contou com a contribuição da equipe na reativação da Feira de Produtos Regionais da ADS. Ao todo, oito feirantes, participantes da primeira edição da feira, foram recadastrados. A feira será realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, das 6h às 11h30, na Rua Monsenhor Giordane, em frente ao campo de futebol.

“A ação no município foi concluída com um convite da Secretaria de produção rural para a entrega de implementos agrícolas, seguida por uma visita às instalações da agroindústria Waita Ruka – Casa de Fruta, especializada no beneficiamento de frutas desidratadas”, disse Renata.

O post ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 149 vagas de emprego para esta quarta-feira
Próximo artigo Secretaria de Educação lança projeto “Treinar para transformar”

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima acompanha mutirão de cirurgias e inaugura Telessaúde em Presidente Figueiredo

17 horas atrás

Sine Amazonas divulga 175 vagas de emprego para esta terça-feira

17 horas atrás

Hemoam, GACC e Grupo Raio de Sol celebram Setembro Dourado com alerta para diagnóstico precoce e Sino da Cura

18 horas atrás

Castramóvel – Inauguração do primeiro no interior do Amazonas

18 horas atrás

Fronteiras do Conhecimento: Últimos dias para submeter propostas ao Programa de Incentivo a Pesquisas Científicas da Fapeam

19 horas atrás

Equipe do Prosai participa de ação socioambiental no Reduto da Francesa no Dia da Árvore

19 horas atrás

Em Maraã, Idam apoia a pesca manejada do pirarucu com curso e assistência técnica

20 horas atrás

Seminário reúne escolas de samba e poder público para preparar Carnaval 2026

20 horas atrás

Governo do Amazonas celebra Dia Nacional do Atleta Paralímpico com conquistas históricas e incentivo ao esporte inclusivo

23 horas atrás

Olhar do Norte 2025: Festival consagra vencedores

24 horas atrás

captação de doadores de sangue – Novas Estratégias SES-AM

2 dias atrás

Sine Amazonas divulga 230 vagas de emprego para esta segunda-feira

2 dias atrás
Governador Wilson Lima assina ordem de serviço para reforma de hospital em Urucurituba e inaugura Telessaúde
Defesa Civil lança sistema de alertas por celular no Amazonas com simulação, neste sábado
Tradição e memória marcam os 46 anos do “Carrossel da Saudade” no Largo de São Sebastião
Delegação amazonense conquista mais seis medalhas no segundo bloco dos Jogos da Juventude, em Brasília
Central Integrada de Fiscalização notifica bares e adegas por falta de licença para funcionamento e licença sanitária
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?