Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Acusado de matar amigo por espancamento é condenado a mais de 18 anos de prisão
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > Acusado de matar amigo por espancamento é condenado a mais de 18 anos de prisão
Judiciário

Acusado de matar amigo por espancamento é condenado a mais de 18 anos de prisão

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Conforme a denúncia, o réu Zaquel Santana Pinheiro e a vítima, Marcos Antônio Freitas de Araújo, estavam bebendo em um bar, quando começaram a discutir e travaram luta corportal. 


 

Zaquel Santana Pinheiro foi condenado a 18 anos e nove meses de prisão, em regime inicial fechado, em julgamento popular realizado pela 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, na segunda-feira (06/05). O réu foi condenado homicídio qualificado contra Marcos Antônio Freitas de Araújo, crime ocorrido no dia 2 de dezembro de 2019, por volta das 3h, na Rua Padre Onias Bento, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

A sessão que julgou a Ação Penal n.º 0600194-62.2020.8.04.0001 foi presidida pela juíza de direito Danielle Monteiro Fernandes Augusto, com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) sendo representado pelo promotor de justiça Rômulo de Souza Barbosa. Zaquel Santana teve em sua defesa os advogados Fabiano Cortez de Negreiros e Maria Goreth Terças de Oliveira.

O réu confessou o delito na fase de inquérito policial e também em Juízo. Em plenário, o Ministério Público pediu a condenação do réu nos termos da denúncia e da decisão de pronúncia. Já a defesa pediu a absolvição alegando legítima defesa.

Zaquel está preso por força de mandado de prisão preventiva desde 6 de janeiro de 2020, e, com a condenação de 18 anos e noves meses, a magistrada manteve a prisão dele até o trânsito em julgado da sentença, da qual cabe recurso.

O crime

Conforme a denúncia, Marcos Antônio Freitas de Araújo foi encontrado sem vida em via pública , após ser violentamente espancado por Zaquel Santana, após uma discussão em um bar. Segundo o inquérito policial, Zaquel tomava cereja com Marcos quando iniciou-se uma discussão entre ambos, que evoluiu para uma luta corporal. E, por fim, vários chutes e pisões de Zaquel na cabeça de Marcos. Ainda conforme o inquérito, quando Marcos já estava desfalecido, Zaquel pegou sua motocicleta e evadiu-se do local. A autoridade policial chegou até Zaquel após relatos de testemunhas e de analisar imagens de câmeras de segurança.


#PraTodosVerem – a fotografia que ilustra a matéria mostra o Plenário do Júri, no Fórum Henoch Reis, no momento da leitura da sentença pela juíza Danielle Monteiro Fernandes Augusto, que aparece ao fundo, usando a toga preta da magistratura e falando ao microfone. De costas para a câmera, em pé, estão o réu (que usa blusa de mangas compridas, na cor lilás, e calça de brim cinza) e, ao lado dele, um dos advogados de defesa, que usa uma beca preta.. 


Carlos de Souza

Foto: Carlos de Souza

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 2129-6771 / 993160660

Tags:DenúnciasEstado do AmazonasManausPrisão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Cristiano D’Angelo indica ações de fomento para produtores rurais e pescadores do Amazonas
Próximo artigo Tribunal Pleno aprova processos administrativos sobre criação de Juizado no interior, mudanças em competência de Vara e programas da instituição

Mais notícias desta categoria

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

10 meses atrás

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

10 meses atrás

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

10 meses atrás

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

10 meses atrás

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

10 meses atrás

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

10 meses atrás

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

10 meses atrás

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

10 meses atrás

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

10 meses atrás

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

10 meses atrás

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

10 meses atrás

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

10 meses atrás
Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha
Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão
ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques
Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo
Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?