Programa Elas Empreendedoras da Eneva e Governo do Amazonas amplia renda e formação de mulheres em Itapiranga e Silves

Projeto Elas Empreendedoras e formação técnica pela Eneva e Governo do Amazonas mudam rotinas e renda de mulheres em Itapiranga e Silves.

O Governo do Amazonas e a Eneva implementam programas de empreendedorismo e formação profissional que beneficiam mulheres em Itapiranga e Silves, no interior do estado. Desde o lançamento do programa Elas Empreendedoras em 2021, 633 mulheres foram atendidas e 93,5% delas superaram a linha da pobreza, de acordo com os dados divulgados pelos responsáveis pela iniciativa. Na quinta-feira (21/05), o vice-governador Serafim Corrêa visitou o Complexo Azulão, em Silves, onde a empresa informou investimentos previstos de R$ 5,8 bilhões na construção de três usinas movidas a gás natural, com capacidade para abastecer 3,7 milhões de residências.

Transformação pelo empreendedorismo

O programa Elas Empreendedoras qualifica prioritariamente mulheres em situação de vulnerabilidade familiar para abrir ou ampliar negócios. A beneficiária Marcilene Carvalho, 43 anos, relatou o impacto pessoal do projeto: “Mudou a minha vida completamente”. Segundo ela, o acolhimento e os cursos de capacitação ajudaram-na a superar um quadro de depressão, garantir renda extra e não depender mais da família.

O projeto também busca ampliar o acesso a políticas públicas locais nas áreas de saúde da mulher, planejamento familiar e combate à violência doméstica, conforme apresentação feita pelas equipes envolvidas.

Visita ao complexo e investimentos

Durante a visita de Serafim Corrêa ao Complexo Azulão, em Silves, foram divulgados os números dos investimentos da Eneva. A empresa informou que os recursos somam R$ 5,8 bilhões para a construção de três usinas termelétricas a gás natural, capazes de gerar energia para 3,7 milhões de residências. A declaração ocorreu na quinta-feira (21/05), de acordo com a agenda oficial.

Formação técnica e inserção no mercado

A cooperação entre o Governo do Amazonas e a Eneva também inclui cursos técnicos pelo Cetam em Silves. Caroline Almeida, 27 anos, formada pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), integra o programa de trainees da Eneva. Caroline participou da turma de 81 alunos formada em agosto de 2025 e afirmou: “Eu faço parte de uma parceria que deu certo. Isso só foi possível porque a Eneva e o Governo do Estado acreditaram na gente, no poder da regionalização. Hoje o projeto de trainee tem sido um marco na minha vida”.

Atualmente, o programa de trainees reúne 21 egressos das primeiras turmas de cursos técnicos, segundo as informações sobre a iniciativa. As turmas contemplaram formações em Eletromecânica, Sistemas a Gás e Agropecuária.

Infraestrutura e parceria público-privada

A parceria público-privada permitiu a reforma e adequação da antiga Escola Estadual Agobar Garcia para abrigar a nova unidade técnica do Cetam. A obra transformou o equipamento público em um espaço com salas e estruturas para aulas práticas e teóricas, alinhadas à demanda da indústria de gás e energia e às cadeias produtivas locais.

A iniciativa conjunta do Governo do Amazonas e da Eneva reúne ações de qualificação, inserção no mercado e estímulo ao empreendedorismo feminino nas cidades de Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus) e Silves (a 204 quilômetros de Manaus).

A matéria foi publicada originalmente pela Agência Amazonas de Notícias.

Assuntos nesse artigo:

#elasempreendedoras, #eneva, #governodoamazonas, #itapiranga, #silves, #manaus, #marcilenecarvalho, #serafimcorrea, #complexoazulao, #investimentos, #usinas, #gasnatural, #energia, #carolinealmeida, #cetam, #escolaestadualagobargarcia, #trainee, #formacaotecnica, #empreendedorismo, #autonomiafinanceira


Publicado em: 23/05/2026 às 14:08
Categoria(s): Políticia Regional