Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Ação do Programa Justiça Itinerante em Novo Airão restaura Certidão de Nascimento de homem de 98 anos de idade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > TJAM > Ação do Programa Justiça Itinerante em Novo Airão restaura Certidão de Nascimento de homem de 98 anos de idade
TJAM

Ação do Programa Justiça Itinerante em Novo Airão restaura Certidão de Nascimento de homem de 98 anos de idade

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em razão da idade avançada e das dificuldades de locomoção do Sr. Waldemar, a equipe do Justiça Itinerante, tendo à frente o juiz Alexandre Novaes, fez o atendimento na própria residência do jurisdicionado.


 

Airão2

Airão3

Banner JustiçaAos 98 anos de idade o aposentado Waldemar Faustino dos Anjos teve a sua Certidão de Nascimento restaurada durante ação do “Programa Justiça Itinerante” do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que está sendo realizado no Município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).

Considerado o morador mais antigo da cidade, ele havia extraviado a sua certidão e, como o livro em que havia sido registrado o nascimento foi queimado em incêndio ocorrido no cartório de Novo Airão, houve a necessidade de ingressar com pedido judicial de restauração de registro civil.

Decidindo o caso, o juiz de Direito Alexandre Novaes, coordenador do Programa Justiça Itinerante, com base nas provas apresentadas nos autos, determinou a lavratura do registro civil de nascimento do interessado junto ao cartório competente.

Como o interessado possui idade avançada e dificuldade de locomoção, a audiência ocorreu na própria residência dele, onde o magistrado, na companhia de servidores do projeto, ouviu o idoso. Durante o atendimento, que aconteceu na área externa da residência, toda a equipe fez uso de máscaras, como parte das medidas de prevenção à covid-19.

“Extremamente lúcido e bem-humorado, ele contou aos presentes as suas histórias de vida em Manaus e em Novo Airão, onde passou a residir no ano de 1937, quando a área do município ainda pertencia a Manaus. Terminada a audiência, o senhor Waldemar, que completa 99 anos em abril, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio do projeto Justiça Itinerante, e convidou a mim e à equipe a comparecer ao seu 100.° aniversário”, contou o juiz Alexandre Novaes, titular do 10.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

“O Justiça Itinerante se propõe a facilitar ainda mais o acesso das pessoas aos serviços da Justiça, de forma simplificada e a custo zero, e recebendo as informações necessárias para tratar das questões jurídicas que são de seu interesse. Indo ao Município facilitamos o acesso permitindo que a população possa reclamar seus direitos e fazendo valer o nosso lema que é ‘A Justiça Mais Perto de Você’”, enfatiza o coordenador do “Justiça Itinerante”

Até domingo

A ação em Novo Airão começou na última quarta-feira, 9, e vai até o próximo domingo,
no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, tendo como local a Praça Hugo Frederico Costa,

Além dos serviços judiciais e de orientação ofertados pela equipe do programa do TJAM, a ação conta com a parceria do Detran/AM, que oferece serviços de habilitação de condutores de veículos, entre outros. Toda a divulgação da ação foi realizada pela Prefeitura local.

O juiz coordenador Alexandre Novaes destaca que o atendimento será estendido até o final de semana para a conveniência da população que mora em localidades mais distantes da Sede do Município, especialmente aquelas pessoas que se encontram longe da estrada que dá acesso à cidade, na zona rural, que concentra muitos moradores.

O magistrado ressalta que, quando a demanda não é de competência do “Justiça Itinerante”, há advogados que atuam de forma voluntária e que auxiliam o público que procura o ônibus do “Justiça Itinerante”.

Serviços

Pelo “Justiça Itinerante”, na Área de Família, as pessoas que procurarem atendimento poderão resolver questões relativas a divórcio amigável; pensão alimentícia e guarda entre os pais; assim como dissolução de união estável (com duas testemunhas). Na Área Cível, obrigações; dano material; cobrança (aluguel, títulos e dívidas em geral); apresentação de defeito após a compra de uma mercadoria; pessoa que vendeu algum objeto e que não recebeu pagamento e o não-cumprimento do contrato de locação de imóvel. Já na Área de Registro Civil, o atendimento será para retificação ou restauração de Registro Civil; registro tardio de nascimento e 2.ª via gratuita de certidões (nascimento e casamento). A orientação jurídica também está sendo oferecida durante a ação.

 

 

 

Paulo André Nunes

Fotos: Acervo da Justiça Itinerante

DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA

Telefones | (92) 2129-6771
E-mail: [email protected]

 

 

Tags:ManausNovo Airão
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Professor Samuel homenageia Dudu Monteiro pelo dia da Imprensa Esportiva
Próximo artigo Seap promove palestra sobre saúde bucal para reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara

Mais notícias desta categoria

Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas ganha novo layout

3 anos atrás

NOTA OFICIAL DO TJAM – GOLPE DO ALVARÁ OU DE PRECATÓRIOS

3 anos atrás

Sala de Togas Desembargador Raimundo Vidal Pessôa é reinaugurada na Sede do Tribunal de Justiça do Amazonas

3 anos atrás

Mais de 250 servidores são imunizados em nova ação de vacinação no TJAM

3 anos atrás

Prêmio Nayde Vasconcelos entra em fase de avaliação dos 60 artigos submetidos

3 anos atrás

TJAM integrará Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário

3 anos atrás

Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM contabiliza mais de 480 pessoas assistidas no primeiro semestre de 2022

3 anos atrás

Representante do TJAM participa nesta sexta-feira (22) do 2.º Encontro Natjus

3 anos atrás

Comarca de Santa Isabel do Rio Negro divulga portaria sobre acesso de crianças e adolescentes a estabelecimentos como casas de diversão noturnas

3 anos atrás

Mais de 800 alunos de escolas municipais receberam orientações sobre o ECA em ação promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJAM e instituições parceiras

3 anos atrás

TJAM estrutura do programa Justiça Restaurativa no âmbito do Judiciário Estadual

3 anos atrás

Eastjam promove curso para tirar dúvidas sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para este ano

3 anos atrás

Escola do Servidor do TJAM promove primeiro curso com tradução para Libras

Desembargadores rejeitam queixa-crime contra ex-secretário de Administração Penitenciária

Pleno do TJAM aprova prorrogação de validade do concurso público de servidores realizado em 2019

Manaus sediará pela primeira vez o encontro nacional do Copeje, no mês de novembro

TJAM recebe comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados em visita institucional

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?