Prefeitura reforça manutenção e limpeza nos cemitérios de Manaus para o Dia das Mães com programação religiosa

Semulsp intensifica limpeza, manutenção e programação religiosa nos cemitérios da capital entre 8/5 e 10/5.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), intensificou serviços de manutenção e limpeza nos cemitérios da capital para receber o grande fluxo de visitantes esperado neste fim de semana, em razão do Dia das Mães. A estimativa é de que aproximadamente 300 mil pessoas passem pelos campos-santos entre sexta-feira, 8/5, e domingo, 10/5, para homenagens e orações, segundo a pasta.

Estruturas

Manaus abriga dez cemitérios municipais. Entre os maiores está o cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, com aproximadamente 90 quadras, onde estão sepultadas a maioria das vítimas da Covid-19.

Também integram a lista o cemitério São João Batista, zona Centro-Sul; o cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo, zona Oeste; o cemitério São Francisco, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul; o cemitério Nossa Senhora da Piedade, na Torquato Tapajós, zona Oeste; e o cemitério Santo Alberto, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

Além das unidades urbanas, a Semulsp mantém conservação em quatro cemitérios rurais administrados pelo município: Santa Joana do Puraquequara, Nossa Senhora da Conceição das Lajes, São José Jatuarana e Nossa Senhora do Carmo.

trabalho contínuo

Segundo o subsecretário de Gestão da Semulsp, Lucas Marçal, os trabalhos foram reforçados nos últimos dias para garantir ambientes limpos e organizados. “Estamos intensificando todos os serviços de limpeza e manutenção para que as famílias encontrem os cemitérios organizados, limpos e preparados para este momento tão simbólico. Esse é um trabalho permanente da Semulsp, mas que ganha um reforço especial em datas de grande visitação, como o Dia das Mães”, afirmou.

As equipes atuam em serviços de capina, varrição, poda de árvores, recolhimento de resíduos e manutenção geral das áreas internas e externas dos cemitérios.

Celebrações religiosas

Durante todo o domingo do Dia das Mães, os cemitérios da capital contarão com programação de missas e cultos religiosos, realizados das 7h às 17h, nos cemitérios Santa Helena, São João Batista, São Francisco, Nossa Senhora da Piedade, Santo Alberto e Aparecida.

Nos campos-santos onde não haverá celebrações religiosas, a Prefeitura disponibilizará música ambiente apropriada, conforme informado pela Semulsp.

A operação especial terá atuação integrada de servidores da Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de saúde (Semsa), Secretaria Municipal de agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Guarda Municipal, Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) e polícia Militar, reforçando serviços de apoio, segurança, ordenamento e atendimento ao público.

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Fotos – Antonio Pereira/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCSZYS

Assuntos nesse artigo:

#cemiterios, #Manaus, #Semulsp, #diadasmaes, #nossasenhoraaparecida, #lucasmarcal, #missas, #cultos, #saojoaobatista, #santahelena, #saofrancisco, #nossasenhoradapiedade, #santoalberto, #taruma, #zonaoeste, #zonacentrosul, #covid19, #Semasc, #Semsa, #Semacc


Publicado em: 6 de maio de 2026 às 20:26
Categoria(s): Manaus