A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 8/8, a primeira edição da “Ação Itinerante da educação especial no Rio Negro”, na escola indígena municipal Kanata T-Ykua, localizada na comunidade Três Unidos. A iniciativa tem como objetivo levar atendimento especializado a crianças com deficiência ou com suspeita diagnóstica matriculadas nas escolas do campo, promovendo inclusão e assegurando direitos fundamentais na educação.
A ação consiste na realização de avaliações multiprofissionais com equipes formadas por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, profissionais de educação física, além de avaliadores e coordenadores pedagógicos. O atendimento será realizado em dois polos ribeirinhos, abrangendo, além da Kanata T-Ykua, a escola municipal José Sobreira, na comunidade Nossa Senhora de Fátima. Estão previstas ainda outras quatro visitas, nos dias 14, 21 e 28/8, e 4/9. Ao todo, 103 estudantes foram encaminhados para avaliação, sendo 25 já diagnosticados e 78 ainda em processo de análise.
Para o secretário municipal de educação, Júnior Mar, a ação marca um NOVO momento para a educação municipal. Ele destacou que é a primeira vez que a REDE leva um serviço tão estruturado à zona rural de Manaus, promovendo igualdade entre os alunos da cidade e os do interior. “Estamos levando atendimento com qualidade e responsabilidade. Antes, os serviços ficavam apenas na cidade, e agora Manaus é uma só, com os mesmos direitos para quem vive nas zonas urbana e rural. É uma ação inédita, que alcança 103 estudantes e evita que as famílias tenham que se deslocar longas distâncias para buscar atendimento na capital”, afirmou.
A agricultora Ágatha Cauane da Silva Seabra, moradora da comunidade Sagrado Coração, levou o filho, Abraão Miguel, de 6 anos para a avaliação. O menino apresenta sintomas de Transtorno do déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Fomos muito bem recebidos. Esse serviço aqui na comunidade ajuda muito, porque a gente não tem como ir até a cidade. Com essa avaliação, a gente entende melhor o que o nosso filho tem, como lidar, como ajudar. Isso aqui é maravilhoso”, declarou.
Para o gestor da escola indígena, Raimundo Kambeba, a visita da equipe da Semed representa um marco histórico para a comunidade. “Nunca houve uma ação como essa por aqui. Trazer esse atendimento até nós fortalece a educação das nossas crianças e valoriza a nossa cultura. A escola atende 45 alunos indígenas e, além do ensino formal, trabalhamos também a preservação da língua e dos costumes do nosso povo”, destacou, lembrando que a ação acontece às vésperas do Dia Internacional dos Povos Indígenas.
A gerente de educação especial da Semed, Amanda Macanoni, também comemorou os resultados da iniciativa. Segundo ela, a presença da equipe técnica na comunidade representa um avanço importante no atendimento às crianças da zona rural.
“Hoje, é uma sexta-feira memorável. Estamos levando orientação, parecer técnico, atendimento e acolhimento para quem muitas vezes não tem acesso. A partir de agora, essas famílias e essas escolas jamais serão as mesmas. Estamos transformando realidades com inclusão e dignidade”, concluiu Amanda.
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Texto – Alexandre Abreu/Semed
Fotos – Valdo Leão/ Semcom
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