Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro
Governo do Amazonas

ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Programação incluiu reuniões, visitas, capacitações e reativação da Feira de Produtos Regionais, beneficiando diretamente produtores e piscicultores locais

Fotos: Divulgação / ADS

A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) implementou uma série de iniciativas em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fomentar a comercialização de produtos regionais. As atividades, realizadas entre quarta-feira (12/02) e segunda-feira (17/02), incluíram reuniões estratégicas, visitas a campo, sessões de capacitação e a reativação da Feira de Produtos Regionais da ADS no município, proporcionando benefícios diretos aos produtores e piscicultores locais.

No primeiro dia de atividades, a engenheira de pesca Renata Veiga, o engenheiro agrônomo João Netto e o técnico Manoel Contreira realizaram visitas aos produtores interessados em participar dos programas da ADS. Paralelamente, a equipe técnica conduziu uma reunião informativa para divulgar as iniciativas da Agência, contando com a participação da Secretaria Municipal de produção rural, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Câmara de Vereadores.

“Na ocasião, houve uma rica troca de conhecimentos, discussão de novas oportunidades e planejamento de futuras capacitações e metodologias colaborativas”, explicou Renata.

Na manhã de quinta-feira (13/02), foi iniciado o cronograma de capacitações voltado para piscicultores e produtores rurais, com o curso Apoio à Comercialização por meio de Boas Práticas de Manejo na piscicultura. A formação enfatizou a relevância de estabelecer um processo produtivo sustentável na piscicultura, promovendo práticas que assegurem eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

Fotos: Divulgação / ADS

“O treinamento incluiu aprendizado sobre biometria e despesca, culminando com a aplicação da ferramenta Canvas como um modelo estratégico para planejar e estruturar o processo produtivo. Essa metodologia capacitou 14 piscicultores a visualizar, organizar e tomar decisões de maneira mais eficiente, aumentando sua competitividade no mercado”, explicou a engenheira de pesca da ADS e responsável pela iniciativa, Renata Veiga.

No mesmo dia, com o objetivo de reforçar a fertilidade do solo, diminuir as perdas por erosão e melhorar a conservação da terra, além de auxiliar na ciclagem de nutrientes, produção de energia e redução de resíduos, foi realizado o curso Utilização de Biomassa na Conservação e Manejo das Características de Baixa Fertilidade dos Solos. A capacitação, ministrada pelo engenheiro agrônomo João Netto, beneficiou 14 participantes.

Na manhã de sexta-feira (15/02), foram realizadas práticas essenciais para a produção e comercialização de peixes, como a despesca e a biometria, que envolve a medição de parâmetros como peso e comprimento dos peixes. Além disso, foi aplicada a técnica de retirada de espinha de peixe, visando o melhoramento e a valorização do pescado, tornando-o mais atrativo para o mercado. As práticas são fundamentais para garantir um manejo sustentável, eficiente e seguro na piscicultura.

No fim de semana, técnico da ADS, Manoel Contreira, prestou suporte em práticas de campo, cadastramento de feirantes e levantamento de propostas para o programa Mais Crédito Amazonas Feirantes, promovido pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O evento também contou com a contribuição da equipe na reativação da Feira de Produtos Regionais da ADS. Ao todo, oito feirantes, participantes da primeira edição da feira, foram recadastrados. A feira será realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, das 6h às 11h30, na Rua Monsenhor Giordane, em frente ao campo de futebol.

“A ação no município foi concluída com um convite da Secretaria de produção rural para a entrega de implementos agrícolas, seguida por uma visita às instalações da agroindústria Waita Ruka – Casa de Fruta, especializada no beneficiamento de frutas desidratadas”, disse Renata.

O post ADS promove ações para impulsionar comercialização de produtos regionais no município de Santa Isabel do Rio Negro apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 149 vagas de emprego para esta quarta-feira
Próximo artigo Secretaria de Educação lança projeto “Treinar para transformar”

Mais notícias desta categoria

Sisnama completa 45 anos e reúne autoridades em Brasília para debater integração das agendas ambientais

20 minutos atrás

Hospital em Manaus busca familiares de idoso sem identificação internado após agressão física atendido pelo Samu

34 minutos atrás

Presença feminina avança nas obras do Prosai Parintins e amplia atuação no saneamento básico do município

43 minutos atrás

Amazonas leva produtos amazônicos à AAHAR 2026 em Nova Delhi, Índia, e amplia presença no mercado asiático

45 minutos atrás

Governo do Amazonas lança CIPcD Digital com novo layout e acesso pelo aplicativo Sasi

53 minutos atrás

Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher

4 horas atrás

Feira do Empreendedor da FUnATI reúne alunos para gerar renda e celebrar o Dia Internacional da Mulher

4 horas atrás

Toadas reúnem apresentadores de Caprichoso e Garantido no Largo São Sebastião nesta sexta-feira (13/03)

4 horas atrás

Toadas reúnem apresentadores de Caprichoso e Garantido no Largo São Sebastião nesta sexta-feira (13/03)

4 horas atrás

Centro Cidadão atende mais de 1,5 mil pessoas em ação da Sejusc na zona sul de Manaus

4 horas atrás

Centro Cidadão atende mais de 1,5 mil pessoas em ação da Sejusc na zona sul de Manaus

4 horas atrás

Fapeam abre inscrições para apoio a coleções biológicas e museus do Amazonas até 15 de abril

4 horas atrás
Cepcolu completa um ano e registra mais de 6,5 mil atendimentos no Amazonas
Cepcolu reduz tempo de espera para conização e completa um ano de funcionamento no Amazonas
Sine Amazonas divulga 204 vagas de emprego para 11/03 com atendimento na sede da Galeria+ e documentos exigidos
Governo do Amazonas abre edital Deep Tech Fapeam com R$ 1 milhão para apoiar até oito startups inovadoras
Projeto Floresta+ Amazônia entrega Cheque Verde a 252 indígenas em São Gabriel da Cachoeira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?